🤔 Para Refletir :
"Reduz o tamanho desse jogo aí... não tenho espaço... *snif*"
- Delayzado

Características do RPG Maker

HenriqueGibi Masculino

Cidadão
Membro
Membro
Compre o jogo de um amigo!
Juntou-se
27 de Dezembro de 2018
Postagens
130
Bravecoins
316
Era 2002 quando eu mexi pela última vez num RPG Maker. Não lembro nada e tenho muitas dúvidas. Gostaria da ajuda de vocês.
Alguns sprites possuem resolução diferente da outra. Algumas animações possuem mais frames que a outra.
chrono.gif
chrono-ss.png
rpg-maker.gif
rpg-maker-ss.png
Enquanto o Chrono possui 6 frames com 6 sprites diferentes, o Loiro tem 3 sprites com 4 frames - a posição "meio" se repete. Cada sprite do Chrono é maior que a do Loiro.
Nisso, eu tenho umas perguntas.

1) Existe algum tamanho ideal de sprites para personagens no RPG Maker?

2) Quantos frames é possível colocar numa animação (andando, por exemplo) no RPG Maker?

3) Existe alguma "limitação" quanto à animação/sprite no RPG Maker ou o céu (sua placa de vídeo, no caso) é o limite?

Valeu, obrigado gente! ;)

Cada RPG Maker possui um tamanho padrão para os personagens. O 2000 e 2003, que são a minha área, cada sprite tem 24x32, sendo que vc pode colocar até 8 personagens em cada arquivo.
Chara1.png
Chara2.png

Existem até modelos para montar os personagens. Mas hoje em dia, pra quem tem GIMP, montar com a ajuda das grades são mais eficientes.

2) Quantos frames é possível colocar numa animação (andando, por exemplo) no RPG Maker?
3 quadros (horizontal), 4 direções (vertical) e até 8 personagens ou posições. Se estiver em um RPG Maker mais recente como MV ou MZ, há plugins que redefinem esse limite.
action46.png

3) Existe alguma "limitação" quanto à animação/sprite no RPG Maker ou o céu (sua placa de vídeo, no caso) é o limite?
Não entendi muito bem essa pergunta mas acho que a respondi sem querer no item 2) :bwahaha:

Ah, obrigado. Eu esqueci de perguntar: e os portrait? Não sei se o nome certo é esse, mas me refiro aos retratos dos blocos de diálogos:

portrait.png

Não entendi muito bem essa pergunta mas acho que a respondi sem querer no item 2) :bwahaha:
A pergunta 1 e 2 eu entendi bem. Sobre essa, eu me referia a, por exemplo, na Unity você consegue colocar quantos frames quiser na animação "andando" por exemplo. Claro, vai dar trabalho, dependendo do objetivo talvez tenha que craftar componente ou mesmo comprar um asset pronto, e nem é garantia que vai ficar bom, mas dá pra colocar 200 frames se você quiser, rsrsrs, mas eu entendi sim o que você disse, realmente respondeu. Obrigado.

Ah, obrigado. Eu esqueci de perguntar: e os portrait? Não sei se o nome certo é esse, mas me refiro aos retratos dos blocos de diálogos:

Visualizar anexo 8407

A pergunta 1 e 2 eu entendi bem. Sobre essa, eu me referia a, por exemplo, na Unity você consegue colocar quantos frames quiser na animação "andando" por exemplo. Claro, vai dar trabalho, dependendo do objetivo talvez tenha que craftar componente ou mesmo comprar um asset pronto, e nem é garantia que vai ficar bom, mas dá pra colocar 200 frames se você quiser, rsrsrs, mas eu entendi sim o que você disse, realmente respondeu. Obrigado.
No RPG Maker chamamos de FaceSets. Também tem o seu arquivo próprio e respeita, basicamente, o mesmo padrão da imagem que vc mandou. O que vai mudar de versão para versão são os tamanhos dos quadros.
No 2000 e 2003, você consegue colocar 16 quadros de 48x48 no mesmo arquivo.

Chara1.png

Mas você poderia falar das versões mais atuais, ou de sua experiência.

O que acha?

A partir do RPG Maker MZ (a última versão) é possível escolher nativamente entre sprites 16x16, 24x24, 32x32 e 48x48. Através de plugins sprites maiores são possíveis, como 68x68. Não é recomendado (a não ser que se use plugins, como pixel movement) usar sprites que sejam mais largos do que a grade definida pelo RM. Ou seja, se a sua grade é de 48px de largura, o ideal é manter seus sprites dentro dessa medida. O RM aceita sprites de qualquer tamanho, desde que se respeite o template das folhas de sprites (tanto é que existem sprites de chefes ou monstros maiores), porém, a colisão limita-se à largura da grade, não do sprite, o que gera alguns problemas visuais se você quiser que esse sprite se move pelo cenário. Também é possível utilizar sprites com o dobro de altura de uma grade (ou seja, se for uma grade de 48x48, usar sprites de 48x96 não causará nenhum problema), mas mais que o dobro também gerará problemas gráficos devido à grade. Em resumo, o tamanho ideal dos seus sprites depende da grade que você está usando como base.

O céu é o limite, desde que você tenha o plugin certo em mãos.

A mesma resposta para a pergunta 2.

Voltar
Topo Inferior