"Não consigo ler nada..."
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- 04 de Novembro de 2020
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Olá, pessoal! Espero que estejam bem.
O atributo Sorte é um dos mais misteriosos para quem desenvolve projetos no RPG Maker, presente nas versões VX Ace, MV e MZ. Embora seja um atributo menos intuitivo do que outros como ataque ou defesa, ele desempenha um papel único no sistema de batalha. Dentro da engine, caso o desenvolvedor deixe o cursor parado na área onde é configurado o atributo Sorte da Classe (Banco de Dados > Aba Classes), aparecerá uma breve explicação:
O atributo Sorte é um dos mais misteriosos para quem desenvolve projetos no RPG Maker, presente nas versões VX Ace, MV e MZ. Embora seja um atributo menos intuitivo do que outros como ataque ou defesa, ele desempenha um papel único no sistema de batalha. Dentro da engine, caso o desenvolvedor deixe o cursor parado na área onde é configurado o atributo Sorte da Classe (Banco de Dados > Aba Classes), aparecerá uma breve explicação:
“A sorte afeta a chance de ocorrência de maus estados. Referência para Script: LUK.” - RPG Maker VX Ace
“Afeta parâmetros como a possibilidade de status de doenças ocorridas.” - RPG Maker MV
“Afeta as chances de ser afetado por status de doença.” - RPG Maker MZ
Como podem observar, os três sistemas possuem a mesma função. A fórmula é também similar (usarei a do MV em rpg_objects.js, entre linhas 1869 e 1888, como exemplo):
Javascript:
Game_Action.prototype.itemEffectAddAttackState = function(target, effect) {
this.subject().attackStates().forEach(function(stateId) {
var chance = effect.value1;
chance *= target.stateRate(stateId);
chance *= this.subject().attackStatesRate(stateId);
chance *= this.lukEffectRate(target);
if (Math.random() < chance) {
target.addState(stateId);
this.makeSuccess(target);
}
}.bind(this), target);
};
Game_Action.prototype.lukEffectRate = function(target) {
return Math.max(1.0 + (this.subject().luk - target.luk) * 0.001, 0.0);
};
// this.subject() = Usuário
// target = Alvo
// luk = Sorte
// Efeitos como a chance de redução de atributos e estados da habilidade de ser aplicado e a taxa de resistência do alvo influenciam após os cálculos.
O atributo Sorte afeta diretamente a chance de aplicar ou resistir a redução de atributos e anomalias (como veneno, paralisia, sonolência, entre outros). Quanto maior a Sorte de um personagem, maior sua resistência e maior a chance de aplicação em oponentes. No entanto, o impacto do atributo na chance de aplicação e resistência é baixo.
“Eu também gostaria de destacar que, por padrão, o efeito de Sorte (LUK) na aplicação de estados é muito sutil. Por exemplo, uma chance de 20% de infligir Veneno se torna uma chance de 20,4% quando um personagem com 30 de Sorte usa contra um personagem com 10 de Sorte. Se fosse um personagem com 999 de Sorte utilizando, a chance seria de cerca de 40%.” - Wavelength, de Forums RPG Maker Web
Configurando a Sorte
Por padrão, ela já atua nesses parâmetros de estados, mas é possível criar habilidades e itens que a utilizem de maneira mais criativa, como bônus temporários de sorte ou habilidades que aumentam seu impacto em batalha.
Por padrão, ela já atua nesses parâmetros de estados, mas é possível criar habilidades e itens que a utilizem de maneira mais criativa, como bônus temporários de sorte ou habilidades que aumentam seu impacto em batalha.
Dicas para Aproveitar o Atributo Sorte
- Personalize as Fórmulas: Modificar as fórmulas para que a Sorte influencie diretamente no dano crítico.
- Itens e Equipamentos: Crie itens e equipamentos que aumentem a Sorte para dar mais controle ao jogador sobre a aplicação e resistência a estados.
- Habilidades Baseadas em Sorte: Desenvolva habilidades que utilizem a Sorte como base, aumentando o impacto desse atributo em classes que dependem de redução de atributos ou habilidades de controle de estado. O uso do atributo em fórmulas de dano pode ser um diferencial, especialmente a habilidades de personagens que possuem uma grande aptidão ao fator aleatoriedade.
Veja exemplos abaixo, usando o MV como base:
Javascript:
// Original
Game_Action.prototype.applyCritical = function(damage) {
return damage * 3;
};
// Modificado
Game_Action.prototype.applyCritical = function(damage) {
return damage * (1.5 + (((this.subject().luk * 0.30) - (target.luk * 0.05)) * 0.001));
};
O atributo Sorte, quando bem utilizado, pode ser uma ferramenta poderosa para adicionar profundidade tática ao sistema de batalhas, tornando o combate mais imprevisível e dinâmico em seu projeto no RPG Maker.