🤔 Para Refletir :
"Já experimentou mudar a fonte do jogo?"
- Delayzado

Aula #1: Criando uma lanterna ou campo de visão com programas simples

Star Gleen Masculino

Duque
Membro
Membro
Digitando...
Juntou-se
01 de Abril de 2015
Postagens
858
Bravecoins
77
Ferramentas%20e%20logo.PNG

_________________________​

Aquelas horas de criar um jogo de terror ou um jogo comum, muitos procuram um script ou algo parecido para se fazer um campo de visão limitado. Este tutorial foi feito para poder explicar da maneira mais fácil como criar isso usando 2 ferramentas simples de edição. Farei tudo por passos então prestem atenção e mãos a obra.

[size=12pt]Criar a forma da lanterna

Bom, vamos lá pessoal! Abram o paint, depois vão em: "Imagem/ Atributos" insiram o tamanho da tela de um jogo normal com o RPG Maker. Vou usar 640 x 480 padrão do RMXP.

Tutorial%20lanterna%201.PNG

[size=12pt]Depois disso recomendo que desenhem um formato com a cor branca para seu campo de visão, eu recomendo estes abaixo.

Formatos%20recomendados.PNG
Triangular  / Elipse

[size=12pt]Obs: Caso for usar o formato triangular você precisará fazer ele de todos os lados que o herói virar, ou seja é o mais trabalhoso. Por isso recomendo especialmente o formato elipse.

[size=12pt]Criar a escuridão

Primeiro vamos remover o fundo da imagem do campo de visão. Vou usar o RPG Maker para isso. Primeiro você vai importar a imagem e remover a cor branca.

Tutorial%20lanterna%202.PNG

[size=12pt]Depois você vai exportar a imagem de volta a pasta origem, aí pronto! Ela já está sem fundo na área da lanterna. Em seguida abra o photoscape e importe a imagem.

Tutorial%20lanterna%203.PNG

[size=12pt]Agora é a parte mais simples, vá em filtro/ Desfoque, depois defina um valor de desfoque que será a força do campo de visão. Se for um campo de visão fraco escolha um valor pequeno, se for um forte escolha um valor grande.

Tutorial%20lanterna%205.PNG

[size=12pt]Após isso é só importar a lanterna para o jogo que irá ficar assim.

2%203%204566.PNG

[size=12pt]Obs: o campo de visão criado neste tutorial é uma imagem estática então use fomente em mapas que o herói ficar travado no centro da tela. Algo simples mas que na dúvida está aí para quem precisar.

>Objetivo do tutorial

O objetivo foi criar algo simples com programas mais simples ainda, isso para facilitar para novatos e mostrar que coisas simples podem fazer coisas úteis. Isso para introduzir que simplicidade é a área mais nobre a ser explorada em design gráfico, isso nós veremos muito por aqui.

Na próxima aula já haverão exercícios, este, por ser muito simples, não terá. A seguinte será sobre conceitos de design para aplicar em um jogo.

É incrível,
que algo relativamente simples pode acrescentar em um jogo,
eu não usava este método de desfocar, esse parece mais pratico,
acabou me ajudando também, obrigado, até a próxima aula!

Bem simples e muito útil.
Para quem ainda não sabe vai ajudar bastante!
Esse princípio de visão também ajuda a criar campos de iluminação xD

Baixei o Photoscape aqui e tô dando um jeito de substituir o GIMP pelo Scape, afinal um tem mais MBs que o outro (GIMP>Photoscape)
Enfim, um bom tutorial mesmo Star!
Vou sempre acompanhar a academia de pintura pra ver se tem algo que eu precise, e conceitos de design...como assim?
Acho que vou usar os dois campos ou apenas o elipse mesmo, pois apenas incluí o item Tocha no meu jogo até agora :XP:

EDIT: Pronto. Já fiz minha picture. Agora é só fazer o de elipse, estou planejando colocar uma lanterna tbm

Valeu, falooooou!!

Voltar
Topo Inferior