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Cards em Batalha - Monstrike Opiniões #01

Ludovic Masculino

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19 de Junho de 2015
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1UyXwbB.jpg

Imagem meramente ilustrativa.​

Ignorem este gráfico, este não é o grafico do jogo, apenas fiz para ilustrar a duvida


Eu gostaria da opinião de vocês a respeito de algo que quero modificar no meu futuro projeto Monstrike, alguns já conhecem e outros não. Pra quem não conhece, compare o gameplay com pokemon (captura e batalha de monstros)


A questão é a seguinte: Quero substituir os moves (habilidades/golpes que os mosntros aprendem a usar) por cards.
O sistema funcionaria assim: De acordo o Monstrike e o nível, ele será compatível com certos cards que proporcionam ataques diversos. Isso seria algo para quebrar o limite de 4 moves que cada "pokemon" pode ter, mas apenas 4 e fica difícil substituir por outros. Neste caso que cito agora, antes de entrar em batalha você equipa o monstro com até 4 ou 5 cards, que são normalmente ataques ou efeitos. Se não gostar da combinação é só trocar quando não estiver em batalha.
O que acham?
 
Acho bem interessante, só não gostei de como colocou em batalha. Acho que fica meio feio essas cartas aparecendo ai.
Seria melhor um menu ou algo do tipo que tenha elas.
 
RyanKamos comentou:
Acho bem interessante, só não gostei de como colocou em batalha. Acho que fica meio feio essas cartas aparecendo ai.
Seria melhor um menu ou algo do tipo que tenha elas.

opa, não tem nada a ver essa imagem só fiz de qualquer jeito porque não gosto de fazer topico sem imagens.
 
Idea legal, mas na minha opinião foge do intuito de usar cards.

Cards seria para colocar mais estratégia ou sorte no gameplay, como acontece em games como Megaman Battle network sendo assim ficaria legal um deck que o jogador pudesse montar com um numero de cards mais alto que quatro, como 15 sei lá, e no game a cada turno elas viessem à mão.

Caso o sistema não agrade, e queira usar a ideia original, ao invés de cards poderiam ser "tokens" "moedas" sei lá, alguma coisa que combine mais com a alma do game.

Um abraço!
 
Eu gosto de consultar o povo pra moldar as idéias.
To vendo que vai ser o jeito usar moves mesmo e cards para auxiliar
 
Algo semelhante aos TM e HM do Pokémon, mas funcionando em um sistema de cards ficaria bem interessante, ainda mais se for recompensas aleatórias em conquistas.
 
Uma coisa é ter as habilidades de batalha, outra é encaixar as cartas nesta lógica. Mas um sistema melhor que só ter 4 comandos é algo necessário em Pokémon há séculos. Um jeito meia boca de fazer isso foi o conceito de megaevolução, que na prática muda de Pokémon temporariamente, mas isso não é interessante pro Monstrike. Skills equipadas como se fossem equipamentos ainda é a melhor solução. As cartas ficam servindo apenas de "twist".
 
Rafael_Sol_MAKER comentou:
Uma coisa é ter as habilidades de batalha, outra é encaixar as cartas nesta lógica. Mas um sistema melhor que só ter 4 comandos é algo necessário em Pokémon há séculos. Um jeito meia boca de fazer isso foi o conceito de megaevolução, que na prática muda de Pokémon temporariamente, mas isso não é interessante pro Monstrike. Skills equipadas como se fossem equipamentos ainda é a melhor solução. As cartas ficam servindo apenas de "twist".

Essa é a ideia, poder escolher as habilidades que quer. Isso já deveria ser implantado em pokemon a tempos, visando que não influencia em nada no metagame.
Acho que eles não mudam esse limite de 4 moves porque a coisa funciona, nunca há alguém que sempre vença, nunca há estratégia que funcione 100%.
Uma vez numa batalha de 3 vs 3 eu fiz assim: Coloquei um ferrothorn com Worry Seed, um Shedinja e um Carbink com Skill swap.
Era perfeito:
Usava o ferrothorn para mudar a habilidade do Shedinja para Insomnia com o move Worry Seed, usava o carbink com sue move skill swap pra trocar sua habilidade Sturdy pela do shedinja. Isso resultava no Shedinja que tem apenas 1hp com a habilidade sturdy (se vc estiver full hp e levar um golpe 1hit KO, ficará com 1 hp, assim seria exatamente imortal porque o hp total do shedinja é exatamente 1)
Mas aí um zé bonitinho resolver chamar o Tiranitar que invoca uma tempestade de areia que causa dano indireto e me lascou todinho.
 
Como vai [member=39]Ludovic[/member]!

Não sou especialista em jogos que utilizam cards nem no estilo Pokemon, joguei somente este último no GBA que era bem fácil, por sinal!

Então me explique algo: a sua ideia principal é implantar um movimento a mais, onde o adversário também poderá ter acesso a esse recurso? Esse movimento a mais seria de vez em quando, como se fosse um especial, só que liberando mais um movimento, ou seria normal a utilização em todas as batalhas?

Abs.,

 
JoeFather comentou:
Como vai [member=39]Ludovic[/member]!

Não sou especialista em jogos que utilizam cards nem no estilo Pokemon, joguei somente este último no GBA que era bem fácil, por sinal!

Então me explique algo: a sua ideia principal é implantar um movimento a mais, onde o adversário também poderá ter acesso a esse recurso? Esse movimento a mais seria de vez em quando, como se fosse um especial, só que liberando mais um movimento, ou seria normal a utilização em todas as batalhas?

Abs.,

Na verdade é para utilização normal mesmo no lugar dos ataques, cada ataque poderia ser modificado quando não estivesse em batalha. Cada mosntrike com 5 slots para encaixar cards e cada card um ataque compatível.
 
Ludovic comentou:
Na verdade é para utilização normal mesmo no lugar dos ataques, cada ataque poderia ser modificado quando não estivesse em batalha. Cada mosntrike com 5 slots para encaixar cards e cada card um ataque compatível.

Entendi e achei bem interessante! Antes de iniciar a batalha, você prepararia os tipos de ataque disponíveis, muito legal. Só falta você definir qual será o estilo destes ataques, se comandados por cards ou outro meio diferenciado, mas para mim isso é até irrelevante, o conceito é atraente e inteligente, isso me basta.

Novas perguntas:

O inimigo saberá de antemão que tipo de ataque você tem, para poder vencê-lo ou será uma questão randomizada baseada na sorte ou azar?

Li que normalmente são 4 movimentos. É isso que implica na possibilidade de empate e a ideia de 5 movimentos é justamente para que alguém sempre saia vencedor?

Abs.,
 
Olha, sendo que a probabilidade de possuir ataques diferentes sejam uns 50 ataques compativeis com cada monstro, ficará impossível adivinhar quais ataques tem um monstro qualquer.
- Mas como os 5 cards são fixos durante toda a batalha, você pode decorar de acordo ele usar os golpes. O mesmo vale pra um lado quanto para o outro.
- Estando mais tempo no jogo irão pereber uma combinação que será mais legal para cada monstro e prever que ataques ele usará. Uma vez que é mais vantagem usar ataques de fogo num mosntro de fogo.
 
5 é muito, o ideal eu acho que seriam 4 comandos + 1 ataque básico.

Agora que o sistema teria que incentivar a diversidade e combinações variadas para cada situação, para não criar combinações viciadas. Mas aí é trabalho para o departamento de balanceamento.
 
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