🤔 Para Refletir :
"Reduz o tamanho desse jogo aí... não tenho espaço... *snif*"
- Delayzado

C# para iniciantes - Aula 1: Variáveis

Mayleone Feminino

Conde
Membro
Membro
Console.Write("Hello World!");
Juntou-se
25 de Outubro de 2016
Postagens
267
Bravecoins
3.009
Introdução:

Olá, na primeira aula de hoje sobre C# para iniciantes nós vamos abordar o assunto sobre as variáveis.
Mas afinal de contas, o que é uma variável?
Resposta: A variável é um tipo primitivo de dado em C# que tem como principal função guardar/armazenar valores.
Imagine as variáveis como uma caixa que guarda objetos: Você quer organizar as suas caixas de acordo com o objeto específico que ela vai armazenar, por exemplo, uma caixa que só guarde sapatos, outra caixa que somente guarda figurinhas, e uma outra caixa que somente armazena biscoitos.
Note que cada caixa possui um tipo específico de objetos armazenados, não é? Pois então, as variáveis são como essas caixas, cada uma delas armazenarão tipos específicos de dados, quer ver?




Iniciando a aula:
Para seguir com nossas aulas é de suma importância que você tenha instalado em seu computador o programa Visual C# Express ou até mesmo o Visual Studio, para que você possa visualizar os exemplos na íntegra e também treinar seus códigos, pois ambos programas são compiladores da linguagem C#.
Com seu Visual C# ou Studio aberto, vá em "File >> New Project >> >> Em 'Templates' escolha C# e vá em >> Console Application e na opção "Name" você digitará "Aula1":

Untitled%2B2.png


Quando você clicar em Ok você abrirá a seguinte tela:

Untitled%2B3.png


Sobre as bibliotecas, classes e métodos, nós iremos discutir isso nas aulas posteriores, onde você vai entender o que de fato são e como funcionam, porém nessa primeira aula nós vamos utilizar a aplicação de console (Console application) para criarmos algoritmos em C# de exemplo, para que você possa visualizar o funcionamento das variáveis na íntegra.
O algoritmo será escrito na parte ''início do bloco'' como mostrado na imagem acima.
Tenha em mente que esses blocos de códigos devem conter sempre seus respectivos terminais, ou seja, o início do bloco que é representado pela chave aberta: ''{'' e o final do bloco, a chave fechada ''}''.
Nessa primeira aula não iremos abordar o assunto sobre terminais, mas lhe garanto que nas aulas posteriores esse assunto voltará, não se preocupe.




Valores inteiros e operações:
Para iniciar nossa aula terei como exemplo clássico a variável do tipo inteiro (int), que tem como função apenas armazenar valores numéricos do tipo INTEIRO, ou seja, números negativos e positivos, mas que não possuem casas decimais!
Uma variável do tipo inteiro é muito útil para armazenar valores que não possuem valores 'quebrados', como a idade de uma pessoa, a placa de um carro, uma senha, os dias da semana e etc.
Para definir uma nova variável em C# você primeiramente deve especificar seu tipo, ou seja, deve escrever que ela armazena valores inteiros, por exemplo.
Para isso basta escrever 'int':

Untitled%2B4.png


À frente da palavra 'int' você criará a variável a partir de um nome, este nome pode ser qualquer um que você queira adotar, contanto que não inicie com números (773variavel), por exemplo, ou tenha caracteres especiais e acentuações, por exemplo (*variavel##) ou (variável).
O nome é criado da forma como o programador desejar, mas é sempre bom aconselhar que quanto mais o nome seja objetivo e curto, melhor será para você na hora de programar, em outras palavras, colocar o nome da variável conforme a sua 'função' é uma boa tática:

Untitled%2B5.png


Note a variável ''pontos''. Ela é uma variável de exemplo, que, possivelmente poderá armazenar o valor dos pontos de um jogo qualquer.
Uma coisa que você não deve esquecer é que após criar sua variável você deve adicionar um ponto e vírgula (;) após seu nome para indicar o final deste comando.
Você também pode criar mais de uma variável na mesma linha de código, se você desejar criar várias variáveis de um mesmo tipo de uma vez só, por exemplo:

Untitled%2B6.png


Perceba que as variáveis são diferenciadas pela separação por uma vírgula (,) e que o comando encerra com o ponto e vírgula (;).

Como as variáveis inteiras são do tipo ''numéricas'', ou seja, trabalham com NÚMEROS, nós podemos realizar operações matemáticas com elas.
O símbolo de mais (+) faz com que possamos somar duas variáveis ou até mesmo dois números, por exemplo.

Vamos criar um algoritmo que solicite para o usuário que ele digite um número qualquer, e após ele digitar esse número nós iremos somar com 5 e mostraremos o resultado.
Para isso, primeiro nós criaremos nossa variável do tipo inteiro com o nome de ''numero''.
Para exibir uma mensagem de texto ao usuário na aplicação de console, nós utilizamos o comando "Console.WriteLine();" que literalmente significa ''Escrever linha", ou seja, com esse comando é possível escrevermos textos a serem exibimos na tela de debug.
Dentro do parênteses deste comando e entre aspa duplas (") nós podemos escrever o seguinte: "Olá, usuário! Digite um número qualquer":

Código:
using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text;

namespace Aula1
{
    class Program
    {
        static void Main(string[] args)
        {
            int numero;
            Console.WriteLine("Olá, usuário! Digite um número qualquer");
        }
    }
}


O número digitado pelo usuário deverá ficar armazenado na variável ''numero'' para que possamos trabalhar com ela, certo? Ou seja, o usuário irá digitar um texto (caractere) e apesar de ser um número, o compilador nesse primeiro momento vai entender que aquilo que foi digitado pelo usuário foi um texto e não um número de fato.
Um texto não pode realizar operações de soma, por exemplo, por isso nós devemos converter o que foi digitado pelo usuário para número do tipo inteiro, assim:

numero = Convert.ToInt32(Console.ReadLine());

Explicando o trecho acima, ''numero ='' significa atribuição, ou seja, nós estamos atribuindo um valor para a variável ''numero'', estamos colocando alguma coisa dentro dessa variável.
[redalert]O símbolo de igualdade (=) é utilizado para atribuição![/redalert]
E o que está sendo ''colocando'' na variável ''numero''? Um Console.ReadLine(), mas o que é isso?
O comando Console.ReadLine é literalmente "Ler linha'', ou seja, ele vai ''ler'' na linha acima o que foi digitado e irá armazenar na variável ''numero'' o que foi escrito pelo usuário.
O comando Convert.ToInt32 é um método de conversão, neste caso, a conversão é para inteiro (int), e seu argumento (o que está entre os parênteses) é justamente o Console.ReadLine, ou seja, o que o usuário digitou. Em outras palavras, o argumento irá ''identificar'' o que será convertido.
Em resumo, esse trecho está armazenando dentro da variável ''numero'' o valor digitado pelo usuário e está o convertendo de caractere (texto) para inteiro (número).

Agora que a variável ''numero'' está devidamente convertida e armazena o valor digitado pelo usuário, podemos realizar a operação de soma com o número 5, após isso, o programa irá exibir o resultado dessa soma, ou seja, do valor digitado mais o número 5.
Para exibir algo para o usuário você já sabe como se faz, basta utilizar o comando: Console.WriteLine().
Para exibir um texto ou uma mensagem, como fizemos mais acima, você o digita entre aspas duplas, mas para exibir o valor de uma variável ou de uma operação matemática você simplesmente escreve a operação dentro do Console.WriteLine sem as aspas, assim:

Console.WriteLine(numero + 5);

Assim o programa irá exibir o resultado da soma entre o que há dentro da variável ''numero'' (o que o usuário digitou) e o número cinco.
Seu código deve estar assim:

Código:
using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text;

namespace Aula1
{
    class Program
    {
        static void Main(string[] args)
        {
            int numero;
            Console.WriteLine("Olá, usuário! Digite um número qualquer");
            numero = Convert.ToInt32(Console.ReadLine());
            Console.WriteLine(numero + 5);
        }
    }
}


Para testar (debugar) seu código dê um F5 no seu teclado e uma janela de execução aparecerá:

Untitled%2B8.png


Agora digite um número inteiro qualquer e perceba que o programa realiza a soma porém fecha a execução rapidamente, você não teve nem tempo de visualizar o resultado, não é?
Para acabar com esse desconforto, digite o código: Console.ReadKey(); que significa ''leia chave'', no caso da programação ''leia tecla'', que só fará o programa fechar e parar a execução quando o usuário pressionar uma tecla qualquer, assim você poderá ver o resultado da soma.

Untitled%2B9.png


Veja que eu digitei o número ''20'' e logo abaixo o programa me retorna o valor 25 que é justamente a soma do meu valor digitado + o número 5, certo? Ou seja, o algoritmo está funcionando devidamente.

Você pode também utilizar o comando Console.WriteLine para exibir mais de um dado, ou seja, você pode exibir um texto e o resultado dessa soma numa mesma linha de código, basta separar os dados por uma sinal de soma (+), assim:

Console.WriteLine("A soma do seu número digitado com o 5 é" + (numero +5));

Olha como que fica no debug:

Untitled%2B10.png


Outro meio de exibir dados no Console.WriteLine é a utilização dos index das operações e variáveis dentro de um texto, por exemplo, querer exibir o valor digitado pelo usuário, e o seu resultado, ficando assim:

Console.WriteLine("O valor digitado pelo usuário foi {0} e a soma com o número 5 resultou em {1}", numero, (numero+5));

Onde dentro das chaves você informa o index da variável a ser exibida, sendo a primeira variável tendo sempre o index 0, a segunda tendo index 1, e assim sucessivamente, separando após o texto, as variáveis a serem exibidas por vírgulas:

Untitled%2B12.png


Note que dessa forma a exibição dos valores ficou mais organizada, mas lembre-se que este é apenas mais um modo de exibir algo para o usuário, e as duas formas de exibição aqui mostradas nessa aula estão corretas e funcionam.

No exemplo acima nós somamos uma variável com uma constante (ou seja, um valor que não se altera, o número 5, por exemplo) mas você pode também somar variáveis com outras variáveis, por exemplo:
Vamos criar um algoritmo que solicite dois números ao usuário e ao final exiba para ele o resultado desta soma, ficaremos com o seguinte código:

Código:
using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text;

namespace Aula1
{
    class Program
    {
        static void Main(string[] args)
        {
            int numA, numB;
            Console.WriteLine("Olá, usuário! Digite um número qualquer");
            numA = Convert.ToInt32(Console.ReadLine());
            Console.WriteLine("Por favor digite mais um número!");
            numB = Convert.ToInt32(Console.ReadLine());
            Console.WriteLine("A soma de {0} com {1} é igual a {2}", numA, numB, (numA + numB));
            Console.ReadKey();
        }
    }
}


No debug você terá algo assim:

Untitled%2B13.png


Até agora nós fizemos uma única operação matemática que foi a soma, mas obviamente você poderá fazer outras operações como subtração, multiplicação, divisão, e ainda acessar o resto de uma divisão! Basta utilizar seus respectivos operadores:

Adição +
Subtração-
Multiplicação *
Divisão /
Resto %


Veja abaixo um exemplo de código que exibe a soma, subtração, multiplicação, divisão e resto da divisão entre dois números fornecidos pelo usuário:

Código:
using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text;

namespace Aula1
{
    class Program
    {
        static void Main(string[] args)
        {
            int numA, numB;
            Console.WriteLine("Olá, usuário! Digite um número qualquer");
            numA = Convert.ToInt32(Console.ReadLine());
            Console.WriteLine("Por favor digite mais um número!");
            numB = Convert.ToInt32(Console.ReadLine());
            Console.WriteLine("Soma: {0} \nSubtração: {1} \nMultiplicação: {2} \nDivisão {3} e resto da divisão: {4}", (numA + numB), (numA - numB), (numA * numB), (numA / numB), (numA % numB));
            Console.ReadKey();
        }
    }
}


Untitled%2B1.png


[redalert]Dica: Foi utilizado o comando ''\n'' dentro do Console.WriteLine para pular uma linha![/redalert]

Até aqui foi lhe mostrado um único tipo de variável (as variáveis do tipo inteiro) mas ainda tenho alguns outros tipos para lhe mostrar:




Números decimais:
Temos também os tipos de variáveis numéricas que trabalham com valores decimais (números quebrados com vírgulas) são as variáveis do tipo 'decimal', 'float' e 'double':

Untitled%2B14.png


Perceba que para as variáveis do tipo ''decimais'', você precisa colocar a letra minúscula de seu tipo ao atribuir um valor à ela, diferente das variáveis do tipo inteiro:

Untitled%2B15.png


Como são variáveis do tipo numéricas, você também pode realizar operações matemáticas com essas variáveis, por exemplo:

Código:
using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text;

namespace Aula1
{
    class Program
    {
        static void Main(string[] args)
        {
            // Poupança onde o valor depositado rende em 0.40% de juros por mês!
            float valorDepositado;

            Console.WriteLine("Informe o valor a ser depositado");
            valorDepositado = float.Parse(Console.ReadLine());
            Console.WriteLine("Com o depósito de {0} reais, seu rendimento será de: {1} reais", valorDepositado, (valorDepositado * (0.40/100.0) + valorDepositado));
            Console.ReadKey();
        }
    }
}


Untitled%2B16.png


[redalert]Dica: Foi utilizado para a conversão do valor digitado pelo usuário para float o seguinte método:
float.Parse(); E sim, você pode utilizar o mesmo método para a conversão em double e decimal: double.Parse(); e decimal.Parse();
[/redalert]




Strings:
Outro tipo de variáveis que podemos encontrar são as variáveis do tipo caracteres, que armazenam valores textuais.
Temos como exemplo o primeiro tipo de variável em caractere, a variável do tipo ''char'' (que significa caractere mesmo), onde a mesma armazena apenas  UM caractere específico, por exemplo:

Untitled%2B17.png


Outro tipo de variável que aceita caractere é o tipo string (texto) que como o nome sugere, pode armazenar textos contendo vários caracteres:

Untitled%2B18.png


Você pode utilizar a variável do tipo ''string'' para chamar o usuário pelo seu nome, por exemplo:

Código:
using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text;

namespace Aula1
{
    class Program
    {
        static void Main(string[] args)
        {
            string nome;
            Console.WriteLine("Digite o seu nome");
            nome = Console.ReadLine();
            Console.WriteLine("Olá {0} bom te ver aqui", nome);
            Console.ReadKey();

        }
    }
}


Untitled%2B18.png


[redalert]Dica: Perceba que o usuário entra com um texto a ser digitado (seu nome) e no código não houve a necessidade da conversão para string (assim como ocorre com variáveis do tipo inteiras e decimais) porque o texto digitado pelo usuário já é de fato um caractere.[/redalert]

Como não são variáveis do tipo numéricas, essa variáveis em caractere não realizam operações matemáticas, mas se você somá-las, por exemplo, você poderá unir seus valores, por exemplo:

Código:
namespace Aula1
{
    class Program
    {
        static void Main(string[] args)
        {
            string silaba1, silaba2;
            Console.WriteLine("Digite uma sílaba");
            silaba1 = Console.ReadLine();
            Console.WriteLine("Digite outra sílaba");
            silaba2 = Console.ReadLine();
            Console.WriteLine("A palavra formada com as sílabas fornecidas foi: {0}", (silaba1 + silaba2));
            Console.ReadKey();

        }
    }
}


Untitled%2B18.png


Veja que mesmo digitando números, e apesar de o código somar essas variáveis, você não terá o resultado desta soma,
mas sim o agrupamento destes números digitados:

Untitled%2B18.png


345 + 98 não é 34598, mas esse resultado nos foi fornecido porque aqui não estamos somando variáveis numéricas,
e sim variáveis do tipo caractere!




Variáveis lógicas:
E por fim, outro tipo de variável que você poderá se deparar são as variáveis do tipo boleanas (bool) ou também chamadas de variáveis lógicas, que retornam apenas dois tipos de informações: verdadeiro (true) ou falso (false).
São muito utilizadas para trabalharmos com estruturas de repetições e estruturas condicionais, mas deixaremos ambos assuntos para uma próxima aula, sim?

Untitled%2B18.png


Aqui foi só uma breve apresentação desse tipo de variável. Eu gostaria de explicar melhor como utilizá-las em aulas posteriores, pode ser?




Finalização:
Então com isso nossa primeira aula sobre C# e suas variáveis chegou ao fim!
Olha só quanta coisa você aprendeu! Como abrir um console de aplicação no Visual Studio ou Visual C#, o que são variáveis, quais são seus tipos, como atribuir valores a elas, como realizar cálculos matemáticos com elas, como convertê-las e exibi-las na execução de debug e diversas informações importantes, não?
Com o conhecimento adquirido até aqui, creio que você esteja apto para realizar essas tarefas de fixação para treinar sua programação, que tal?

1) Crie um programa que solicite três números ao usuário que realize a soma entre os dois primeiros valores digitados e em seguida multiplique esse resultado pelo terceiro valor informado.

2) Crie um programa que solicite o nome de um aluno e suas notas em quatro disciplinas distintas, e por fim exiba sua média aritmética e o seu nome.

3) Crie um programa que solicite a quantidade de meses, e ao final exiba quantos anos se passaram de acordo com esses meses.

4) Crie um programa que solicite o valor total de uma compra, o valor a pagar pelo usuário e informe seu troco.

5) Crie um programa que solicite 4 palavras diferentes ao usuário e ao final exiba a frase que foi formada a partir dessas palavras.


 
Bom guia, bem comum mas é bom que seja postado aqui.

Depois de ler tudo, me surgiu uma dúvida.
Quando usar o decimal, o float ou o double?
Por exemplo, se eu quiser armazenar o valor 15.865. Armazeno em qual das 3?

Na minha cabeça, pensei na lógica de que, se eu usar float, ele vai preparar um espaço na memória do número -3.4028232e38 até o 3.4028232e38

Sendo assim, se eu não precisar de um número muito grande, é melhor eu usar decimal, pra economizar memória. É algo assim?
 
Kawthar comentou:
Bom guia, bem comum mas é bom que seja postado aqui.

Depois de ler tudo, me surgiu uma dúvida.
Quando usar o decimal, o float ou o double?
Por exemplo, se eu quiser armazenar o valor 15.865. Armazeno em qual das 3?

Na minha cabeça, pensei na lógica de que, se eu usar float, ele vai preparar um espaço na memória do número -3.4028232e38 até o 3.4028232e38

Sendo assim, se eu não precisar de um número muito grande, é melhor eu usar decimal, pra economizar memória. É algo assim?

Exatamente!  :XP:
E temos também o fator 'precisão de arredondamento',como você pode ver mais detalhadamente neste link: http://www.macoratti.net/12/12/c_num1.htm
 
Kawthar comentou:
Bom guia, bem comum mas é bom que seja postado aqui.

Depois de ler tudo, me surgiu uma dúvida.
Quando usar o decimal, o float ou o double?
Por exemplo, se eu quiser armazenar o valor 15.865. Armazeno em qual das 3?

normalmente em jogos usamos mais int e float. Quando programamos pra sistemas antigos ou com economia de memoria RAM, usamos e definimos bem com essas(double,deciamal entre outras) alem de palavras resevardas para intervalo de dados(como short,long e etc)

pra armazenar o valor 15.865 o mais sensato seria usar o float msm.
A palavra float vem de ponto flutuante e o normal eh q ele vá até 7 casas depois da virgula a direita.

ex:

  public float myNum = 15.865f;



Na minha cabeça, pensei na lógica de que, se eu usar float, ele vai preparar um espaço na memória do número -3.4028232e38 até o 3.4028232e38

  sim, vc separar um espaço na memoria mais alto do q vc usa, só q se vc qr usar numeros com virgula terá q usar float.
Nos dias atuais eh bem dificil ver o pessoal falando do tamanho dessa memoria reservada(mas eh bem facil achar na net), peguei essa tabelinha de um livro aq de casa, pra vc ter uma ideia:


TiposPrimitivosCSharp.png






Sendo assim, se eu não precisar de um número muito grande, é melhor eu usar decimal, pra economizar memória. É algo assim?

depende do numero, o decimal gasta bastante bytes, 16 pra ser mais exato, acredito ser melhor usar o float ou o double.(lembrando q double armazena ate 14 casas depois da virgula), se for maior q isso tem q fazer as continhas pra ver qual o melhor.

espero ter ajudado, ate++


 
Muito bem salientado esses pontos, principalmente a tabela com esses tipos mais específicos de variáveis. :)
Só reforçando seu comentário, o tipo decimal apesar de assumir um espaço maior na memória, tem a menor margem de erro no quesito arredondamento, diferente do float ou double, então se for o caso de precisar de algo mais exato, como mexer com dinheiro por exemplo, o decimal é mais recomendado.
Mas claro, isso é uma coisa mais técnica, pois qualquer um dos 3 tipos trabalham com a mesma finalidade: Os números decimais.
No mais, agradeço a contribuição.
 
Hmm, né por nada não, mas eu adooorrrooooo C#. E o tutorial está muito bom, May-sensei! Parabéns!

Ah se na época que aprendi tivesse tutoriais bons assim. Eu tive é que me virar com alguma documentação primitiva e muito material em inglês.

Já estou aguardando o próximo, se eu lembrar de algum detalhe a mais, eu te aviso. Continue com o bom trabalho!
 
Obrigada pelo apoio, Rafael! Fico feliz que tenha gostado da qualidade da aula, pois em breve estarei trazendo mais algumas nesse formato.
Até mais.
 
Voltar
Topo Inferior