🤔 Para Refletir :
"Quando um mar de ideias aparecer, pesque todas com a rede e faça o banquete"
- Samuel Augusto

CARREGAR OBJECTOS POR EVENTOS

herrmarcus

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
19 de Dezembro de 2016
Postagens
18
Bravecoins
0
Bom dia, galera. Gostaria de implementar o seguinte elemento no meu projecto do VX Ace: ter um objecto na mochila do personagem e eu poder "equipar" fazendo ele aparecer segurando (tipo o que acontece no Harvest Moon). Ex: eu compro um perfume no mercado, aí vou na mochila e coloco para o personagem carregar esse objecto. Aí aparece um sprite com ele segurando. E também queria que, posteriormente, fosse possível ele "presentear" alguém entregando esse objecto. Queria fazer isso por eventos. A única vaga forma que achei foi activar um switch (ex: "segurando maçã" on), mas acho que ficaria muito trabalhoso, pois tem mais de 40 itens no meu jogo kkkk. Eu agradeço já de antemão. (OBS: imagem exemplificativa)
 

Anexos

  • wild_items02.jpg
    wild_items02.jpg
    26,8 KB · Visualizações: 47
Não estou com a engine aberta para tirar os prints, então tentarei explicar só nas palavras :)

1- Crie um novo evento e o configure como Paralelo, para que esteja sempre em execução em conjunto com quaisquer outros eventos que tiver no mapa

2- Vá na opção de Condição e crie uma condição que vai verificar se o Personagem Jão está esquipado com a Enxada (Seja ela Arma, Armadura???? ou Acessório).

3- Aqui temos a Condição:
> Jão Está Equipado com Enxada: Você precisará criar um sprite do personagem Jão aonde ele está com uma enxada na mão. Quando tiver o Sprite criado, você vai usar a opção de Mudar Gráficos do Herói (Creio que fique na Terceira Aba da janela de Eventos) e selecionar o sprite com a Enxada.

> Jão NÃO está equipado com a Enxada: Use a mesma opção de Mudar Gráficos do Herói e escolha o sprite normal do Jão, no qual ele não está equipado com a Enxada.

Ao fazer isso, sempre que entrar no Menu e equipar a Enxada, o sistema irá trocar o Sprite do Jão para o que ele está com o item, se voltar no Menu e desequipar a Enxada, o sistema muda novamente o sprite do Jão para o normal, no qual ele não tem o item nas mãos.

Para fazer esse sistema não tem jeito, você vai precisar fazer os sprites com os itens. Existe um sistema por script chamado Visual Equipment, mas também da um certo trabalho. Fica à sua escolha.

Se alguma boa alma estiver com a engine e puder compartilhar prints para facilitar, creio que seria bem vindo :)
 
Voltar
Topo Inferior