O caos de tudo isso na minha visão vem da questão do inglês, antigamente o único rpg eletrônico que tinhamos traduzido oficialmente para nossa lingua foi o incrivel Phantasy Star do master system e os seguintes 2 (o que mais joguei) e 3 ( que mais parece um jogo generico só com o nome da franquia na capa) no megadrive graças a Tectoy que fez um serviço de responsa pra SEGA aqui no Brasil, fora isso dificilmente as pessoas se interessavam em bater cabeça com ingles em jogos como chrono triger, final fantasy, dragon quest, entre outros que se tinha conhecimento entre a maoiria que jogava no SNES, o grande rival do mega, Mesmo assim o SNES não possuia jogos traduzidos em portugues, pior ainda se fosse rpg, se não me engano a distribuição oficial do snes aqui chegou até bem tarde, mais voltando ao assunto, fora os eletronicos aqui nos tivemos uma era muita boa acredito eu com os rpgs de mesa, pois eu conhecia muitos grupos até, inclusive eu ficava o dia todo levando bronca na escola perdendo meus dados na gaveta da professora, meus colegas e eu mesmo assim inventavamos de tudo, até mesmo reproduzir um dado de 6 lados naqueles lapis verdes kkkk, enfim não só na escola como meu irmão bem mais velho e os amigos dele, pessoas em bate papos online na UOL ( nossa que coisa velha), até mesmo nas livrarias vc encontrava escondido livros pra mestrar, e nas bancas então sempre tinha novidade, inclusive aquelas zonas de faça vc o seu rpg e blablabla por apenas 5 reais, o que quero dizer e que se por um lado os rpgs eletronicos não tiveram tanto sucesso assim aqui por conta do ingles por outro tivemos uma geração consideravel onde usavamos ainda mais a cabeça com a imaginação, agora com a chegada de jogos traduzidos oficialmente nas plataformas atuais, pc e consoles, temos a oportunidade de entrarmos de cabeça nesse mundo, mais cada um joga o que gosta no fim das contas, os jogos que a maioria curte não é oque define o que é bom e sim o que facilita o acesso pra maioria se entreter independente de custo, agrado ou interesse da própria pessoa. o Bom de cada tipo e o mais Acessivel no geral são coexistências que sempre estarão em conflito de discusão no mundo dos video games e em sua maoiria por falta de informação do que se trata um e outro.