Aula #1: Labels
~RPG Maker~
Sejam todos bem vindos à Academia de Eventos!
Hoje estarei iniciando a primeira aula sobre eventos com um tema bem legal e que utilizo muito em meus sistemas:
Labels.
Hoje estarei iniciando a primeira aula sobre eventos com um tema bem legal e que utilizo muito em meus sistemas:
Labels.
Label é basicamente uma Tag onde ocorrerá um processo.
Gosto de dizer que ela se parece muito com "def" de scripts, mas especificamente o Ruby do RPG Maker.
Com ela você pode definir comandos que só entrarão em ação caso você chame em um mesmo evento, sem precisar separar em páginas.
O comando label funciona juntamente ao comando Chamar Label. Este segundo você utiliza para direcionar o sistema para esta label.
Meio complicado não é mesmo? Na verdade não. Apesar de aparentar um bicho de 7 cabeças é algo bem simples que explicarei passo à passo.
*Abra o maker e vamos ao trabalho*
Começaremos primeiro aplicando uma label à um objeto simples:
Faremos uma pergunta e dependendo da resposta guiaremos para uma label.
O que aprendemos com isso? Bem, entendendo como funciona as labels você abre uma nova possibilidade de criação de eventos, algo mais prático e eficiente.
Você pode utilizar estas labels para checar comandos de um menu, para checar certas variáveis do jogo apenas quando requerido e muito mais, tudo isso em apenas um evento.
Abaixo utilizaremos ela para criar um evento comum.
Na demo você poderá conferir as etapas do evento acima separadas por páginas e em uma variável.
Começaremos primeiro aplicando uma label à um objeto simples:
Faremos uma pergunta e dependendo da resposta guiaremos para uma label.
O que aprendemos com isso? Bem, entendendo como funciona as labels você abre uma nova possibilidade de criação de eventos, algo mais prático e eficiente.
Você pode utilizar estas labels para checar comandos de um menu, para checar certas variáveis do jogo apenas quando requerido e muito mais, tudo isso em apenas um evento.
Abaixo utilizaremos ela para criar um evento comum.
Na demo você poderá conferir as etapas do evento acima separadas por páginas e em uma variável.
O que aprendemos?
Aprendemos à utilizar as labels tanto para funções básicas quanto para complexas, criando um ciclo para checar certos acontecimentos.
É possível utilizar esta forma de criação de eventos em qualquer tipo de sistema, possibilitando um maior controle sobre ele.
Para finalizar a aula, estarei deixando alguns desafios para quem quiser treinar um pouco.
Desafios dão Bravecoins e pontos para adquirir conquistas.
Aguardo a participação de todos e um bom feedback aqui.
Quanto mais participações tiver, mais novidades estarei trazendo.
Aqui está o download a Aula #1 em aberto para você checar o sistema e como foi feito:
[descarga]https://www.dropbox.com/s/ofo5tcssegjg2z1/Academia%20de%20Sistemas.exe?dl=0[/descarga]
Publicarei as aulas toda semana entre Quarta/Quinta/Sexta.
Até a próxima aula pessoal \o/
[descarga]https://www.dropbox.com/s/ofo5tcssegjg2z1/Academia%20de%20Sistemas.exe?dl=0[/descarga]
Publicarei as aulas toda semana entre Quarta/Quinta/Sexta.
Até a próxima aula pessoal \o/