Seria tão mais simples se houvesse um grande tópico mostrando todos os clichês de cada gênero musical. É fácil notar a diferença entre rock e musica clássica na base da orelha, mas na hora de fazer, se torna meio complicado.
Seria tão mais simples se houvesse um grande tópico mostrando todos os clichês de cada gênero musical. É fácil notar a diferença entre rock e musica clássica na base da orelha, mas na hora de fazer, se torna meio complicado.
Músicos do condado, por favor, façam isso acontecer.
Sobre a música, não acho que ficou muito claro o que você queria transmitir com ela. Pensei num ambiente mais "esperando algo acontecer" como numa cidade ou introdução.
Sobre a música, não acho que ficou muito claro o que você queria transmitir com ela. Pensei num ambiente mais "esperando algo acontecer" como numa cidade ou introdução.
Essa sensação você conseguiu passar pois outra imagem que me via na cabeça era uma praia (o clássico cliché com palmeiras e casas de madeira). Agora estou orgulhoso de meu ouvido.
A música que mostrou não está ruim em termos do uso dos instrumentos e de harmonização, e eu conseguiria visualizar esse track em algum jogo, porém sinto que não está transmitindo a sensação que queria passar; diferentemente do colega Hermes, não consegui assimilar a música ao que descreveu, como uma música animada, energética e com sensação de verão...
Bom, realmente é difícil (mas não impossível) criar uma música sem uma base teórica. Não sei qual nível de conhecimento musical vc possui, então sugiro o canal DescomplicandoMusica, que possui uma gama de aulas básicas e nem tão básicas de teoria musical que pode te ajudar a entender melhor como funciona a parada.
Mas como aprender teoria do zero pouco vai ajudar a criar uma música no curto prazo, não pretendo entrar na parte técnica em si, coisas do tipo escala, compasso, acorde, progressão harmônica, etc... podemos abordar o assunto de um jeito um pouco mais simples (a meu ver).
Quando mencionou "com sensação de verão", o que vem à sua mente? Vou colocar um exemplo de como começar a imaginar uma composição.
Quando penso em verão dentro de um jogo, me vem à mente praia, algum personagem sentado debaixo de um guarda-sol, de óculos escuros e camisa brega havaiana, tomando uma piña colada... o que, consequentemente, me lembra automaticamente Costa del Sol de FFVII.
Esse tipo de música é do gênero da bossa nova.
Outros gêneros que caem bem com sensação de verão é reggae, música havaiana, caribenha, música de lual, axé/samba (se pensarmos no verão carnavalesco aqui no Brasil), dependendo de quão agitado quero que a música seja, dá até para encaixar um rock n' roll daquelas tipos de música de surf, e por aí vai... Aliás, no Mario Sunshine que mencionou, há vários tracks que tem como base música havaiana/caribenha...
Definido o gênero, o passo seguinte é partir para a pesquisa: usando o exemplo da bossa nova, é entender o que faz de uma música soar como bossa nova. Ou seja, entender que ritmos, escalas, acordes, instrumentos são utilizados; pegar vários exemplos de músicas do mesmo gênero e tentar desconstruir mentalmente ou mesmo rabiscando algumas ideias no papel essas músicas.
No caso da bossa nova (como em muitos gêneros e estilos), vou procurar os elementos que definem o gênero e vão servir de "cama" para a melodia: ritmo e tempo, escala e progressão de acorde e instrumentos. Uma pesquisa básica no google vai trazer inúmeros exemplos de ritmo de bossa nova, de acordes e toda uma teoria musical por trás do gênero. Como queremos ganhar tempo, já que o objetivo é criar uma música para uma cena ou mapa, basta buscar um exemplo de cada elemento que você queira incorporar na sua música.
Começando pelos instrumentos, sei que bossa nova tem, com certeza, violão e bateria. Além disso, em vez de usar voz (já que muita música de bossa nova que conhecemos é cantada), uma flauta transversal para a parte da melodia é muito utilizada também.
Em seguida, precisamos pegar um ritmo característico. Achei esse groove legal, que posso replicar usando algum VST plugin de bateria:
Pronto, defini meu ritmo base e o tempo, em 120 bpm.
Em seguida, encontrei essa progressão de acorde super simples, em Dó maior mesmo, que posso colocar num plugin de violão:
ll Cmaj7 l Am7 l Dm7 l G7 ll
Usando o dedilhado abaixo, vai soar como no link a seguir. Progressão de acordes (Fonte: Uberchord.com)
Se conseguir colocar esses dois elementos juntos, basta fazer um loop e imaginar uma melodia, depois transcrever a ideia para uma flauta transversal ou outro instrumento de preferência.
Por fim, pensando em outros gêneros e estilos musicais, imagino músicas de verão com os seguintes instrumentos: violão acústico, marimba, ukulele, tambores tipo o pahu (tambor havaiano), chocalho...
Bom, já deu pra ver que as coisas não são tão simples (nem de explicar, nem de executar) quando se trata de composição. Espero ter jogado alguma luz no caminho pra vc compor novas músicas...
Muito obrigado pela resposta. Tirou muitas das minhas duvidas na questão de composição e até me deu o empurrão necessário para tentar o FL studios, por mais que não goste muito dele. Algumas coisas, como bossa nova, eu já conhecia, só não sabia como aplicar.
A música que mostrou não está ruim em termos do uso dos instrumentos e de harmonização
É bom saber. A harmonização foi algo que eu na qual me foquei, já que sabia que nada sabia, podia cometer muitos erros nessa parte, decidi dobrar a atenção nisso.
Em seguida, precisamos pegar um ritmo característico. Achei esse groove legal, que posso replicar usando algum VST plugin de bateria:
Eu não gosto muito da percussão, pessoalmente, principalmente no FL. Eu percebi que tende a ficar repetitiva muito rápido, apesar que, provavelmente, tem mais a ver com minha falta de habilidade.
Em seguida, encontrei essa progressão de acorde super simples, em Dó maior mesmo, que posso colocar num plugin de violão:
ll Cmaj7 l Am7 l Dm7 l G7 ll
Usando o dedilhado abaixo, vai soar como no link a seguir.
Progressão de acordes (Fonte: Uberchord.com)
Progressão de acordes é algo que nunca entendi, provavelmente porque nunca toquei nenhum instrumento. Parece ser bem importante já que as pessoas dão bastante atenção para isso. Na minha mente, eu vejo isso como um background harmônico, um som que você coloca no fundo, ou algo assim. Eu vi algumas pessoas usando como base e quebrando em arpeggios para fazer as melodias, mas não sei se esse é o proposito dele mesmo.
Eu estou fazendo algumas versões para ver se consigo algo interessante, a maior parte falha, mas uma hora dá certo.
Tá boa sim Rafa. O problema é que esse estilo é complicado mesmo. Bossa nova é o jazz brasileiro, sendo talvez o gênero mais complexo pra se trabalhar.
A progressão de acordes trabalha com sétimas maiores (algo que o Erasmo Carlos fica fazendo nas músicas do Roberto Carlos)
A instrumentação não é o mais importante. Você consegue fazer de boa sem ter os instrumentos adequados. Mas é claro, se tiver é melhor.
Você pode perceber por exemplo que duas músicas com uma quantidade absurda de diferença de instrumentos pode ter o mesmo feeling e aceitação. Temos por exemplo o Quincy Jones e a orquestra gigantesca tocando "Jazz Bossa nova", uma das músicas mais tocadas nos filmes que remetem ao Brasil e do outro lado o nosso querido Tom Jobim, com o violão sozinho cantando Garota de Ipanema.
Tudo depende da forma de como você vai compor. A produção disso é outros 500.
Pra começar a compor bem, siga esses conselhos da nan, que foram muito bons, por sinal.
Quanto mais teoria souber, melhor o/
Tá boa sim Rafa. O problema é que esse estilo é complicado mesmo. Bossa nova é o jazz brasileiro, sendo talvez o gênero mais complexo pra se trabalhar.
Eu coloquei bossa nova como um exemplo apenas, por gosto pessoal mesmo (qd ouço Costa del Sol me vem aquele brilho no olho rsrsrsrs), e realmente é um gênero meio complexo para começar a compreender composição como um todo. A sugestão seria começar por algo mais simples mesmo...
De fato, instrumentação não é o mais importante, mas se utilizar os instrumentos tipicamente usados em certo gênero, quem ouvir vai conseguir assimilar/reconhecer mais fácil aquele tipo de gênero q vc pretendia mostrar.
Há só alguns gêneros em que os instrumentos usados são característicos daquele gênero... Por exemplo, se vc ouvir o 3o. movimento de Moonlight Sonata (Beethoven) tocado em uma guitarra c/ bateria, vai soar insanamente bom, mas se for intitular a música, vão provavelmente chamar de "versão rock/metal" da peça clássica, dificilmente classificariam como uma música do gênero "clássico/erudito" por assim dizer (não curto mto essas denominações para esse gênero, mas fazer o quê...).
Mas o q citei acima é uma exceção à regra; de uma forma geral, muitos gêneros (pra não dizer a maioria) permitem utilizar uma infinidade de combinação de instrumentos e sintetizadores, então o q vale msm é botar a criatividade pra funcionar pra achar a combinação mais bacana.
Ainda assim, o importante mesmo é estar confortável com os instrumentos que gosta, inclusive com os aplicativos q gosta; não necessariamente precisa usar o FL Studio da vida, se o outro programa q vc usa tiver os instrumentos q vc quer colocar na sua música. Como o Zaggo msm disse, a produção é outros 500 para aprender...
Progressão de acordes é algo que nunca entendi, provavelmente porque nunca toquei nenhum instrumento. Parece ser bem importante já que as pessoas dão bastante atenção para isso. Na minha mente, eu vejo isso como um background harmônico, um som que você coloca no fundo, ou algo assim. Eu vi algumas pessoas usando como base e quebrando em arpeggios para fazer as melodias, mas não sei se esse é o proposito dele mesmo.
A ideia é mais ou menos isso mesmo, se for explicar bem simplificadamente, a harmonia serve de background pra melodia. O q acontece na hora de compor é q geralmente se escolhe uma escala como a base/fundação da sua música como um todo; a partir da escala, temos a melodia e a harmonia, que são baseados naquela escala.
Usando uma banda de rock como alegoria, a melodia é a parte em q o vocalista canta, e a guitarra fazendo os riffs e o baixo fazem a harmonia, ou seja, acompanham a melodia.
Progressão de acordes, ou progressão harmônica, ou cadência, mais simplificadamente falando, é o caminho q vc constrói na harmonia, que leva sua melodia a algum lugar, dá movimento à música. É um recurso q vai alavancar suas músicas em muito, mas é melhor compreendido qd avançar um pouco na teoria (qd já tiver se familiarizado com escala e composição de acordes), pois é um pouco complicado de se explicar em poucas palavras... Por hora, sugiro pesquisar algumas progressões muito utilizadas para o gênero ou mesmo para o "feeling" que quer ter na sua música, escolher uma q achou legal e usar na cara dura hehehe.
Tb não necessariamente precisa tocar o acorde como se tocasse as 3 ou 4 notas juntas ao mesmo tempo; como vc mesmo identificou, vc pode usar os acordes em forma de arpeggio, ou mesmo fazer uma outra sequência das notas do acorde, com durações diferentes em cada nota, e ainda assim vai estar dentro do campo harmônico desejado. Ainda assim, se fizer isso na parte da harmonia, ela vai continuar sendo a harmonia da sua música, não vira melodia. O exemplo mais fácil de visualizar jeitos de tocar a harmonia sem q seja aqueles acordes secos, é o dedilhado de um violão.
Veja o dedilhado a partir do 00:20 da música (violão=harmonia / voz=melodia nesse caso):
Este site usa cookies para ajudar a personalizar seu conteúdo e deixar você logado caso se registre.
Ao continuar usando o site, você concorda com o uso de cookies.