Digitando...
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[size=12pt]Criar a forma da lanterna
Bom, vamos lá pessoal! Abram o paint, depois vão em: "Imagem/ Atributos" insiram o tamanho da tela de um jogo normal com o RPG Maker. Vou usar 640 x 480 padrão do RMXP.
[size=12pt]Depois disso recomendo que desenhem um formato com a cor branca para seu campo de visão, eu recomendo estes abaixo.
Triangular / Elipse
[size=12pt]Obs: Caso for usar o formato triangular você precisará fazer ele de todos os lados que o herói virar, ou seja é o mais trabalhoso. Por isso recomendo especialmente o formato elipse.
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[size=12pt]Criar a escuridão
Primeiro vamos remover o fundo da imagem do campo de visão. Vou usar o RPG Maker para isso. Primeiro você vai importar a imagem e remover a cor branca.
[size=12pt]Depois você vai exportar a imagem de volta a pasta origem, aí pronto! Ela já está sem fundo na área da lanterna. Em seguida abra o photoscape e importe a imagem.
[size=12pt]Agora é a parte mais simples, vá em filtro/ Desfoque, depois defina um valor de desfoque que será a força do campo de visão. Se for um campo de visão fraco escolha um valor pequeno, se for um forte escolha um valor grande.
[size=12pt]Após isso é só importar a lanterna para o jogo que irá ficar assim.
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[size=12pt]Obs: o campo de visão criado neste tutorial é uma imagem estática então use fomente em mapas que o herói ficar travado no centro da tela. Algo simples mas que na dúvida está aí para quem precisar.
>Objetivo do tutorial
O objetivo foi criar algo simples com programas mais simples ainda, isso para facilitar para novatos e mostrar que coisas simples podem fazer coisas úteis. Isso para introduzir que simplicidade é a área mais nobre a ser explorada em design gráfico, isso nós veremos muito por aqui.
Na próxima aula já haverão exercícios, este, por ser muito simples, não terá. A seguinte será sobre conceitos de design para aplicar em um jogo.