🤔 Para Refletir :
"Escrever para o seu jogo já começa nas mecânicas"
- AbsoluteXandy

Caverna do Conhecimento - Lógica de Programação 00

Alkemarra Masculino

Ilustrador
Membro
Membro
Drene'die.
Juntou-se
24 de Fevereiro de 2017
Postagens
849
Bravecoins
1.536
https://i.imgur.com/xziZf9y.png[/imgleft]
[SIZE=19px][b]Introdução à Lógica de Programação[/b][/SIZE] por [member=426]Bruce Azkan[/member]
[justify]Esta será uma parte de uma série de tutoriais com a intenção de passar os fundamentos da Lógica de Programação para iniciantes. Sim, mesmo aqueles que nunca usaram nem sequer um BB Code pra fazer textos bonitinhos. Por outro lado, não serão de muita serventia para aqueles que já dominam algumas, ou várias, linguagens de programação. A Lógica de Programação é necessária para se aprender qualquer outra linguagem. É o comecinho de tudo, o ponto em que passamos a entender como as linguagens funcionam, a sua estrutura e componentes. A partir daí, passaremos a perceber o que há de comum em cada uma, e qual o diferencial e serventia de cada linguagem dependendo de sua aplicação.

[color=#d38a2c][b]Observações:[/b][/color] [i] 1 - Para os tutoriais utilizaremos o programa [url=https://notepad-plus-plus.org/download/v7.5.2.html]Notepad++[/url], é free e vai servir para o nosso propósito durante os tutoriais. 2- Este tópico ainda sofrerá alterações visuais, assim como os próximos. [/i]



[colorbox=#e98b1b][b]DECLARAÇÃO IMPORTANTE:[/b] Estou desenvolvendo estas aulas com o intuito de [b]COMPARTILHAR[/b], e não exatamente ensinar. Eu comecei a estudar programação depois que voltei a usar o Maker, e vi as possibilidades que o MV, principalmente, passa a oferecer para quem entende Javascript, por exemplo. Nisso, vi que antes seria necessário entender a lógica por trás de tudo. O método de exportação para Android do RPG Maker MV, por exemplo, nada mais é do que a conversão de "uma página" HMTL+Javascript para um aplicativo. Enfim, peço aos que entendem mais de programação aqui no fórum para que me corrijam, deem dicas e participem, caso haja interesse do pessoal em aprender. Estou me comprometendo a fazer 9 ou 10 módulos, pois isso me manterá focado em meus estudos também.[/colorbox] [/justify]



[colorbox=whitesmoke][center][SIZE=19px][b]ÍNDICE DE TUTORIAIS[/b][/SIZE][/center][/colorbox]
[center][i]Aqui ficarão listadas todas as aulas que forem saindo.[/i][/center]


[colorbox=whitesmoke][center][SIZE=19px][b]00 - INTRODUÇÃO[/b][/SIZE][/center][/colorbox]

[justify]Não importa sua idade, profissão e objetivo: programar além de ser divertido é um grande desafio. Queremos tornar o jogo mais rápido, mais divertido, mais desafiador e conquistador. No meio deste caminho encontraremos problemas, quebra-cabeças e questões que parecem não ter solução o tempo todo. O foco do aprendizado aqui será útil não apenas para começar a criar jogos/scripts/plugins. Estaremos preparados para enfrentar as fórmulas do Excel, desenvolver nossas próprias pequenas ferramentas, entender o funcionamento das aplicações que utilizamos na internet e quem sabe criarmos um App para nosso próprio Smartphone. O segredo, SEMPRE, é a pratica. O que eu vou trazer aqui, mesmo com vários tópicos e tutoriais, é o básico. Vá além, deixe sua curiosidade ter asinhas e procurar novos desafios. Assim que começar a aprender mais, procure exercícios mais complexos na internet, existem vários portais focados em cada linguagem. Não fique apenas na leitura! [b]A prática é o segredo, caro Maker[/b]. Faça todas as sugestões e veja você mesmo o resultado do seu trabalho. Caso se sinta à vontade, troque os dados dos exemplos, modifique as rotinas, experimente, invente, crie! A programação nos dá esse poder de criação, estou descobrindo isso agora.[/justify]



[center][SIZE=19px][b]Criando um arquivo HTML[/b][/SIZE]
[i]Acho que isso todo mundo já tentou fazer, não é mesmo? De qualquer forma, não se assuste caso tenha TAGs que você não conhece. Como eu disse, o lance é praticar. Logo isso vai ser algo comum pra você.[/i][/center]

[justify]Antes de mais nada, abra o [b]Notepad++[/b], crie uma nova aba e, no menu, clique em [b]Linguagem[/b] > [b]H[/b] > [b]HTML[/b]. Assim o arquivo estará configurado para destacar termos importantes e te deixará mais confortável para entender o que se passa.[/justify]

[center][img]https://i.imgur.com/yEENOFa.jpg
[/center]

Você pode também usar um editor de texto comum, como o Bloco de Notas (Notepad) do Windows ou o gedit(Alô, [member=1052]Kawthar[/member], linuxfag!) do Linux. Editores de texto como o Word não ajudam muito neste caso, pois eles gravam o arquivo de uma forma diferente da qual o seu navegador está preparado. Digite o seguinte texto:​

Código:
Vamos quebrar a maldição.
<h3>Olá Mundo! Olá Condado Braveheart!</h3>

Em seguida, clique em Arquivo > Salvar Como. E na janela que se abrir, dê um nome para o seu arquivo, e selecione o Tipo, que no caso será  HyperText Markup Language, nosso famoso HTML.
oLw0XGA.jpg


Após fazer isso, dê um duplo clique no arquivo .HMTL que você salvou e veja a mágica acontecer  :awesome:

Aqui eu uso o Google Chrome. Caso você tenha mais de um navegador instalado, pode clicar com o botão direito no arquivo e selecionar o abrir com para escolher um outro navegador. Um arquivo HTML nos permite não apenas apresentar informações que foram colocadas dentro dele. Podemos realizar operações, pedir informações e executar comandos. E isso, veremos em breve.



Pra que o tópico não fique muito extenso, hoje eu fiz uma introdução das minhas intenções com os tutoriais, como vão funcionar, etc. E espero que para quem não entendia NADA de programação, tenha ficado um gostinho de "Até que não é do demônio esse negócio de programação não  :Ahn:". Porque realmente não é, desde que você se dedique um pouquinho e busque entender as coisas.

Trarei outro tutorial na próxima Terça-feira, e prometo que não será só uma falação como foi esse, botaremos mais algumas coisinhas em prática.



CONSIDERAÇÕES FINAIS
Espero ter causado uma boa impressão com esta introdução. Caso tenham algo a criticar, desçam o sarrafo aí. Como eu disse, estou apenas tentando compartilhar o que aprendi, e não necessariamente ensinando algo.

Até mais!​
 
<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br" >
<head>
        <meta charset= "UTF=8"/>
        <title>Caverna do Azkan - Lógica de Programação 00</title>
<\head>
<body>
        <h3>Olá Mundo! Olá Condado Braveheart!</h3>
<\body>
<\html>

Agora que estou livre da "maldição"... Parabenizo mais um vez o camarada [member=426]Bruce Azkan[/member] pela excelente iniciativa  :Palmas:

 
CHICO BENTO comentou:
<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br" >
<head>
        <meta charset= "UTF=8"/>
        <title>Caverna do Azkan - Lógica de Programação 00</title>
<\head>
<body>
        <h3>Olá Mundo! Olá Condado Braveheart!</h3>
<\body>
<\html>

Agora que estou livre da "maldição"... Parabenizo mais um vez o camarada [member=426]Bruce Azkan[/member] pela excelente iniciativa  :Palmas:

Algo bacana é usar a meta tag responsiva para o layout ficar ajustável para dispositivos móveis:

Código:
<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0, user-scalable=1.0>
 
Pro povo que não foi com a cara desses editores recomendo Atom ou Sublime(pago). Ambos tem essa funcionalidade de syntax highlight(marcar as "tags") e mais como temas ou snippets, sem pesarem tanto como uma IDE(IDE = Visual Studio, por ex.).

Sobre o tópico: Tá mara '0' Espero que não dê uma de Kawthar e vá com isso até o final, ein? Vou acompanhar até lá, mesmo que ache HTML chato e.e'

E só adicionando ao comentário do Lobo:
A meta tag não tem como função única exibir o elemento em dispositivo móvel mas sim adicionar data(informação) pra Data(conteúdo) do arquivo.
Você adiciona por meta data também algumas informações como descrição da página, autor, datas de modificação e etc... pra ser usado na hora dessa conversão ou por motores de buscas, por exemplo.

Enfim, acho que já ta ficando complexo demais pra aula 00 hehe...
 
Kawthar comentou:
Pro povo que não foi com a cara desses editores recomendo Atom ou Sublime(pago). Ambos tem essa funcionalidade de syntax highlight(marcar as "tags") e mais como temas ou snippets, sem pesarem tanto como uma IDE(IDE = Visual Studio, por ex.).

Sobre o tópico: Tá mara '0' Espero que não dê uma de Kawthar e vá com isso até o final, ein? Vou acompanhar até lá, mesmo que ache HTML chato e.e'

E só adicionando ao comentário do Lobo:
A meta tag não tem como função única exibir o elemento em dispositivo móvel mas sim adicionar data(informação) pra Data(conteúdo) do arquivo.
Você adiciona por meta data também algumas informações como descrição da página, autor, datas de modificação e etc... pra ser usado na hora dessa conversão ou por motores de buscas, por exemplo.

Enfim, acho que já ta ficando complexo demais pra aula 00 hehe...

Sim, eu sei disso. E bem adicionado. Mas quis exemplificar apenas esta parte da responsividade web. Se fossemos adentrar de forma mais abrangente, poderíamos dizer que esta responsividade também pode ser feita via media queries, e que a meta tag keywords é sim usada por motores de busca, mas somente a implementação delas no documento não garante o aparecimento do site nos resultados. Existem outros procedimentos de SEO para complementar, como programar corretamente o robots.txt e o sitemap, assim como a configuração de qual protocolo de domínio o sistema deve anexar(domínios com ou sem "www"), claro que este é um assunto extenso, mas bem observado tais pontos, Kaw.

Um abraço.
 
Voltar
Topo Inferior