🤔 Para Refletir :
"De pixel a pixel, os tiles compõem o Mapa."
- Core32

Brandt's Pathfinding

Brandt Masculino

Assistente
Colaboração
Colaboração
Quod erat demonstrandum
Juntou-se
22 de Junho de 2015
Postagens
336
Bravecoins
1.156
URsspGB.gif

Pathfinding | v1.0.0 | por Brandt

HW2lYbO.png

para RPG Maker VX Ace

Descrição

O título é bem explicativo. Inclúi alguns features levantados como ideia no tópico da [member=1052]Kawthar[/member] (aqui) como:
  • Fazer eventos seguirem outros eventos e o personagem;
  • Lidar com partes móveis no mapa (eventos e tal, que mudam a passabilidade também);
  • E não exigir que o caminho seja percorrido completamente (Ex.: Tem um caminho de A até B, mas um evento parou na frente, bloqueando a passagem. Ao invés de desistir de seguir o caminho, ir até onde dá e parar onde a distância até o destino for menor);
  • Otimizações em todo lugar possível pra evitar destruição e caos total, embora essa parte ainda esteja sendo aprimorada ;P

Instruções

Siga as instruções nos comentários no próprio código.

Script

Código (Pastebin)

Licensa: Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International

Gostei da ideia, seria legal um vídeo mostrando um pouco eu acho, mas está bom, se eu usasse a engine, iria dar uma testada, mas tenho certeza de que alguém achará útil! ;3

[member=78]Brandt[/member]

Faz tempo que não vejo um script de código tão complexo.

Utilizei uma vez um script de pathfinding para Ace mesmo, e este tinha do 10x mais linhas do que o seu script, parabéns!!

Assim como mencionado pelo [member=949]Marinhomaker[/member], seria legal ter um vídeo de demonstração, fiquei bastante curioso.

[member=949]Marinhomaker[/member] [member=770]Resque[/member] Adicionei um gif de visualização ali, acho que dá pra ter uma ideia já rs

O gif mostra o desenho do caminho gerado para o evento (de cabelo amarelo) até o destino (aquele círculo) e como ela é alterada de acordo com o jogador (de cabelo branco) entrando na frente do caminho. Note-se que a rota só é recalculada caso a rota anterior se mostre impossível, pra evitar problemas de desempenho (calcular caminho todo frame ninguém merece).

Assim que estiver mais polido e tiverem mais features interessantes eu faço uma demo ou sei lá.

Sobre o código, provavelmente tá pequeno porque tem pouca coisa mesmo aheuaheuaheua
Tem algumas questões de otimização e funcionalidades que poderiam ser adicionadas no script, no momento ele tá bem básico e serve mais como uma demonstração e utilidade pra outros scripts (apesar de o comando event.follow é bem legalzinho por si só como alternativa inteligente pro movimento do tipo "seguir o jogador" e afins).

Aliás,

Versão 1.0.1
  • Melhoria de performance
  • Ajustes na funcionalidade de fazer personagens seguirem rotas

*torcendo para que eu consiga fazer compatível com movimento por pixel*

Só um duvida, em character eu substituo pelo ID do evento ou por self para ser o player?

Off 2: Bom, eu não consegui hahahaha. Você de repente faria por encomenda a compatibilização com o script de movimento por pixel?(Utilizo o do Khas) me informa o valor dai que de repente a gente pode negociar hahahaha. ;)

Voltar
Topo Inferior