🤔 Para Refletir :
"Mais vale um jogo publicado que um jogo perfeito que não sai do projeto."
- HenriqueGibi

Ball Game Redux

Lavor

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
12 de Setembro de 2019
Postagens
74
Bravecoins
278
title screen.png

Informações

Desenvolvido por: Lavor
Data de Criação: 06/12/2020
Gênero: Plataformer e Puzzle
Engine: Clickteam Fusion 2.5

Descrição
Ball Game Redux é um jogo de plataforma onde você deve entregar uma bola até um receptor, alterando a gravidade para mover ela e outros elementos do jogo.​

Enredo

Você é uma bola, fazendo coisas de... bola?​

Considerações Finais

Esse jogo é um "remake" de outro jogo meu de 2014, por isso o nome redux. Esse jogo foi feito no Clickteam Fusion 2.5 e alguns antivírus classificam jogos dessa engine como malwares, mas isso é um falso positivo. É um erro comum da engine, que já foi relatado varias vezes. Link 1, Link 2, Scan do jogo no Virus Total.​

DOWNLOAD

Fase21.png

Fase42.png

Fase33.png

Última edição:
Minhas observações referente ao seu projeto.

Pontos fortes: Graficos minimalistas muito bem feitos, as cores foram bem escolhidas se torna autoexplicativo, e as particulas espalhadas pela fazem deixam o jogo bem charmoso.

Erro Encontrado: Do nada partes do jogo cortam a musica bruscamente, a opção de controlar pelo mouse muitas vezes se torna falha, pelo fato do jogador ter que clicar no circulo e desviar do foco do jogador, pois é constante o risco de clicar prox. ao circulo e não perceber.

Sugestões: Colocar para movimentar o player somente usando o botões do mouse sem a necessidade de clicar no circulo, aumentar o tamanho da fonte, adicionar a função touch, com 2 botões um virando para esquerda e outro para direita, ou usar o sistema de que detectar o angulo que é inclinado o celular para fazer essas funções,
muito bom mesmo seu jogo fiquei muito feliz de ter jogado, um grande abraço.

Minhas observações referente ao seu projeto.

Pontos fortes: Graficos minimalistas muito bem feitos, as cores foram bem escolhidas se torna autoexplicativo, e as particulas espalhadas pela fazem deixam o jogo bem charmoso.

Erro Encontrado: Do nada partes do jogo cortam a musica bruscamente, a opção de controlar pelo mouse muitas vezes se torna falha, pelo fato do jogador ter que clicar no circulo e desviar do foco do jogador, pois é constante o risco de clicar prox. ao circulo e não perceber.

Sugestões: Colocar para movimentar o player somente usando o botões do mouse sem a necessidade de clicar no circulo, aumentar o tamanho da fonte, adicionar a função touch, com 2 botões um virando para esquerda e outro para direita, ou usar o sistema de que detectar o angulo que é inclinado o celular para fazer essas funções,
muito bom mesmo seu jogo fiquei muito feliz de ter jogado, um grande abraço.

Obrigado pelo feedback! Esse erro das musicas é estranho, não vejo muito motivo para acontecer, mas vou dar uma olhada. O controle com o mouse foi pensado usando a roda do mouse, clicar no circulo era um alternativo que fiz pensando em exportar o jogo para celular, mas desisti para focar em lançar o jogo no tempo da Jam, tanto que nem falei disso no tutorial, falhei em deixar no jogo. A sua ideia de controle para o mobile é bem boa, vou testar.

Dentro da proposta, simples e desafiador!

Levou um tempinho pra acostumar com os controles no começo, mas achei o joguinho muito bom e difícil pra car**. Música acompanha bem o estilo do jogo, apenas me atentaria ao tamanho da fonte.

Boa participação e boa sorte :clap:

Tema

O controle também está no jogador. No caso, a ação é levar a bolinha até o objetivo e o meio de fazer isso é mexendo na gravidade. Não seria um padrão do jogo propriamente dito. Seria válido se o personagem - a bola - fizesse ações por si mesma, mostrando que é ela quem está jogando.

Jogabilidade

Seria muito útil poder alterar a velocidade de alteração da gravidade. Às vezes a bolinha pega muito embalo, não te dando tempo de mover. Obviamente, permitir qualquer limite seria um problema, pois alguém poderia colocar na velocidade mínima possível para se mover. Mas um limite entre um pouco mais lento ou mais rápido que o padrão seria o ideal. Aliás, podemos dizer que seria o nível de dificuldade do jogo.

Audiovisual

Gostei bastante da atmosfera. Joguinho bem harmônico, efeitos detalhados. Até os fragmentos espalhados pelo cenário irão interagir com a gravidade.

Bugs
A versão do jogo válida para as avaliações é a que esteve disponível até às 23:59 do dia 06/12/2020.

Propaganda enganosa. A tela de pause apenas esconde, mas você certamente morreu de novo. Inimigos continuam se movendo.

E aí, meu camarada!

Como tenho um pouco do gene da insanidade, a live do @Dr.XGB me motivou a querer encarar esse desafio do ENEM também. E vou te dizer, é mais fácil assistir do que jogar.😆

Não há muito mais feedback além do que o pessoal já citou aqui. O jogo é ótimo, daqueles simples de jogar mas complicado de dominar. Gostaria de ver muito mais dele no futuro!

No quesito dificuldade, PESSOALMENTE eu não mudaria um fio de cabelo. Sim, ele está desafiador - mais fácil pra uns e mais difícil pra outros - e é isso, faz parte. É claro, não sou contra implementar um modo mais tranquilo, com menos "shurikens do Naruto" ou espinhos, ou um modo HARDECÓRI pros doidos que a gente já sabe que tem por aí! E não me refiro só a tirar os checkpoints, mas um modo insano feito pro cara não passar mesmo.

Como qualidade de vida, vou concordar com o que o doutor disse na live. Também tive um pouco de dificuldade até me habituar com os controles, e uma opção de customizá-los seria bem-vinda. Inverter o sentido de rotação e alterar sua velocidade, mover blocos com o mouse arrastando-os e não com cliques... Tudo isso pra acomodar os diferentes gostos e estilos. Não achei a parte dos puzzles tão difícil de solucionar, então a habilidade com a física do game acaba sendo 100% do desafio, logo é importante o jogador estar totalmente confortável com os controles pra aliviar muito da inevitável frustração que esse tipo de game provoca.

Não tive problemas sérios com bugs. Áudio, gráficos, nada. Somente uma ou duas vezes, ao prender a bigorna num único tile com blocos, ela acabou escapando. De resto, essa versão 1.01 me parece impecável.

Só como piração de ideias, eu gostaria de ver uma mecânica de "buraco negro", um objeto com gravidade própria em que o jogador tem que pegar impulso pra passar na tangente sem ser sugado, e porque não, um "Bigorna Mode", em que você joga como a maior vilã dos games pra tentar destruir o maior número de bolas possível!

No mais só deixo meus parabéns - fiquei inclusive curioso pra saber como era a versão original desse" Ball Game". O que você e os outros caras conseguiram fazer com o tempo disponível merece aplausos! Bom trabalho!

P.S.: Ainda acho que tem que ter uma conquista por destruir a bigorna em todas as fases. Um easter egg, uma frase nos créditos como "Bigornas killed my family!" ou algo assim. Por quê? Porque sim!

Muito obrigado pelo feedback! fico feliz que gostou do jogo. Tenho algumas ideias de um modo difícil melhor, caminhos alternativos, mecânicas novas e até mesmo chefes (fico pensando como faria isso), porem ainda não voltei a mexer no projeto depois que mandei para a jam. Pretendo lançar uma versão final, com tudo isso (ou tudo que conseguir colocar), mas acabei não tendo tempo, pois tenho outros projetos que já estão sendo "enrolados" por um bom tempo. Esse é um projeto bem menor, quero fazer outra pausa e terminar ele de vez, mas ainda não tenho ideia de quando vai ser.
Os controles do jogo é um assunto complicado, tentei deixar bastante adaptável para o jogador, tendo múltiplas formas de alterar a gravidade, mas realmente continuou sendo algo que dificulta muito o jogo. Alterar a velocidade da rotação já é algo, porem é limitado em deixar mais rápido, usando as setas cima e baixo, ou o W e o S, não consigo imaginar outra forma de alterar a velocidade sem ficar algo muito complexo. Uma opção para mudar a forma como move os blocos acredito que pode funcionar, achei que não iria ser útil, a ideia original era arrastar, mas achei que usando clicks facilitava o movimento, já que o player não iria precisar ficar segurando o botão do mouse.
O jogo tem alguns bugs de colisão (tirar a bigorna do mapa faz parte disso), que sendo honesto eu não faço ideia de como acontecem e como posso resolver, por isso não consegui arrumar em tempo da jam. Mas apesar disso, esses bugs acaba sendo bem pequenos, e acho que não estraga experiência do jogo, só fico com a consciência pesada de deixar isso passar batido, pois mostra o meu amadorismo. Estou aliviado que pouca gente relatou os bugs pesados que podem acontecer, como por exemplo, as "shurikens" simplesmente param de colidir e saem do mapa (esse bug aconteceu com só uma pessoa).
As suas ideias são ótimas, a mecânica do buraco negro pode ser uma boa adição, vou colocar na minha lista. O modo bigorna deve ser divertido, porem acho que iria ter bastante trabalho fazendo ele, já que seria basicamente "refazer" o jogo, mudando o objetivo, mas é uma ideia muito interessante. Eu não vejo a bigorna como uma vilã, e sim como uma espécie de "anti heroi", pois ao mesmo tempo que ela te mata, você precisa dela para progredir no jogo 😂. Easter egg é uma ótima ideia, e vou pensar em algo do tipo. Matar a bigorna era pra ser algo escondido, fiquei surpreso que o Dr.XGB conseguiu descobrir em live, e parece que é algo bem divertido de fazer 🤣

Voltar
Topo Inferior