🤔 Para Refletir :
"CHAR armazena um valor alfanumérico à variável. Programar, por si só, armazena bugs à constante."
- DougMR

Buenos dias, mais um forasteiro chegou o/

HomemDoTrigo

Plebeu
Membro
Membro
Juntou-se
02 de Março de 2019
Postagens
20
Bravecoins
0
Ola galerinha medonha o/

Bom, vim me apresentar. Sou o Geovani, vulgo HomemDoTrigo. O nick é meu sobrenome em português. Se em qualquer lugar ver esse nick, provavelmente sou eu, já que eu uso ele em tudo. Tenho 22 anos, formado em jogos digitais, atualmente trabalho em um studio de jogos como game designer e level designer. Admito que ao dar uma olhada no fórum, senti falta de uma seção sobre game design ou level design (ou não encontrei ela), porque vi conteúdo sobre arte, programação, roteiros e música, mas nada de level design ou game design. Minha função não é lembrada noooooo XD (;-;)

Fiz estágio por um ano e meio como artista 2D em um studio na faculdade, saí de lá, fiz um semestre de estágio no lugar onde trabalho hoje, como level designer e game designer e agora sigo lá, mas já efetivado.

Bom, saindo um pouco do meu background na área, há uns 12 anos atrás tive meu primeiro contato com o rpg maker, mas nunca terminei um projeto na época. Isso da gente fazer jogo com escopo muito grande e não conseguir completar, acontece em todo lugar, seja indie, faculdade ou studio XD É bom sempre manter os projetos o menor possível pra acabar. Eu via de vez em quando os fóruns como o falecido Mundo RPG Maker e sempre achei algo muito bacana, esse senso de comunidade, o conteúdo compartilhado, etc. Vim para cá querendo ter um pouco mais de liberdade criativa do que tenho no trabalho, montar mais portfólio e ver na prática como é participar de um fórum, que é uma curiosidade minha. To bem ansioso pros eventos. pretendo ser um membro ativo na medida do possível, o quanto tempo vou manter essa empolgação já não sei XD

Vi no fórum oficial do rpg maker, um desafio que era fazer um jogo com uma única sala pequena e 10 eventos. Vou tentar seguir essas restrições pra ver se faço um jogo completo bem curto, mas que esteja pronto e posto no fórum.

ADORO jogos do rpg maker, to com uma lista de vários pra jogar, to terminando um, começando outro e indo assim \o/ E bem, jogando tantos deles, deu vontade de fazer um também hihi

É isso, espero que não tenha ficado muito grande, sorry kk Não consigo fazer nem um post com escopo pequeno ahsuas Aí complica. Talvez eu tenha desfocado um pouco do assunto principal, me empolguei XD

Qualquer dica, feedback ou aviso é bem vindo​

Bem vindo!

Você formou em faculdade, curso? Fiquei curioso pra saber o que andam ensinando sobre jogos. Na minha época não tinha nada disso, a gente tinha que aprender na marra mesmo. :XD:

[member=1673]CleanWater[/member] Valeu o/

Faculdade mesmo. Onde me formei tinha mais conteúdo de programação, principalmente C++. De engine o pessoal costuma usar bastante a Unity. De resto tem umas 3 cadeiras de roteiros, uma de arte, nada de som, e algumas de game design. Quem não quisesse seguir o rumo de programação, não aproveitava muito lá. Mas tem outras faculdades com outros focos, como mais cadeiras de arte e menos de programação.​

Seja bem-vindo, Visconde de Sabugosa! Que prazer tê-lo por essas terras cheio de bravuras! :3

Vamos lá! \o/

Primeiramente, parabéns por se formar e por estar atuando na área, deve ser muito gratificante! E nossa, a experiência deve ter sido show também! Olha, realmente a área de Game Design não é tão lembrada ou confundem seu uso, mas você nos atentou para algo de suma importância e vou falar com o pessoal sobre esse ponto :3
Então, voltando, no Sugarhill (grupo do discord que estou com uma galera para falarmos de artes, programação e por aí vai) criamos uma área para Game Design e normalmente só postavam uma print de uma animação que fizeram para o jogo mas se encaixava na parte de arte, sendo que o intuito do canal era discutir algo real de game design, level design e tal. Well, ainda tá lá, mas a utilização e movimento é 6 ou 600. Ah, e sempre ocorre confusão, mesmo explicando melhor a razão da área xP
Enfim, acho uma área mega interessante e que deveria ganhar mais visibilidade já que influencia em todos os quesitos para a criação e desenvolvimento de um jogo :3

É, um grande problema quando começamos um jogo é o quão grande deixamos ou queremos que ele fique e isso acaba atrapalhando em algum momento, ou, por vezes, desmotivando a dar continuidade. Mas começar pequeno e um dia dá uma dimensão maior é uma boa saída também. Quanto as comunidades, também sempre achei interessante esse lado delas e de ter sempre alguém ali que vai te ajudar de alguma forma, diretamente ou indiretamente (um tutorial sobre algo que precisava e a pessoa fez só para poder ajudar alguém sem você solicitar), até mesmo você fazer um tópico sobre uma dúvida e ter alguém que vai ali te ajudar só porque quer que você consiga resolver e continuar seu desenvolvimento. É mágico! Foi um dos motivos que acabei vindo pro Condado, a Revista e o esforço que tiveram para fazer cada matéria e trazer tanto conteúdo interessante... PÁH! Acabei vindo, me cadastrando e até hoje estou aqui e interagindo (pois antigamente eu ficava entrando nos fóruns só para ver uma coisa ou outra, nem entrava na conta já que os tópicos eram abertos) xP

Estarei na torcida para que consiga fazer os desafios e os jogos curtos! Não esquece de postar sobre eles quando tiver desenvolvendo ou finalizado para jogarmos, hein!? :3

E relaxe, foi bem legal e interessante ler sua mensagem, e não desfocou, não! Pode mandar mais muralhas assim \o/

Igualmente! Fique à vontade para sugerir, dar feedback, perguntar, ajudar e tal. Qualquer coisa estamos aqui para ajudar, ok? Pode mandar brasa que o [member=1]Yoshi[/member] tá pagando pão de 6 dias guardado extra pra gente pelo nosso trabalho escravo :vvvvv

Beijo da Andarilha! :Beijinho2:

ps: desculpa pelo meu textão, me empolguei também xP​

swjfcwX.gif
BEM VINDO AO CAMPO PRODUTOR DE TRIGO !
Ignore o meme é que faço faculdade de agronegócio e não resisti kkkkkkk

Rapaaazzz kkkkkkk não imaginei termos um paladino de games andando por estas terras, ainda mais um paladino de desenvolvimento de jogos interessados pro RPG MAKER !!! Acho que vc deve ser o maior exemplo de alguém que quebra paradigmas, basta falar de RPG Maker e o pessoal de desenvolvimento de jogos nem da moral kkkkkk mas poxa seja bem vindo moço bastante gente aqui é bem amadora em desenvolvimentos de jogos (eu me incluo hehe) acho que termos vc por aqui pode ser bastante produtivo pra muita gente que quer aprender um pouquinho sobre este imenso universo, aqui apesar de não ser tão movimentado como nos anos dourados do RPG Maker compartilhamos bastante coisa sobre jogos (e sobre outras coisas tbm rsrs) penso que o sentimento de comunidade de game devs é bom mantermos vivos para incentivar este mercado que vem crescendo no Brasil e a Condado se esforça bastante para pelo menos conseguir fazer parte de uma fatia deste objetivo rsrs, no caso a gente tem a revista Make The RPG que volta e meia a gente fala sobre desenvolvimento de jogos, realmente não temos level design, mas é por falta de mão de obra mesmo kkkkkkk

PS: Sobre os jogos de RPG Maker nós temos um projeto com uma equipe que faz análises e traduções de jogos de RPG Maker onde a gente faz uma curadoria dos melhores jogos de RPG Maker existentes na internet (tanto Br quanto gringa) queremos trazer jogos traduzidos pro Brasil além de divulgar mais jogos de RPG feitos no RPG Maker que ultimamente decaiu bastante :/ se quiser conhecer nossa equipe só clicar na minha assinatura da Root Maker

a propósito vejo que vc curte OFF (vi o nick do Zacharie haha) recentemente eu fiz uma análise completa do game no Root Maker, vale a pena conferir, além de que recentemente fiz uma matéria na Make The RPG nesta ultima edição em que eu conversei um pouco com o criador do game em comemoração aos 10 anos de criação de OFF, se quiser to deixando o link pra ti rsrs

Make The RPG 18º Edição.
Link !

Análise OFF Root Maker.
Link !

enfim o que precisar só chamar bro! :Okay_fix:​

[member=162]NineK[/member] Valeu o/

[member=648]Cross Maker[/member] ahsusa Pior que é, o pessoal da área de game dev não costuma dar muita bola para o rpg maker. Eu ia dizer que eles tem preconceito com a engine, mas na verdade a maioria é tão alheio que normalmente nem lembra que ela existe XD O preconceito é maior com o game maker, porque é mais comum ver alguém usando ele na faculdade. Pessoal desmerece porquê não precisa saber programar para usar. Como eu vim de uma faculdade que o foco é programação, o pessoal desmerece muito essa engine. Comentei umas semanas atrás com um pessoal da área sobre o rpg maker e tem alguns que curtem bastante os jogos dele. Por sinal, a lista de jogos que to jogando, veio de uma dessas pessoas. Até agora não me decepcionei com nenhum.

Sobre a revista, eu tinha visto ela por cima e, NOSSA. Vocês se empenharam MUITO em fazer ela! Estão de parabéns. Isto é outra coisa que eu admiro em fóruns de rpg maker, a determinação para fazer algo bem feito no tempo livre. Pode parecer bobagem, mas eu vejo mais dedicação em projetos, artes, etc daqui do que e trabalhos na faculdade as vezes. Não sei se é porque as pessoas são obrigadas a acabar o projeto na faculdade, mas a maioria faz os jogos sem vontade, não se empenha tanto. A revista de vocês é algo bem acabado, da gosto de ver. Tem jogos na universidade que não tem menu, créditos, tutorial, música, etc. As vezes entendo que o prazo que os professores dão são bem curtos, mas outras vezes os alunos mesmo deixam para ultima hora XD Eu mesmo lembro que tava sem tempo e fiz um jogo só de texto em 1h ashua Ficou horrível, mas ironicamente tirei 10 lol Enfim, vocês tem algo que falta no meio acadêmico as vezes.

Quanto ao OFF, joguei ele esse ano e gosto dele pelo que ele poderia ser. O jogo é bom, mas tinha um potencial para ser bem mais. Prefiro lembrar dele pela visão que os fans tem dele XD O Zacharie mesmo, eu acho um personagem legal, mas não é tudo isso no jogo. Mas em fan arts, gifs e posts eles fazem ele tão mais carismático, que eu prefiro manter essa visão dele.

Gostei da entrevista que vocês fizeram com o Mortis Ghost, dele achando que só umas 20 pessoas iam jogar o jogo XD A review ficou boa também. Concordo que ele tenha puzzles difíceis e/ou não muito intuitivos as vezes, mas é perfeitamente possível acabar sem detonado, embora as vezes seja tentador olhar um kk Eu joguei ele com um amigo, e ele teve um momento que ele não parava de sugerir para procurarmos a solução na internet. Lembro que levamos talvez 1h pensando em como solucionar XD Jogar acompanhado deixou mais fácil algumas coisas. Lembro que alguns desafios eu nem sabia por onde começar, mas o meu amigo já tinha uma solução ou vice versa. Decorar as senhas também foi melhor, dividindo os números entre duas pessoas.

PS: Pra mim o Zacharie sempre se chamará Zacarias. meu amigo chamou ele assim a primeira vez que o vimos, e ficou o nome desde então ahsuas Não consigo desver Zacarias.​

Fazer as coisas sob pressão (mesmo sendo algo de uma área que goste) é sempre certeza de que não será possível extrair o máximo (de stress sim, talvez X3), importantes mesmo são o conhecimento e a experiência adquiridos no processo, isso levamos para a vida.
Não podemos comparar o movimento daqui com o de comunidades como a lendária Mundo RPG Maker (a qual fizemos uma homenagem na edição #14 da Make The RPG), na verdade, o interesse de forma geral caiu muito, mas seguimos a clássica frase: "Onde há luz há esperança".
Seja bem vindo, caro fazendeiro, sinta-se à vontade para compartilhar experiências conosco!

[member=2565]HomemDoTrigo[/member]
Já que cada um está te chamando de algo diferente, escolho me dirigir a ti como Dona Benta:
ce0bbf72-e2b8-4a9e-83f8-8aae23c5ae1b.png

Farinha de trigo, sacou?
3ZewY8B.jpg
Seja bem vindo cara, precisando de algo dê um berro!

Pessoal desmerece porquê não precisa saber programar para usar.

Há controvérsias. :XD:

Falando sério, mesmo pra usar o D&D da engine, você precisa saber o mínimo de lógica de programação, senão não sai nada. E a engine tem a GML, que pode não ser "profissional", mas é quase impossível extrair o máximo da engine sem saber programar com essa linguagem.

Eu também uso Game Maker.

[member=1673]CleanWater[/member] Eu entendo e concordo com o que tu disse, mas se tu chegar e falar isso no meio de programadores de C++ por exemplo, eles vão arrancar tua cabeça fora XD Pessoal ta acostumado a programar usando visual studio, usando bibliotecas como OpenGL, que é basicamente tu programar no nível da placa de vídeo. A Unity por exemplo  usa bem mais programação que o Game Maker, e é bem comum professores falarem que Unity usa bem pouca programação. Se falam isso da Unity, imagina o que falam do Game maker kk. Mas sim, concordo que precise de um pouco de lógica de programação no sistema de drag and drop. Do GML tu tem toda a razão sobre aproveitar o máximo da engine.

De qualquer modo, acho que eles estão errados e não importa a ferramenta que você use para fazer um jogo, o que importa é quem usa ela.​

HomemDoTrigo comentou:
[member=1673]CleanWater[/member] Eu entendo e concordo com o que tu disse, mas se tu chegar e falar isso no meio de programadores de C++ por exemplo, eles vão arrancar tua cabeça fora XD Pessoal ta acostumado a programar usando visual studio, usando bibliotecas como OpenGL, que é basicamente tu programar no nível da placa de vídeo. A Unity por exemplo  usa bem mais programação que o Game Maker, e é bem comum professores falarem que Unity usa bem pouca programação. Se falam isso da Unity, imagina o que falam do Game maker kk. Mas sim, concordo que precise de um pouco de lógica de programação no sistema de drag and drop. Do GML tu tem toda a razão sobre aproveitar o máximo da engine.

De qualquer modo, acho que eles estão errados e não importa a ferramenta que você use para fazer um jogo, o que importa é quem usa ela.​

Eles podem até arrancar minha cabeça se quiserem (apesar de que eu iria correr antes de tentarem xD), mas o fato é que de todo mundo que conheci que era "programador profissional" e me condenava por usar o Game Maker, até hoje não vi ninguém terminar projeto nenhum. Hahaha

Essa mentalidade precisava mudar urgente, do contrário, o Brasil não vai pra frente nesse ramo de jogos não.

Rapaz, quando vi o post do Yoshi, esperava uma piada ligando Trigo, pão e queimar a rosca, bem, não foi dessa vez.

Enfim molecote, seje bem-vindo ao nosso humilde Condado. Sempre bacana ver gente chegando com toda essa empolgação, espero que de uma participada nos próximos eventos, tô no Hype para ver suas habilidades, naquilo que não tange trabalhos no campo ao alvorecer.

See ya!

Voltar
Topo Inferior