🤔 Para Refletir :
"Mais vale um jogo pequeno completo, do que vários jogos grandes incompletos."
- Eliyud

Ascenção de um novato

Filipe Costa Masculino

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
25 de Novembro de 2020
Postagens
5
Bravecoins
31
Olá, eu sou Filipe, tenho 18 anos e tenho o sonho de programas jogos, descobri que queria isso mais ou menos uns 6 anos atrás, eu tava muito entusiasmado no início mas desanimei completamente porque não tinha condições pra fazer curso nem nada do tipo, na verdade eu nem se quer sabia por onde começar, então eu fui desistindo aos poucos. Quando eu desisti por completo eu já tava perdido, eu não sabia o que queria fazer, estava conformado com a idéia de arrumar um emprego mixuruca de salário mínimo e tentar viver disso, até pq eu também nunca tive um incentivo nem dos meus pais pra seguir esse sonho. Até que ano passado eu vi um vídeo do Gemaplis sobre como ele aprendeu a desenvolver jogos, e aquilo me inspirou a voltar com a idéia, eu posso não ter um computador bom pra programar nem recursos pra fazer um curso pra aprender nem mesmo uma família que me apoie, pq todos os desenvolvedores que eu vi falaram que o começo é muito difícil, mas eu decidi fazer acontecer. E mesmo com isso eu não fazia idéia por onde começar, até que o canal Sharpax divulgou a Brave Jam, aí é que eu pensei "é agora".

Em certos casos, realmente é difícil receber incentivo da família, ainda mais quando o tempo investido não traz um retorno (geralmente financeiro) de imediato.
Nosso objetivo é de ao menos tentarmos motivar/incentivar o pessoal a seguirem com esse sonho, então pode nos considerar como uma família que lhe incentivará, caso este seja o seu objetivo, claro!
Seja bem vindo @Filipe Costa, estaremos à disposição para ajudar no que estiver ao nosso alcance.

Olá, eu sou Filipe, tenho 18 anos e tenho o sonho de programas jogos, descobri que queria isso mais ou menos uns 6 anos atrás, eu tava muito entusiasmado no início mas desanimei completamente porque não tinha condições pra fazer curso nem nada do tipo, na verdade eu nem se quer sabia por onde começar, então eu fui desistindo aos poucos. Quando eu desisti por completo eu já tava perdido, eu não sabia o que queria fazer, estava conformado com a idéia de arrumar um emprego mixuruca de salário mínimo e tentar viver disso, até pq eu também nunca tive um incentivo nem dos meus pais pra seguir esse sonho. Até que ano passado eu vi um vídeo do Gemaplis sobre como ele aprendeu a desenvolver jogos, e aquilo me inspirou a voltar com a idéia, eu posso não ter um computador bom pra programar nem recursos pra fazer um curso pra aprender nem mesmo uma família que me apoie, pq todos os desenvolvedores que eu vi falaram que o começo é muito difícil, mas eu decidi fazer acontecer. E mesmo com isso eu não fazia idéia por onde começar, até que o canal Sharpax divulgou a Brave Jam, aí é que eu pensei "é agora".

Por si só, a vida não é fácil amigo.

Não menospreze a opção de conseguir um emprego pois acredite, uma coisa que realmente ajuda no desenvolvimento de jogos é ter dinheiro.
Minha família também nunca apoiou o meu sonho de fazer jogos. Só iniciei minha jornada agora que estou adulto, casado e tenho minha casa e estrutura financeira.
Assim, sendo "SINCERO E REALISTA", não acho que você deveria focar em desenvolver jogos como profissão. Afinal de contas além desses X motivos que você citou que te desmotivam. Viver de desenvolvimento de jogos é EXTREMAMENTE difícil.
Vivemos em um país subdesenvolvido, não temos um mercado forte de jogos e consumo de jogos, nossa cultura tem como algo normal crackear e piratear jogos justamente pela dificuldade econômica do país e ainda pra melhorar, o imposto é tão alto sob as vendas dos jogos que LITERALMENTE 55% das vendas do seu jogo NÃO VÃO PRA VOCÊ. Digo isso por experiência própria de alguém que lançou um jogo na Steam.
Não estou dizendo isso para te desmotivar, muito pelo contrário. Digo isso para você de fato conseguir ter sucesso nesse seu sonho.
Não deixe de lado sua vida pessoal pois assim como você já disse, seus pais não te apoiam então seu sonho tá por sua conta.
Então foque nos seus estudos, em um emprego ou coisa do gênero e foque também em aperfeiçoar suas habilidades de programação, arte e afins.
Dessa forma você irá conseguir realizar seus sonhos, acredito 100% que irá.

Cara, seja bem vindo. A comunidade aqui é muito acolhedora e tem muito conteúdo aqui e na internet para tu se aprimorar.
E muito além disso, me disponho pessoalmente para conversar contigo casa queira.
Seja para ensinar algo, tirar dúvidas ou até mesmo para desabafar ou pedir conselhos.

Seja muito bem-vindo ao Condado @Filipe Costa
Se precisar de ajuda é só chamar o pessoal que estaremos à disposição para ajudar.

Voltar
Topo Inferior