🤔 Para Refletir : "Escrever para o seu jogo já começa nas mecânicas" - AbsoluteXandy

CÁRCERE TENEBROSO v1.1

Administração Administração
Jogador maluco, problemático, olho parado.
Postagens
538
Bravecoins
2.505
Área
Programação
Motor de jogo
RPG Maker 2003

1ePHNGn.png
Autor: Dr.XGB
Versão: 1.1
Engine: RPG Maker 2000 1.05b (carinhosamente conhecida como RM do Don Miguel)
Extensão: Destiny Patch 2.0
Gênero: Puzzle
Distribuição: Livre
Data de criação: 21/06/2013
Data de recriação: 12/07/2020
Data de Lançamento: 03/08/2020

SOBRE O JOGO

Este jogo foi feito para o Concurso "Medo do Escuro", promovido no fórum Mundo RPG Maker no ano de 2013.
A engine que eu usei foi o RPG Maker 2000 com a extensão do Destiny Patch 2.0.
De acordo com o regulamento do "Desafio Opcional", eu selecionei os seguintes desafios:
  • Sozinho no Escuro
  • Aprisionado
Após 7 anos do seu lançamento, como uma forma para eu voltar para o mundo de criação de jogos de forma gradativa, resolvi pegar esses projetos que desenvolvi para concursos e resolvi refazê-los, retocando alguns recursos, corrigindo bugs e implementando melhorias nele, agora que as minhas técnicas de programação já está bem mais maduras do que em 2013. Foi até um desafio para mim para eu saber o quanto eu evoluí.

Sua distribuição é livre, portanto você não precisa pagar por nada para adquirir o jogo, além de ter o código-fonte aberto. Basta ter o RPG Maker 2000 instalado para ter acesso ao código do jogo. O motivo de não ter encriptado este jogo foi pela razão no qual o mesmo se trata de um jogo desenvolvido para um concurso que aconteceu há muito tempo. Hoje eu quero distribuí-lo somente para fins didáticos, para quem quer aprender um pouco mais sobre a programação do RPG Maker 2000 e do Destiny ou você é igual eu era quando moleque que abria o código-fonte dos jogos gringos pra ver como que eles implementavam seus sistemas (bons tempos 😭). Então sinta-se à vontade para explorar o código do projeto.

ENREDO

O enredo deste jogo trata-se de uma analogia com o uso excessivo de drogas e o mal que elas podem lhe causar. Então muita coisa que acontece no jogo é uma maneira figurativa de mostrar o mal que as drogas causam na saúde mental e física do ser humano, desde depressão, alucinação, medo até a pior de todas, que é a morte.

Jean é um jovem que foi arrastado para uma casa muito sombria porém não sabe como aconteceu e onde. Ele chegou a pensar que era um sonho mas logo percebeu que estava acordado e preso sozinho em uma sala com sangue, estátuas e cadáveres.
Tudo que ele tem nas mãos é uma lamparina, mais nada!
Agora Jean terá que sair desta casa, resolvendo quebra-cabeças, desvendando aos poucos os mistérios contidos naquela casa.

O QUE HÁ DE NOVO?

v 1.1
  • Logo inicial atualizada com a versão de 2017.
  • Uma interface de ajuda foi desenvolvida, ao invés de exibir no console do Destiny.
  • Não é mais necessário clicar duas vezes para arrastar algum objeto com o mouse.
  • Empurrar objetos não é mais andando sobre ele. Agora você deve se aproximar do objeto e clicar com o botão esquerdo.
  • A luz do jogo foca nos elementos importantes durante uma cutscene.
  • Ao tentar abrir a porta, ao invés de apenas o som de trancado, mostrar um balãozinho com o ícone da chave necessária para abri-la.
  • Cutscenes tiveram seus tempos otimizados.
  • O tempo decorrido da lamparina é zerada quando é recarregada.
  • Puzzle do banheiro refeito. Agora está mais fiel à lenda urbana da Loira do Banheiro.
  • Puzzle das alavancas foi refeito, melhorando as ações das alavancas.
  • Ao colocar a panela no fogão, mostra um balão na garrafa o próximo passo ao jogador.
  • Mais tochas foram inseridas no mapa.
  • Sistema de pausa implementada.
  • Gráfico do protagonista morto foi retocado.
  • Algoritmo de busca A* implementado na movimentação do jogador.
  • No último puzzle, não há mais escuridão (até porque eu ia ferir uma regra do concurso na época se fizesse isso antes :p).
  • Os totems do último puzzle animam a boca quando são clicados.
  • Itens da bolsa e do "dragging" do mouse agora estão animados de acordo com o gráfico no mapa.

JOGABILIDADE

O jogo inteiro é controlado pelo mouse e apenas um botão do teclado.

BotãoAção
Botão Direito do MouseMover Jogador
Botão Esquerdo do MouseInteragir com Objetos
Arrastar Objetos
Arrastar Itens
ESCPausa o jogo

Você possui uma lamparina onde ela possui uma determinada duração. A medida que o fogo abaixa, a tela escurece e o raio de iluminação diminui.
Não deixe o fogo da lamparina apagar, se isso acontecer, corra por sua vida!

SCREENSHOTS

kHGucTu.png

1Zvumi1.png

ADExQpm.png

2PBu5vv.png

4q2bSFU.png

CqaOtgB.png

OrUBKbg.png

oGrskXa.png

DOWNLOAD

Vou disponibilizar tanto a versão do concurso (1.0) quanto a versão "remasterizada" pois talvez vocês queiram baixar os dois e fazer um comparativo.
Gostaria de ressaltar que a versão 1.0 tem uma mecânica bem diferente da versão 1.1, o que pode-se estranhar quando jogar uma versão ou outra, sem falar que uma penca de melhorias foram feitas nesta última versão.

Uma coisa que queria combinar também com quem for baixar o jogo é que se vocês encontrarem algum erro ou um bug no jogo, que não hesite em me reportar. Minha pretensão é publicar o jogo nas plataformas digitais tipo GameJolt e até mesmo a RMN pra eu não passar vergonha em 12x sem juros lá na gringa, kkkkk !!
Portanto eu conto com a colaboração e com a ajuda de vocês!

CRÉDITOS


  • ASCII & Enterbrain: criadores do RPG Maker naquela época
  • Bananen-Joe: criador do Destiny Patch
  • Voadora: promotor do concurso "Medo do Escuro"
  • Thefaker101: charsets
  • Liberty: charsets
  • Meiscool: charsets
  • Maul: charsets
  • sniper77: charsets
  • The Werewolf: charsets
  • xhorrorvisionx: charsets
  • lucas_irineu: charsets
  • hanneliesenmarieke: charsets
  • ZeroInfections: charsets
  • Mariofan95: charset de sangue
  • cybersavior: charset ripado do jogo "Dragon's Quest"
  • Gon: ripou um chipset do jogo "Last Battle"
  • Dazz: ripou o cursor do jogo "Maple Story"
  • Kazesui: charset do cursor
  • Okami Amaterasu: adaptação da lamparina no herói
  • Rose_of_Yoshiki: ripou estátua do"Illusion of Gaia"
  • Hawnk: gráfico do efeito de névoa


AGRADECIMENTOS ESPECIAIS


  • Moge
  • Paradiddle
  • Crixus
  • Professor Bento
  • Avenger_B7
  • Lord Wallace, Takkun e toda a equipe da Condado
  • Todos os meus inscritos do meu canal do YouTube e alunos do meu curso

 
Última edição:
NOOOOSSA, DR!! Que nostalgia!! Eu participei desse concurso da MRM também, e lembro do seu jogo!! O meu foi o Preso No Escuro (Preso No Escuro).

Caraca, que coisa. Que saudade!

Fantástica sua ideia de deixá-lo aberto -- por propósitos didáticos.

Vou jogar assim que conseguir. Parabéns pela iniciativa, de novo!

Além de trazer um ótimo jogo de volta, me trouxe lembranças do concurso e da MRM. =)
 
MEU DEEEEEEEEEEUS DO CÉU!! Eu nunca fiquei com tanta vontade de chegar logo em casa e testar um game como estou agora!! HAHAHAHAHA

Que nostálgico, como diz o nosso mestre Varalta!! Assim que eu jogar eu digo o que achei!!
 
NOOOOSSA, DR!! Que nostalgia!! Eu participei desse concurso da MRM também, e lembro do seu jogo!! O meu foi o Preso No Escuro (Preso No Escuro).

Caraca, que coisa. Que saudade!

Fantástica sua ideia de deixá-lo aberto -- por propósitos didáticos.

Vou jogar assim que conseguir. Parabéns pela iniciativa, de novo!

Além de trazer um ótimo jogo de volta, me trouxe lembranças do concurso e da MRM. =)
Rapaz, é verdade. Eu me lembro do seu jogo no concurso. Ô época boa!
Eu nem me lembro se eu postei lá, depois vou dar uma catucada por lá pra ver se o tópico ainda existe 😁
 
Ué O jogo inteiro é controlado pelo mouse e apenas um botão do teclado. Eu achei que só o MV era possível. O VX ACE também da para usar o mouse. Vou tentar jogar sim e curtir já seu jogo:^-^:
 
Então esse era um dos tais projetos que você tava falando, hein? Uma curiosidade que me bateu lendo o tópico é saber quanto tempo levou pra fazer esse, já que ele nasceu por causa de um concurso. E sendo assim, imagino que tenha sido relativamente rápido - o que é impressionante, porque achei o jogo demais.

Chama atenção de cara o uso do mouse - só me lembro de outro projeto de RM2000 que também usava, bem no estilo "point-and-click" (cujo nome esqueci, bem famoso). Se o doutor pretende fazer um capítulo só sobre Destiny no curso de 2k e o projeto foi aberto por motivos didáticos, bem que poderia destrinchar um pouco dele em vídeo, seria um baita de um exemplo.

Conforme o tempo passa, cada vez mais eu me interesso pelo enredo de um jogo, até mais do que gráficos, arte ou sistemas customizados. E gostei muito da premissa nesse caso, em particular pelo fato de que a história vai sendo apresentada sem uso nenhum de diálogos (e é claro, uma história boa não tem que ser complexa ou longa). A ambientação também ficou dez, é sensacional ver o que dá pra fazer com uma música mais sombria e uns poucos efeitos sonoros.

Fiz questão de tentar primeiro a versão antiga e, embora não tenha ido muito longe, já senti muito a diferença das melhorias implementadas. Na versão original, logo no 1º puzzle acabei empurrando as estátuas sem querer várias vezes e eu, burro que sou, demorei muitas tentativas até perceber que aquele orbe era o reset. Agora, com o novo pathfinding, interação com objetos e o balãozinho escrito RESET bem grande à prova de Paradiddle, já tive uma experiência bem melhor com a versão 1.1!

Não costumo reagir muito bem a limites de tempo, ainda mais durante a solução de puzzles, então ainda não consegui ir muito longe no jogo sem ter um ataque de histeria. Só cheguei na parte das alavancas até agora mas pretendo jogar tudo, até pra ver se consigo encontrar algum bug. Se for o caso aviso por aqui.

De resto, se me lembro bem, você também chegou a falar sobre outros projetos - como um ATB, se não me engano. Se for tudo nesse nível, aguardarei pelos seus outros trabalhos com a ansiedade que uma lamparina apagada numa sala escura me provocam!

Bom trabalho dotô, você é o cara! Valeu!


Com minha velha mania de apreciar detalhes que ninguém se importa e não fazem nenhuma diferença pra quem joga, adorei o fato de que o Jean se move sozinho na "tela de introdução", parecendo muito assustado, e ao iniciar o jogo nós passamos a controlá-lo sem nenhuma transição!
 
Então esse era um dos tais projetos que você tava falando, hein? Uma curiosidade que me bateu lendo o tópico é saber quanto tempo levou pra fazer esse, já que ele nasceu por causa de um concurso. E sendo assim, imagino que tenha sido relativamente rápido - o que é impressionante, porque achei o jogo demais.
Agora não me lembro exatamente quanto tempo durou o concurso. Eu sei que foi um prazo até que generoso, só não lembro se era 1 mês ou 3 semanas.
A versão 1.1 eu refarotei em 21 dias cravados, pq era só refazer os código e teve uma semana que tive pouco tempo pra mexer. Se for considerar em tempo de produção deve ter dado 1 semana kkkkkk !! O jogo é bem curtinho.

Chama atenção de cara o uso do mouse - só me lembro de outro projeto de RM2000 que também usava, bem no estilo "point-and-click" (cujo nome esqueci, bem famoso). Se o doutor pretende fazer um capítulo só sobre Destiny no curso de 2k e o projeto foi aberto por motivos didáticos, bem que poderia destrinchar um pouco dele em vídeo, seria um baita de um exemplo.
Acho que você está falando do Diablo RPG Maker. Ele é o único projeto com Destiny que eu conheço que usou mouse.
E gostei da sugestão! Posso fazer um vídeo sobre o desenvolvimento do projeto. 😀

Não costumo reagir muito bem a limites de tempo, ainda mais durante a solução de puzzles, então ainda não consegui ir muito longe no jogo sem ter um ataque de histeria. Só cheguei na parte das alavancas até agora mas pretendo jogar tudo, até pra ver se consigo encontrar algum bug. Se for o caso aviso por aqui.
Vou te dar uma dica: na parede da esquerda, onde tem uns rabiscos vermelhos na parede, mostra qual é a sequência das alavancas que você deve virar pra que todas elas fiquem abaixadas. Só que essa sequência está criptografada :goodroy:
Mas não é difícil de decifra-la =D

De resto, se me lembro bem, você também chegou a falar sobre outros projetos - como um ATB, se não me engano. Se for tudo nesse nível, aguardarei pelos seus outros trabalhos com a ansiedade que uma lamparina apagada numa sala escura me provocam!
Um ATB ainda não cheguei a fazer. Já fiz um ABS e TBS, porém não terminei, inclusive fui muito criticado em ambos, o que me desanimou de continuar com eles. Mas o Metal Tactics eu pretendo fazer do zero um dia e bem melhor do que fiz em 2015.

Muito Obrigado pelo feedback! 😁
Pode apostar que tá vindo mais coisa por aí. Não sei se refaço um outro projeto de concurso ou se eu já começo um projeto (que inclusive o GDD tá quase pronto).
 
Acho que você está falando do Diablo RPG Maker. Ele é o único projeto com Destiny que eu conheço que usou mouse.
E gostei da sugestão! Posso fazer um vídeo sobre o desenvolvimento do projeto. 😀

Achei que tava ficando gagá de vez, mas finalmente consegui encontrar: Vortex. Ele usa o mouse pra fazer um jogo de aventura/puzzle no estilo de Monkey Island, não testei muito mas parece um jogaço. E vi agora que ele na verdade não usa o Destiny Patch - mas um tal de Key Patch, antigão - e nem é tão famoso quanto imaginei (só consegui encontrar nessa comunidade francesa, que tem muita coisa bacana aliás).

E o Diablo RPG Maker era um projeto classicaço, esse aí eu não esqueceria nunca. 😃

Um ATB ainda não cheguei a fazer. Já fiz um ABS e TBS, porém não terminei, inclusive fui muito criticado em ambos, o que me desanimou de continuar com eles. Mas o Metal Tactics eu pretendo fazer do zero um dia e bem melhor do que fiz em 2015.

Deixa pra lá, tô ficando gagá sim, quis dizer ABS mesmo. Mas a turminha "dev" consegue ser meio babaca às vezes, pô, os projetos parecem mó legais, vou chutar que pegaram no pé dos recursos que não são 100% originais ou padrão RTP. Mas na real não importa.

Me lembro de ter tentado jogar a alpha do Metal Tactics há um bom tempo, mas não consegui rodar na época (devo ter tentado abrir com a versão oficial do Maker, nem sabia qual era a dos patches). Fico contente de saber que você ainda não abandonou a ideia, achei um mundo mega planejado, complexo e interessante, com mecânicas idem.


Valeu pela dica das alavancas, dr., ainda não tentei jogar de novo mas o farei em breve. Parabéns mais uma vez!
 
Achei que tava ficando gagá de vez, mas finalmente consegui encontrar: Vortex. Ele usa o mouse pra fazer um jogo de aventura/puzzle no estilo de Monkey Island, não testei muito mas parece um jogaço. E vi agora que ele na verdade não usa o Destiny Patch - mas um tal de Key Patch, antigão - e nem é tão famoso quanto imaginei (só consegui encontrar nessa comunidade francesa, que tem muita coisa bacana aliás).

Aaah, sim! Tô ligado nesse patch. Eu o utilizei em meados de 2007 e 2008. É o Ineluki's Key Patch. Tenho ele aqui até hj. O koA-Angel era um grande utilizador desse patch. Esse patch ele tbm usava mouse.
O curioso desse patch é que a programação dele funcionava como se fosse um arquivo .ini onde tinham suas chaves e seções mas vc salvava em .wav.
Aí pra rodar o script, tinha que chamar o comando Play Sound nos eventos. Era uma coisa de louco kkkkkk !!
 
Fala Dr!
Cara estou sofrendo. 1ª demorei bastante (e ainda tenho dificuldade) para dominar a interação, pois estou com um note e não tenho mouse, estou me virando para dominar o estilo "point-and-click". Depois seus puzzles com o tempo passando é muito bacana, mas o que atrapalha é que estou sem mouse. Não passei disso:

há uma parede, onde tem uns rabiscos vermelhos (demorei bastante para ver a sequência das alavancas). Só que você criou uma sequência criptografada :bwahaha:
 
Fala Dr!
Cara estou sofrendo. 1ª demorei bastante (e ainda tenho dificuldade) para dominar a interação, pois estou com um note e não tenho mouse, estou me virando para dominar o estilo "point-and-click". Depois seus puzzles com o tempo passando é muito bacana, mas o que atrapalha é que estou sem mouse.

Olha, realmente imagino que o Touchpad deve ser meio complicado mesmo. Se pra fazer as funções normais ele já é complicadinho kkk !!

há uma parede, onde tem uns rabiscos vermelhos (demorei bastante para ver a sequência das alavancas). Só que você criou uma sequência criptografada :bwahaha:

A decodificação é simples: basta contar quantas linhas tem para indicar a posição da alavanca que você deve puxar. Por exemplo: se o código é 1, logo deve ir para a primeira alavanca. 5 linhas = 5ª alavanca da esquerda para a direita.
 
Voltar
Topo