Achei está uma matéria bem interessante, que talvez até se desenvolva em um debate saudável, portanto decidi compartilhar com vocês.
[bluealert]#1: Você admira mais os personagens por eles tentarem do que por conseguirem.[/bluealert]
[bluealert]#2: Você deve ter em mente que é interessante para você como audiência, e não o que é divertido fazer como escritor. Esses dois podem ser muito diferentes.[/bluealert]
[bluealert]#3: Seguir seu tema é importante, mas você não saberá sobre o que a história se trata até estar no final dela, portanto a reescreva.[/bluealert]
[bluealert]#4: Era uma vez _____. Todo dia, _____. Certo dia_____. Por causa disso_____. E por causa disso_____.Até que finalmente_____.[/bluealert]
[bluealert]#5: Simplifique. Tenha Foco. Combine personagens. Pule obstáculos. Você pode se sentir como se estivesse perdendo coisas preciosas mas te deixa livre.[/bluealert]
[bluealert]#6: Com o que seu personagem é bom? Com o que ele se sente confortável? Jogue o oposto contra ele. O desafie. Como ele iria lidar?[/bluealert]
[bluealert]#7: Tenha seu final antes de ter o seu meio. Os finais são difíceis de se construir, portanto comece os seus de antemão.[/bluealert]
[bluealert]#8: Termine sua história, deixe-a ir mesmo que não esteja perfeita. Num mundo ideal você teria ambas, mas siga em frente. Faça melhor da próxima vez.[/bluealert]
[bluealert]#9: Quando você estiver preso, faça uma lista do que NÃO aconteceria a seguir. Em várias das vezes o material pra te desprender aparece.[/bluealert]
[bluealert]#10: Junte as histórias que você gosta. Aquilo que você gosta nelas é parte de você; e deve reconhecê-las antes que possa usa-las.[/bluealert]
[bluealert]#11: Colocar uma ideia no papel o permite começar a concerta-la. Se ela ficar em sua cabeça, será sempre uma ideia perfeita que você nunca irá partilhar com ninguém.[/bluealert]
[bluealert]#12: Descarte a primeira ideia que vir a sua cabeça. E a segunda, a terceira, a quarta, a quinta tire o obvio do caminho e se surpreenda.[/bluealert]
[bluealert]#13: Dê a os seus personagens opiniões. Personagens passiveis\maleáveis podem parecer bons pra você a medida que escreve, mas é veneno pra audiência.[/bluealert]
[bluealert]#14: Porque você deve contar ESTÁ história? Qual é a crença dentro de você que sua história se alimenta? Este é o coração dela.[/bluealert]
[bluealert]#15: Se você fosse seu personagem, como agiria e se sentiria nesta situação? A honestidade leva a credibilidade as mais inacreditáveis situações.[/bluealert]
[bluealert]#16: Quais são as chances? Nos de um motivo para torcer pelo personagem. O que acontece se eles não conseguirem? Mostre cada uma das possibilidades.[/bluealert]
[bluealert]#17: Nenhum trabalho é desperdiçado. Se não estiver funcionando, apenas o deixe e siga em frente - ele voltara mais tarde para ser útil.[/bluealert]
[bluealert]#18: Você deve se conhecer: saber a diferença entre fazer o seu melhor e enrolar. História é testar, não refinar.[/bluealert]
[bluealert]#19: Coincidências para colocar os personagens em apuros são ótimas; coincidências para os tirar dos apuros são trapaça.[/bluealert]
[bluealert]#20: Se exercite, pegue um filme que não gosta e o desmonte. Como você o remontaria para que você gosta-se?[/bluealert]
[bluealert]#21: Você deve se identificar com seus personagens\situações. Você não pode simplesmente escrever legal, o que faria você agir desta forma?[/bluealert]
[bluealert]#22: Qual a essência da sua história? A maneira mais resumida de contá-la? Se você souber isso, poderá começar a construí-la a partir daí.[/bluealert]
Agradeço por ter lido minha primeira matéria, espero que tenha sido interessante, deixe sua opinião. alguma regra o chamou a atenção? Achou que alguma delas é invalida? Quer falar sobre sua interpretação de uma delas? Etc... fique à vontade.
[bluealert]#1: Você admira mais os personagens por eles tentarem do que por conseguirem.[/bluealert]
[bluealert]#2: Você deve ter em mente que é interessante para você como audiência, e não o que é divertido fazer como escritor. Esses dois podem ser muito diferentes.[/bluealert]
[bluealert]#3: Seguir seu tema é importante, mas você não saberá sobre o que a história se trata até estar no final dela, portanto a reescreva.[/bluealert]
[bluealert]#4: Era uma vez _____. Todo dia, _____. Certo dia_____. Por causa disso_____. E por causa disso_____.Até que finalmente_____.[/bluealert]
[bluealert]#5: Simplifique. Tenha Foco. Combine personagens. Pule obstáculos. Você pode se sentir como se estivesse perdendo coisas preciosas mas te deixa livre.[/bluealert]
[bluealert]#6: Com o que seu personagem é bom? Com o que ele se sente confortável? Jogue o oposto contra ele. O desafie. Como ele iria lidar?[/bluealert]
[bluealert]#7: Tenha seu final antes de ter o seu meio. Os finais são difíceis de se construir, portanto comece os seus de antemão.[/bluealert]
[bluealert]#8: Termine sua história, deixe-a ir mesmo que não esteja perfeita. Num mundo ideal você teria ambas, mas siga em frente. Faça melhor da próxima vez.[/bluealert]
[bluealert]#9: Quando você estiver preso, faça uma lista do que NÃO aconteceria a seguir. Em várias das vezes o material pra te desprender aparece.[/bluealert]
[bluealert]#10: Junte as histórias que você gosta. Aquilo que você gosta nelas é parte de você; e deve reconhecê-las antes que possa usa-las.[/bluealert]
[bluealert]#11: Colocar uma ideia no papel o permite começar a concerta-la. Se ela ficar em sua cabeça, será sempre uma ideia perfeita que você nunca irá partilhar com ninguém.[/bluealert]
[bluealert]#12: Descarte a primeira ideia que vir a sua cabeça. E a segunda, a terceira, a quarta, a quinta tire o obvio do caminho e se surpreenda.[/bluealert]
[bluealert]#13: Dê a os seus personagens opiniões. Personagens passiveis\maleáveis podem parecer bons pra você a medida que escreve, mas é veneno pra audiência.[/bluealert]
[bluealert]#14: Porque você deve contar ESTÁ história? Qual é a crença dentro de você que sua história se alimenta? Este é o coração dela.[/bluealert]
[bluealert]#15: Se você fosse seu personagem, como agiria e se sentiria nesta situação? A honestidade leva a credibilidade as mais inacreditáveis situações.[/bluealert]
[bluealert]#16: Quais são as chances? Nos de um motivo para torcer pelo personagem. O que acontece se eles não conseguirem? Mostre cada uma das possibilidades.[/bluealert]
[bluealert]#17: Nenhum trabalho é desperdiçado. Se não estiver funcionando, apenas o deixe e siga em frente - ele voltara mais tarde para ser útil.[/bluealert]
[bluealert]#18: Você deve se conhecer: saber a diferença entre fazer o seu melhor e enrolar. História é testar, não refinar.[/bluealert]
[bluealert]#19: Coincidências para colocar os personagens em apuros são ótimas; coincidências para os tirar dos apuros são trapaça.[/bluealert]
[bluealert]#20: Se exercite, pegue um filme que não gosta e o desmonte. Como você o remontaria para que você gosta-se?[/bluealert]
[bluealert]#21: Você deve se identificar com seus personagens\situações. Você não pode simplesmente escrever legal, o que faria você agir desta forma?[/bluealert]
[bluealert]#22: Qual a essência da sua história? A maneira mais resumida de contá-la? Se você souber isso, poderá começar a construí-la a partir daí.[/bluealert]
Agradeço por ter lido minha primeira matéria, espero que tenha sido interessante, deixe sua opinião. alguma regra o chamou a atenção? Achou que alguma delas é invalida? Quer falar sobre sua interpretação de uma delas? Etc... fique à vontade.