Jogador maluco, problemático, olho parado.
- Juntou-se
- 21 de Julho de 2015
- Postagens
- 570
- Soluções
- 3
- Bravecoins
- 2.833
- Área
- Programação
- Motor de jogo
- RPG Maker 2003
SOBRE O JOGOEste jogo foi feito para o Concurso "Medo do Escuro", promovido no fórum Mundo RPG Maker no ano de 2013.
A engine que eu usei foi o RPG Maker 2000 com a extensão do Destiny Patch 2.0.
De acordo com o regulamento do "Desafio Opcional", eu selecionei os seguintes desafios:
- Sozinho no Escuro
- Aprisionado
Sua distribuição é livre, portanto você não precisa pagar por nada para adquirir o jogo, além de ter o código-fonte aberto. Basta ter o RPG Maker 2000 instalado para ter acesso ao código do jogo. O motivo de não ter encriptado este jogo foi pela razão no qual o mesmo se trata de um jogo desenvolvido para um concurso que aconteceu há muito tempo. Hoje eu quero distribuí-lo somente para fins didáticos, para quem quer aprender um pouco mais sobre a programação do RPG Maker 2000 e do Destiny ou você é igual eu era quando moleque que abria o código-fonte dos jogos gringos pra ver como que eles implementavam seus sistemas (bons tempos ). Então sinta-se à vontade para explorar o código do projeto.
ENREDO
O enredo deste jogo trata-se de uma analogia com o uso excessivo de drogas e o mal que elas podem lhe causar. Então muita coisa que acontece no jogo é uma maneira figurativa de mostrar o mal que as drogas causam na saúde mental e física do ser humano, desde depressão, alucinação, medo até a pior de todas, que é a morte.
Jean é um jovem que foi arrastado para uma casa muito sombria porém não sabe como aconteceu e onde. Ele chegou a pensar que era um sonho mas logo percebeu que estava acordado e preso sozinho em uma sala com sangue, estátuas e cadáveres.
Tudo que ele tem nas mãos é uma lamparina, mais nada!
Agora Jean terá que sair desta casa, resolvendo quebra-cabeças, desvendando aos poucos os mistérios contidos naquela casa.
O QUE HÁ DE NOVO?
v 1.1
- Logo inicial atualizada com a versão de 2017.
- Uma interface de ajuda foi desenvolvida, ao invés de exibir no console do Destiny.
- Não é mais necessário clicar duas vezes para arrastar algum objeto com o mouse.
- Empurrar objetos não é mais andando sobre ele. Agora você deve se aproximar do objeto e clicar com o botão esquerdo.
- A luz do jogo foca nos elementos importantes durante uma cutscene.
- Ao tentar abrir a porta, ao invés de apenas o som de trancado, mostrar um balãozinho com o ícone da chave necessária para abri-la.
- Cutscenes tiveram seus tempos otimizados.
- O tempo decorrido da lamparina é zerada quando é recarregada.
- Puzzle do banheiro refeito. Agora está mais fiel à lenda urbana da Loira do Banheiro.
- Puzzle das alavancas foi refeito, melhorando as ações das alavancas.
- Ao colocar a panela no fogão, mostra um balão na garrafa o próximo passo ao jogador.
- Mais tochas foram inseridas no mapa.
- Sistema de pausa implementada.
- Gráfico do protagonista morto foi retocado.
- Algoritmo de busca A* implementado na movimentação do jogador.
- No último puzzle, não há mais escuridão (até porque eu ia ferir uma regra do concurso na época se fizesse isso antes ).
- Os totems do último puzzle animam a boca quando são clicados.
- Itens da bolsa e do "dragging" do mouse agora estão animados de acordo com o gráfico no mapa.
JOGABILIDADE
O jogo inteiro é controlado pelo mouse e apenas um botão do teclado.
[TABLE=alternate]
[TR]
[TH]Botão[/TH][TH]Ação[/TH]
[/TR]
[TR]
[TD]Botão Direito do Mouse[/TD][TD]Mover Jogador[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Botão Esquerdo do Mouse[/TD][TD]Interagir com Objetos
Arrastar Objetos
Arrastar Itens[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]ESC[/TD][TD]Pausa o jogo[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
Você possui uma lamparina onde ela possui uma determinada duração. A medida que o fogo abaixa, a tela escurece e o raio de iluminação diminui.
Não deixe o fogo da lamparina apagar, se isso acontecer, corra por sua vida!
SCREENSHOTS
DOWNLOAD
Vou disponibilizar tanto a versão do concurso (1.0) quanto a versão "remasterizada" pois talvez vocês queiram baixar os dois e fazer um comparativo.
Gostaria de ressaltar que a versão 1.0 tem uma mecânica bem diferente da versão 1.1, o que pode-se estranhar quando jogar uma versão ou outra, sem falar que uma penca de melhorias foram feitas nesta última versão.
Uma coisa que queria combinar também com quem for baixar o jogo é que se vocês encontrarem algum erro ou um bug no jogo, que não hesite em me reportar. Minha pretensão é publicar o jogo nas plataformas digitais tipo GameJolt e até mesmo a RMN pra eu não passar vergonha em 12x sem juros lá na gringa, kkkkk !!Portanto eu conto com a colaboração e com a ajuda de vocês!
CRÉDITOS
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS
Última edição: