🤔 Para Refletir
:
"Apresente seu projeto com um post bonito. Isso atrai olhares, acredite."
-
Delayzado
Javascript está desativado. Para uma melhor experiência, por favor, habilite o javascript no seu navegador antes de prosseguir.
You are using an out of date browser. It may not display this or other websites correctly.
You should upgrade or use an
alternative browser .
As variáveis - Tutorial III
Console.Write("Hello World!");
[box class=catbg4]
Trabalhando variáveis com condições
[/box]
[box class=catbg4]
Introdução das condições e variáveis: [/box]
Na aula anterior, você aprendeu a fazer operações matemáticas com as variáveis, e a utilizar o comando armazenar número. Nesta aula irei ensinar como trabalhar as variáveis com as condições (Forks).
Na primeira aula, expliquei de uma maneira bem lisa como fazer algo similar, com aquele esquema das espigas de milhos, porém essa aula irá aprofundar mais o assunto de condições e variáveis.
Começando: Crie um novo evento no mapa, e vá ao comando Condições.
Iremos estudar primeiramente a interface da janela de condições nas variáveis, e posteriormente utilizar o que foi ensinado.
A janela seria esta aqui (marque a opção variável):
O que iremos utilizar será apenas o que está quadriculado em vermelho.
Nós temos as seguintes opções:
Variável Você irá selecionar uma variável para a condição;
Constante Quanto à variável deverá armazenar para que determinada ação ocorra;
Variável Ao invés de ser usada uma constante para que determinada ação ocorra, outra variável poderá ser utilizada para este fim;
Igual a Se a variável X for igual à Y determinada ação irá ocorrer.
Estas são as opções, e se você não entendeu algo que foi dito acima, não se preocupe, tudo será explicado com calma posteriormente.
Vamos então nos focar na última opção: Igual a. Se você clicar sobre a setinha ao lado desta opção você terá uma janela desta maneira:
Todas essas são as opções possíveis de verificação de uma variável e seu valor.
Mentalizando a programação de uma condição com esta opção, nós podemos pensar em algo como:
A primeira opção diz: Se a variável tal for igual a tanto, algo irá acontecer.
A segunda opção diz: Se a variável tal for maior ou igual a tanto, algo irá acontecer.
A terceira diz: Se a variável tal for menor ou igual a tanto, algo irá acontecer.
A quarta opção diz: Se a variável tal for maior que tanto, algo irá acontecer.
A quinta opção diz: Se a variável tal for menor que tanto, algo irá acontecer.
A última opção diz: Se a variável tal for diferente de tanto, algo irá acontecer.
Seus símbolos nos comandos de eventos são representados respectivamente da seguinte forma:
Igual a (==)
Maior ou igual (>=)
Menor ou igual (<=)
Maior que (>)
Menor que (<)
Diferente de (!=)
Então essas são as opções de verificação do valor de uma variável, que tal colocarmos em prática?
[box class=catbg4]Colocando em prática: [/box]
Primeiramente crie um NPC no mapa, e utilize o comando armazenar número. Selecione qualquer variável disponível, e coloque o nome da mesma de Constante.
Deixe-a com apenas um dígito.
Agora faça o seguinte: Estabeleça um número de um digito, para que ele seja a constante principal das condições.
Por exemplo: Eu irei colocar para que o número cinco seja este número. Quando a variável Constante for igual a cinco, uma mensagem assim irá aparecer: 5 é um número bem legal!.
Você pode estabelecer o número que quiser, contanto que tenha um digito, apenas.
Então vamos lá! Crie uma condição, marque a caixa variável e selecione a variável Constante e em constante mesmo, coloque o seu número que será o principal, no meu caso o cinco. Deixe à caixa igual a nesta opção:
Nos comandos de eventos, dentro da condição chame o comando mostrar mensagens e escreva algo como:
O número 5 é bem legal!
Agora crie uma nova condição, da mesma forma que a anterior, só que desta vez não altere nada, apenas a caixa onde está escrito igual a deixe em maior:
Depois utilize o comando mostrar mensagens novamente, e escreva algo como:
Seu número é maior que cinco.
Crie mais outra condição, faça o mesmo procedimento que os anteriores, só que desta vez ao invés de estar no maior deverá estar em menor.
Comando mostrar mensagens novamente e escreva: Seu número é menor que cinco.
Faça este procedimento pela última vez e troque o menor por diferente e escreva com o mostrar mensagens: Eu tenho certeza de uma coisa! \v[1] pode ser qualquer número, menos o número cinco.
Troque o 1 dentro do código: \v[?] pelo ID da sua variável constante.
Seu comando de evento deverá estar mais ou menos assim:
Teste o jogo, e fale com o NPC: Ao falar com ele, você irá selecionar um número qualquer de um digito, e ele irá lhe dizer se este número é maior, menor, igual, ou diferente de cinco (ou do número que você escolheu para ser principal).
Com isto, eu acho que deu para entender melhor como o comando de verificação de constantes nas condições funciona, correto? Se o número for maior, igual, diferente, menor, ou seja, lá o que for de uma constante configurada por você, determinadas ações irão ocorrer, é basicamente isto.
[box class=catbg4]Condições dentro de condições: [/box]
Você também poderá colocar condições dentro de condições, ou seja, determinada ação irá ocorrer só se duas ou mais variáveis forem iguais ou maiores/menores a tanto.
Exemplo: Apague tudo o que foi feito até aqui em seu NPC, e utilize o comando armazenar número novamente e selecione a variável constante, e outra vez a deixe com um digito. Coloque um comando mostrar mensagens e escreva algo do tipo: Agora escolha outro número...
Utilize o comando armazenar número novamente, só que desta vez selecione outra variável diferente da variável constante e ponha seu nome de constante 2 e a deixe com um digito também.
Agora crie uma condição, selecione a variável constante e deixe a constante igual a 7. Dê ok.
Feito isto, dentro desta condição, crie mais outra condição só que desta vez selecione a variável constante 2 e troque o sete por quatro, e deixe a opção menor ou igual a.
Utilize o comando mostrar mensagens e escreva algo que mostre ao jogador que se ele escolher o número sete e um número menor ou igual a quatro, uma mensagem de sucesso seja reproduzida: Tudo Ok, você fez correto.
Agora nós podemos utilizar uma condição com o diferente de como se fosse uma exceção! Crie uma nova condição fora das outras condições anteriores, e coloque para que se a variável constante seja diferente de sete, uma mensagem de erro apareça: Errado.
O que fizemos aqui foi: Se a variável constante for igual a sete e a variável constante 2 for igual ou menor que quatro, tudo será feito com sucesso. Se a variável constante for diferente de sete, o NPC dirá que está errado.
Rode o teste do jogo, e vá falar com o NPC: Primeiramente escolha sete na primeira janela, e depois quatro ou um número menor que quatro, e veja o que acontece.
Depois, fale com o NPC outra vez, só que na primeira janela escolha um número qualquer que não seja sete, e veja o que ocorre.
Se tudo acontecer corretamente, seu comando de evento deverá estar assim:
Se você escolher sete na primeira janela, e um número maior que quatro na outra, nada irá acontecer, mas se você quiser deixar a mensagem de erro, crie um comando ir para label com o nome de erro na exceção da condição da constante quatro, e coloque o comando label erro acima do texto Errado da condição da constante diferente de sete. Assim:
Tudo certo, então?
Condição dentro de condições é possível, e elas podem ser mais de duas também, e claro que o que foi mostrado acima é só um exemplo, você poderá criar infinitos modos de programação com condições dentro de condições, e isso poderá ser mostrado em aulas posteriores.
[box class=catbg4]Variáveis no lugar de constantes: [/box]
Agora iremos estudar outra opção na janela de variáveis, em condições: A possibilidade de substituir constantes por outras variáveis.
Crie um novo NPC no mapa, e em condições selecione a variável constante. Agora ao invés de você marcar a opção constante nas condições, você irá marcar a opção variável e irá escolher a variável constante 2:
Seu comando de evento deverá estar assim:
Estamos dizendo que a variável constante deverá ser igual à variável constante 2 para que determinada ação ocorra.
Agora, acima desta condição, utilize o comando armazena número, selecione a variável constante, e a deixe com um digito (para não ficar muito extenso). Utilize o comando mostrar mensagens e escreva: Selecione outro número: e chame o comando armazenar número novamente, selecione a variável constante 2, e também deixe com um digito.
Dentro da condição das variáveis igualadas, coloque uma mensagem do tipo: Variável:: Constante 1 igualada à Constante 2.
Na exceção desta condição ponha uma mensagem assim: Variáveis não estão igualadas.
Depois dos comandos de mostrar mensagens das condições, coloque em opções de variável, e use o comando desde e iguale as variáveis constantes um e dois à zero.
Seu comando de evento deverá estar assim:
Prontinho! Rode o teste do jogo e fale com o NPC: Escolha na primeira janela um número diferente do da segunda janela, e veja o que acontece. Depois escolha números iguais nas duas janelas, e veja o que ocorre.
Quando a variável constante um estiver igualada à variável constante dois, uma mensagem irá aparecer. Do contrário, outra mensagem diferente irá aparecer.
O que eu fiz foi simplesmente mostrar-lhe que podemos substituir constantes por outras variáveis.
Mesmo parecendo meio inútil inicialmente, em aulas posteriores você poderá notar que usar este esquema poderá ser muito útil, quando se trata de informações em variáveis (mais para frente será explicado).
[box class=catbg4]Fim da teceira aula: [/box]
Por enquanto o que temos é isso, em breve as outras partes dessa aula serão postadas, aguardem!
Qualquer dúvida em relação à esta aula, podem postar no tópico.
Há muito mais na realidade do que uma mente humana consegue imaginar
Muito legal! Estou gostando dessas aulas. :awesome: almas:
Isso está me abrindo um leque de possibilidades para o que eu sempre quis fazer mas nunca soube como.
Agora eu sei... lano:
Saudações!
Obrigado por mais uma aula!
Até mais!