Cave Story (Doukutsu Monogatari) é um jogo de ação-aventura japonês lançado em 2004 pela Pixel Studios (que só tem um integrante, Daisuke Amaya, conhecido por Pixel na internet). Ele é considerado como uma obra-prima pelos fãs dele, e não é a toa, já que o jogo tem várias mecânicas que remetem a jogos clássicos de NES (ou Famicom, se você vive num país cuja bandeira tem um fundo branco e um círculo vermelho). Originalmente só estava disponível em niho--desculpa, japonês, mas a Aeon Genesis Translations traduziu ele pra inglês.
Eu joguei a versão freeware, que está disponível pra baixar aqui: http://www.cavestory.org/download/cave-story.php
Mas existem outras versões também, como a da Steam, que se chama Cave Story+ (http://store.steampowered.com/app/200900/Cave_Story/?l=portuguese). Como já introduzi ele até demais, vamos pras notas:
HISTÓRIA: 7/10
Eu ainda não joguei muito do jogo, só cheguei até o meio da Grasstown, e eu estou numa pressa, então eu vou dar 8 mesmo pois eu acho que a história é boa.
GRÁFICOS: 7/10
Nota: como eu não joguei a versão da Steam, estou dando minhas notas baseado na versão freeware. Espero que entendam.
Os gráficos são uma beleza, e lembram mesmo os antigos jogos 8-bits do console da Nintendo. Uma pena que teve algumas vezes que os pixels me confundiram, então eu não sabia o que era o quê. Então só vou dar 7 mesmo.
MÚSICA: 8/10
Sinceramente, as músicas desse jogo são maravilhosas. Não consigo entender como o Daisuke conseguiu fazer músicas tão boas em 8-bits. Um exemplo é a música "Gravity"(outra coisa que eu não entendo são os nomes), que é um dos temas de boss battle:
https://www.youtube.com/watch?v=MmKOOsxSiOA
Beautiful.
GAMEPLAY: 10/10
Pode parecer meio injusto pra alguns eu dar 10 pro gameplay, mas é melhor do que não dar 10 pra ninguém. ¯\_(?)_/¯
De todos os 5 anos que o Daisuke trabalhou no jogo, acho que em 3 deles ele se dedicou pro gameplay, porque pqp (desculpa o palavrão), ele é uma beleza nesse jogo!
Vou redizer uma palavra escrita em um site sobre o jogo: "You are not running and jumping in Doukutsu. You are gliding."
É esse ponto que me faz gostar dele. ^w^
Bem, é isso. :'o.o: