🤔 Para Refletir :
"Mais vale um jogo completo na mão do que dois projetos voando."
- FL

Até onde a história é importante?

DadoCWB Masculino

Duque
Membro
Membro
"Esto no me gusta"
Juntou-se
02 de Setembro de 2018
Postagens
726
Bravecoins
1.846
Eu não sou o tipo de pessoa que acredita que jogar RPG é sobre contar história, mas sobre interpretar um papel. Nos jogos digitais, como os produzidos em RPG MAKER (por exemplo) me parece que o pessoal valoriza bastante a história do jogo. Numa escala de 0 a 10 (apenas com números inteiros) o quanto a história influência na sua diversão / opção por jogar um título em específico? E por quê?

Isso depende do que o autor esta oferecendo, uma historia bem elaborada não precisa ser necessariamente complexa de se entender, basta ela ter coerência dentro de seu universo ao invés de pontas soltas sem sentido como acontece muito. Por exemplo: Jogos infantis como Mario e Sonic tem história, mas seu foco e dedicação geralmente estão mais voltados na jogabilidade e inovações no gameplay, logo você percebe que a proposta do autor não é a história e sim a jogabilidade, porém, apesar disso Mario e Sonic apesar de não oferecerem em sua maioria das vezes histórias complexas conseguem SIM oferecer uma historia bem elaborada e de certa forma inovadora dentro das propostas e do universo que eles estão oferecendo, o que é diferente de Metal Gear que tenta ao máximo explorar a realidade das guerras e transpassar conflitos e envolvimentos políticos por parte da historia. Particularmente para mim história conta muito em um jogo, mas eu geralmente avalio uma história sobre a ótica que o game quer passar​

Rapaz, isso varia bastante. Todo jogo tem suas próprias qualidades para oferecer. Se um jogo se propõe a contar uma boa história, então a necessidade que essa história de fato seja boa é total. Mas se for um jogo que se venda por outro fator - escolhas/diálogos (visual novel), emoções (comédia, terror), gameplay etc - então este fator é que será o importante, e a história é só extra (pode até atrapalhar, na real).

Eu particularmente gosto muito de jogos que contam história, então daria um 7 no geral (não dou 10 porque tem jogos que eu gosto muito e que eu não estou nem aí para a história, como Spyro, Crash Team Racing, Bomberman, Geometry Dash, Plants vs Zombies, entre vários outros). Não que ela tenha que ser "complexa", só tem que ser coerente, como diz o colega acima. Mas isso é a minha preferência - um jogo não é um contador de história, só se você quiser que ele seja. Se você mesmo não liga para a história, foque em outra coisa então.

Acredito que tenha faltado no titulo algo como "Até onde a história é importante em um jogo?". Da forma que está me soa subjetiva vossa pergunta.

Se estamos falando de um jogo de RPG a historia é o cargo chefe sempre, pois a proposta de um RPG é fazer com que o jogador assuma o papel de determinado personagem no universo do game. Agora se estamos falando em jogos no geral, acredito que depende do tipo de jogo, por isso existem as variantes como FPS, Esportes, Simulação e etc. Um jogo não é definido só pela historia, mas pelo conjunto da obra, se formos pegar somente a historia para focar, então acredito que seja melhor escrever um livro, criar um anime, manga, visual movel e etc, do que criar um jogo. Levando para o lado técnico, a historia é uma das partes iniciais de qualquer jogo, pois é a alma do projeto, lá é onde nascem os personagens, universos e tudo mais que acompanha o jogo. A maneira como o game design cria a narrativa da historia, vai definir o qual bom foi para o jogador, jogar, apreciar e definir a qualidade da historia.

"Criar ou não um jogo sem historia?" - Essa seria a questão?
Bem digamos que existem diversos tipos de jogos, mas nem um deles é obrigado a seguir a receita de "bolo". Um fator que pode definir sua decisão sobre ter ou não uma historia, será o tipo de jogo que você está criando, seria ele um RPG ou Sandbox? diga-me você precisa narrar a historia em primeiro plano ou deseja que tudo fique no universo do jogo?. Você pode não saber disso(Ou pode, tanto faz na verdade), mas existe meios diferentes de mostrar uma historia, podemos criar cartas, jornais, emails ou qualquer coisa que tenha textos no jogo e narrar a historia por lá, não precisamos deixar a mesma em primeiro plano, o que é de costume na maioria dos jogos, mas para fazer uma historia em segundo plano, primeiro a mecânica para se obter a historia dentro do jogo, precisa ser trabalhada em cima de uma estrutura, mas existe a possibilidade de soltar vários textos da historia e deixar o jogador encaixar as peças, ou podemos separar a historia por meio de capítulos e ir liberando os textos conforme o jogador vai progredindo no game.

Olá pessoal, obrigado pelas respostas. Estou me orientando para definir de uma maneira genérica a preferência atual de quem joga / utiliza o RPG MAKER para traçar meu público alvo. Aliás se não fui claro estou falando do RPG MAKER, de jogos feitos com essa ferramenta e portanto são jogos de RPG.

Quando falo do valor da história para a sua diversão eu quero saber se esse é um critério pelo qual você escolhe jogar ou não um jogo. Sei que da mesma forma que uma história rasa afasta jogadores um história densa também o faz. Então qual a medida mais apropriada?

Claro que nem de longe eu pensaria em desvalorizar a jogabilidade e a arte do jogo por quaisquer argumento em favor da história / narrativa a ser contada...

Como eu disse e repito depende do que a pessoa esta oferecendo, no caso de jogos de RPG (estou usando este termo para priorizar o RPG Maker mesmo) sim de fato a história tem que ser praticamente uma das coisas mais importantes (se não a mais importante) pelo fato de que antes dos jogos, o RPG de Mesa se focava basicamente em contar historias, baseado em estratégias e todo um sistema de combate envolvido, acredito que estes dois fatores (história e jogabilidade) são os fatores primordiais, no entanto, mesmo que eles sejam primordiais ainda assim depende muito, como por exemplo Orca que é um game feito em RPG Maker mas que possuí uma temática um tanto infantil podemos assim dizer, onde ele é focado mais na jogabilidade e menos na história mas que ainda assim tem uma boa história dentro daquilo que ele propõe não precisando ser nada complexo demais , ou então OFF que não foca tanto na jogabilidade como outros jogos mas possuí um foco direto na narrativa e nas suas interpretações, só por estes dois exemplos já da pra tu ter uma base que mesmo em RPG depende muito do que você oferece e não do que seria uma "receita de bolo"​

Até o momento que o jogador não se importa com a história.

Kawthar comentou:

Mas se o jogador não se importa com um jogo que se propõe a contar história como um elemento central, será que ele não está jogando o jogo errado?

Cross Maker comentou:
Como eu disse e repito depende do que a pessoa esta oferecendo, no caso de jogos de RPG (estou usando este termo para priorizar o RPG Maker mesmo) sim de fato a história tem que ser praticamente uma das coisas mais importantes (se não a mais importante) pelo fato de que antes dos jogos, o RPG de Mesa se focava basicamente em contar historias, baseado em estratégias e todo um sistema de combate envolvido, acredito que estes dois fatores (história e jogabilidade) são os fatores primordiais, no entanto, mesmo que eles sejam primordiais ainda assim depende muito, como por exemplo Orca que é um game feito em RPG Maker mas que possuí uma temática um tanto infantil podemos assim dizer, onde ele é focado mais na jogabilidade e menos na história mas que ainda assim tem uma boa história dentro daquilo que ele propõe não precisando ser nada complexo demais , ou então OFF que não foca tanto na jogabilidade como outros jogos mas possuí um foco direto na narrativa e nas suas interpretações, só por estes dois exemplos já da pra tu ter uma base que mesmo em RPG depende muito do que você oferece e não do que seria uma "receita de bolo"​

Nesse caso, qual o papel da história?

Nesse caso, qual o papel da história?

Depende também, uns preferem trazer uma reflexão por detrás de uma narrativa, outros preferem apenas criar uma historia simples e despretensiosa, mas no geral os RPGs tem como foco trazer um reflexo da realidade e entreter o jogador neste universo, seja ele de forma lúdica, fantasiosa, ou até mesmo realista, tudo vai depender apenas do que você for trabalhar

DadoCWB comentou:
Kawthar comentou:

Mas se o jogador não se importa com um jogo que se propõe a contar história como um elemento central, será que ele não está jogando o jogo errado?
Depende do significado de "elemento central" pra você.

Se história é o único aspecto realmente trabalhado do jogo, então sim, o jogador está jogando o jogo errado.
Caso o jogo foque na história porem tenha elementos X e Y que gerem interesse e sejam trabalhados, então não, o jogador está jogando o jogo provavelmente pelos elementos X e Y. Nesse momento a história perde a importância e essa importância é transferida para os elementos X e Y que agradam o jogador.

Não existe um número específico pra isso. Uma história é importante na medida que você como criador quer que ela seja. Se você não quer ela não será, se você quer ela será, é preto no branco assim, é tudo questão de tentar se separar padrões e pensar no seu jogo como uma coisa sua, o que normalmente é o caso.

Yume Nikki é um exemplo de jogo de RPG Maker sem uma única fala, não há motivos pra se prender a detalhes desde que você esteja disposto a ser criativo.

Toda essa conversa tem sido bastante produtiva pra mim. As coisas estão mais tangíveis agora. Poderiam me recomendar alguns jogos que vocês já experimentaram (jogos de RPG MAKER) que trabalhem a história do jogo de uma forma "diferente". Isto é: sem obrigar o jogador a seguir uma rota linear ou ler um trilhão de caixas de diálogo. 

Olha cara dentro do maker eu não conheço muitas opções, principalmente jogos de RPG, os únicos que conheço neste estilo dentro do maker é Yume Nikki e One Shot lembrando que nenhum dos dois é um game RPG, mas sim feitos no RPG Maker então é isso rsrs

Depende muito da proposta do jogo.

Não vejo a história apenas como o "enredo" (plot) do jogo. Entra também os "panos de fundo" (lore) do jogo como um todo.

Ragnarok Online por exemplo, o pessoal só fica vidrado em upar, upar, upar, mas ler o diálogo dos NPCs, saber mais sobre os monstros, dungeons, cidades, etc, tudo isso dá vida ao jogo, faz você se sentir mais imerso naquele universo, e pra mim, aumenta consideravelmente a diversão e o fator Role Play de um MMO, que aparentemente, ninguém dá a mínima pra isso.

Se a proposta do jogo for acompanhar uma história, como na maioria dos JRPGs tradicionais, ela tem que ser cativante, envolvente, tem que despertar a vontade de ver mais, saber como termina, senão, acabo desanimando de jogar.

CleanWater comentou:
Depende muito da proposta do jogo.

Não vejo a história apenas como o "enredo" (plot) do jogo. Entra também os "panos de fundo" (lore) do jogo como um todo.

Ragnarok Online por exemplo, o pessoal só fica vidrado em upar, upar, upar, mas ler o diálogo dos NPCs, saber mais sobre os monstros, dungeons, cidades, etc, tudo isso dá vida ao jogo, faz você se sentir mais imerso naquele universo, e pra mim, aumenta consideravelmente a diversão e o fator Role Play de um MMO, que aparentemente, ninguém dá a mínima pra isso.

Se a proposta do jogo for acompanhar uma história, como na maioria dos JRPGs tradicionais, ela tem que ser cativante, envolvente, tem que despertar a vontade de ver mais, saber como termina, senão, acabo desanimando de jogar.

Você me lembrou de uma época em que eu jogava WoW e eu gastava horas com meu grupo fazendo role play e vivendo aquele mundo.  Hoje eu olho pra essa gurizada e ele só pensam em UPAR UPAR E UPAR e UPAR e UPAR e desprezam tantas possibilidades que existe naquele universo.

Sobre este aspecto eu não tinha pensado e você me deu uma ideia boa. Preciso sintetizar essas dicas e compilar tudo para escrever algo para submeter a apreciação da comunidade.

Cross Maker comentou:
Eu acreditei uma época que o fato do RPG MAKER MV ser uma ferramenta muito superior ás outras versões veríamos uma enxurrada de jogos como nunca antes. Mas isso não parece acontecer...
Olha cara dentro do maker eu não conheço muitas opções, principalmente jogos de RPG, os únicos que conheço neste estilo dentro do maker é Yume Nikki e One Shot lembrando que nenhum dos dois é um game RPG, mas sim feitos no RPG Maker então é isso rsrs

Voltar
Topo Inferior