🤔 Para Refletir :
"Não confunda uma prorrogação em jogo do Juventus com a programação de um jogo por eventos."
- Jazz

CODEX: Relatos de um Game Dev Qualquer

Omar Zaldivar Masculino

Conde
Colaboração
Colaboração
"O medo é o alimento que a mente precisa para mostrar tuas fraquezas..."
Juntou-se
14 de Setembro de 2020
Postagens
381
Bravecoins
297
Terça feira 13/04/2021

Olá desenvolvedores de jogos eletrônicos, tudo bem? Comigo está tudo bem, estamos de volta para mais uma série de postagens minhas aqui na Condado, depois de algum tempo observando o fluxo de movimento apenas. Devo dizer que estou muito satisfeito com o desempenho de minha pequena série a respeito de jogos nacionais que no começo do ano teve sua segunda temporada, não tenho previsão para uma terceira, mas provavelmente virá, só preciso jogar mais jogos brazucas é claro.

Mas não é sobre isso que vim até aqui. Alguns minutos atrás quando me servia de um pouco de creme rústico de milho com amendoim uma ideia surgiu em minha mente inquieta, não foi nada de novo realmente, eventualmente algo assim me aparece, mas eu sempre acabo descartando, escrever um "livro" de registros de minhas produções, sejam elas quais forem no momento, se fosse alguns anos atrás eu iria querer falar a respeito dos games que tenho jogado e eventualmente feito vídeos para meu canal (atualmente em hiato), mas hoje em dia o meu foco é no desenvolvimento de jogos, afinal é o que eu venho fazendo desde o inicio de 2020 e não tenho parado e tudo indica que não vou parar tão cedo.

Obviamente que minha ideia inicial seria a construção de um livro, mas sinceramente não estou me sentindo paciente o suficiente para isso, então irei postar tudo em um tópico aqui na Condado Braveheart, comunidade que está sendo minha casa virtual neste período, quem sabe em um futuro próximo eu não compile, releia, reescreva e corrija erros de gramática e lance como um ebook qualquer da vida na Amazon, mas deixo bem claro, que não planejo me preocupar muito com o tipo de linguagem que irei empregar, talvez ela pareça coloquial demais para uma produção literária, porem acima de tudo, isto são post em uma comunidade na internet, o qual irei ficar bastante a vontade para escrever e não me preocupar tanto com a formalidade.

Outra coisa importante de ressaltar é a periodicidade das postagens, diferente do que tentei fazer no Brazucas Games, que busquei postar todos os dias, nesta nova empreitada não irei definir prazos, dias ou horas, basicamente irei atender aos anseios de minha alma, ou seja, postarei quando estiver com real vontade de dizer alguma coisa a respeito. As vezes poderá ser um texto bem grande em outro momento algumas poucas frases, sinceramente não tenho interesse em seguir regras. Outra coisa que julgo importante, se você leitor, quiser comentar a respeito do que leu, não se acanhe, pode comentar que eu eventualmente irei responder, o bom de fazer esse tipo de ação literária em fórum é justamente ter feedbacks e interações dinâmicas com seus leitores. Considero essa oportunidade um presente do nosso querido deus .com.

Dito tudo isto, creio que posso considerar iniciado o projeto CODEX: Relatos de um Game Dev Qualquer, parece até um título pomposo de um game não é mesmo? Para aqueles que não sabem o que significa a palavra CODEX, segue abaixo informações acerca de seu significado.

Do latim codex, «código; registo»

plural: códices

nome masculino

manuscrito antigo que contém obras de autor clássico; códice

Pronto, já tivemos nossa primeira dose terapêutica de conhecimento por hoje. Com isto vou me despedindo no momento e provavelmente postarei algo amanhã pois estou bastante interessado nesta empreitada que criei e também por que estou vivenciando experiências interessantes neste meu caminho no Game Design... E digo que não é simples, muito pelo contrário, as vezes se torna complexo e cansativo. Vou ficando por aqui senhoras e senhores e vejo vocês na próxima postagem.

Boa iniciativa. Espero que inspire novatos e experientes a compartilharem suas experiências (sucessos e frustrações, ambos são muitos e vão surgir, tenho certeza). Não se preocupe com a formalidade da linguagem, formalidade de texto em um contexto inadequado se torna igualmente inadequada. Tem sempre alguém olhando. Keep walking, honey 🌹.

C ya.

Quinta Fera 15/04/2021

Estou oficialmente cansado hoje, um dia corrido no trabalho, mas não digo que desgosto, adoro o que eu faço e me sinto gratificado em poder cumprir as minhas tarefas profissionais, estar em home office facilita muito em alguns aspectos mas confesso que gostaria de voltar a um escritório, trocar de ambiente um pouco faz bem para a cabeça e trás uma dose menor de distrações.

- Mas então Omar o que tem para nos dizer hoje em seu CODEX?

Está ansioso não é? Ontem eu não postei nada aqui, por um fato simples, não aconteceu nada que pudesse ser relevante o suficiente para estar nestes registros, hoje a coisa muda um pouco de figura, estou quase concluindo a aplicação de sons de passos no O Horror Amarelo, estou usando um plugin do Yanfly pra isso e digo que ele é funcional, mas não é de longe a melhor opção para isso, mas nesta altura do campeonato eu decidi que não vou mais quebrar a cabeça com coisas com características secundarias no projeto, vou dar atenção mais séria ao que precisa ser corrigido e acrescentado para deixar a experiência a melhor possível para o jogado, com isso estou falando de corrigir alguns bugzinhos aqui e ali, revisar toda a parte textual do projeto que é um dos pontos chaves do mesmo, sempre falta um assento ou uma virgula aqui e ali, tenho até a pessoa certa para esse trabalho em mente, vamos ver se ela topa.

Outra coisa que pretendo é terminar os acréscimos das pictures do jogo, sim, teremos algumas imagens que serão vistas em determinados momentos narrativos, sendo interagindo com alguns elementos do cenário, ou em cutscenes e coisas do tipo, tem uma pessoa que se juntou comigo nessa parte para me dar uma mão. A questão das trilhas sonoras também esta em encaminhamento e eu creio que os efeitos de áudio eu mesmo irei fazer, tenho alguns pacotes de sons que podem servir, é muito interessante você chegar nessa etapa final de um produto, se junta uma pressa pra acabar ao mesmo tempo que se busca ter o máximo de esmero possível pra entregar o melhor jogo possível, temos que controlar a ansiedade e principalmente as expectativas.

Também estou em vias de dar start na produção de meu próximo projeto pessoal, que também está me deixando ansioso para dar o ponta pé inicial, acredito que será uma produção mais tranquila pois não estou sozinho, uma equipe que eu julgo capacidade está comigo e acredito que faremos um trabalho excelente, o objetivo desse novo projeto é buscar a tão sonhada comercialização, vamos ver se conseguimos acertar o passo e fazer um produto interessante. Boto fé nessa equipe e acredito que em breve poderei falar a respeito dessa empreitada.

Bom acho que com isso, estou chegando ao fim do meu relato, espero que tenha sido minimamente interessante para algum leitor, deixo aqui meu forte abraço e nos vemos em breve.

Terça Feira 20/04/2021

Depois de um longo tempo abri o RPG Maker VX Ace e fui brincar de mapear um pouco, depois de uns quinze minutos voltei a fechar, no VX Ace os tiles B, C não se sobrepõe de maneira natural como no MV e MZ, isso é meio chato, por que simplesmente não consigo sobrepor de maneira correta uma árvore sobre a outra do jeito que normalmente faço, me perguntei como algo aparentemente tão simples pode fazer tanta falta e facilitar tanto o trabalho, claro isso não se aplica se você estiver usando um bom Parallax ou qualquer outra técnica de mapeamento avançado.

Nem segunda e nem hoje eu mexi no O Horror Amarelo, as vezes é importante dar um descanso do projeto que se está fazendo e fazer outra coisa, mas ainda assim estou animado pois sinto que realmente falta muito pouco para concluir, tenho até novidades interessantes para anunciar, adições importantes nesta reta final de produção, que acredito que irão dar um impacto positivo ao produto. Não vejo a hora de liberar meu filhote para o mundo e começar os próximos que estão na fila aguardando.

Hoje sinceramente farei um relato curto pois realmente não tenho muito para dizer de novidades, apenas rotina diária mesmo. De qualquer forma deixo aqui meu forte abraço para vocês meus caros Condadenses.

Segunda Feira 26/04/2021

Preciso confessar uma coisa, não tem coisa mais chata do que concertar, buscar bugs e possíveis erros em seu jogo, é muito cansativo, muito mesmo e dá uma desanimada monstra, por que você está na eminencia de concluir mas não consegue por que tem que realizar os ajustes, no caso do O Horror Amarelo, além dos ajustes são necessários alguns acréscimos, o que vai me levar mais algum tempinho, essa impaciência me consome. Embora eu goste muito desse projeto e que ele possuirá uma sequencia, pretendo não começar nada dele neste 2021, me focar no meu joguinho comercial e em outras propostas menores com temas diversos, alem de efetivamente começar a aprender a mexer com a Smile Game Builder, uma engine de RPG 2D e 3D que guarda muitas semelhanças com o RPG Maker, sendo considerada até mesmo uma concorrência direta. Acho que hoje ficarei por aqui, não está acontecendo muitas coisas diferentes mas queria fazer esse pequeno desabafo.

Quinta Feira 29/04/2021

E lá se vai o mês de abril, tenho a impressão que o tempo está voando, estamos quase chegando ao meio de 2021 e isso é muito louco por que eu tenho uma impressão bizarra de que ainda estou em 2020, pois nada mudou muito do ano passado para este, Pandemia comendo no centro, trabalhando de home office, embora esteja em uma nova empresa, a intensa sensação de continuidade é forte. Por que estou dizendo isso, estou com um pouco desse sentimento de continuidade com O Horror Amarelo, ontem dediquei um tempo bom para correções de bugs, embora não tenha nenhum que comprometa a jogabilidade (que eu tenha encontrado) existem vários pequenos bugs estéticos que são muito chatos, mas que precisam ser resolvidos, e eu ainda inventei mais sarna pra me coçar ao desejar colocar iluminação em alguns cenários, já estou me arrependendo de certa forma pensando em voltar atrás e deixar como estava. Fazer correções, retrabalhar as questões de áudio, tudo isso dá a sensação que as coisas não progridem, ainda mais quando a vontade que se tem é de liberar tudo de vez, estou tão perto de acabar, mas ainda com várias coisas por fazer, é quase como se eu estivesse de frente para a linha de chegada e sendo puxado para trás o tempo todo!

De qualquer forma o trabalho continua do jeito que dá, no momento que puder, é o meu maior projeto em vias de finalização e nada neste mundo me fará desistir dele neste momento, sei que é uma questão de tempo até que tudo fique do jeito certo, só preciso de força de vontade e paciência... e modéstia a parte disso eu tenho de sobra, por hoje é só. Fiquem bem

Terça Feira 04/05/2021

HAHAHAHAHA!!! Finalmente coloquei o sistema de Autosave no O Horror Amarelo e isso me encheu com um orgulho estranho, já que foi apenas um plugin muito bem feito, desenvolvido pelo querido Eliaquim ou também conhecido Hakuen. Mas creio que o orgulho vem mais do fato de ter dado um passo importante no desenvolvimento do jogo, estou cada vez mais perto do fim da produção e isso me anima. Eu costumo falar por ai que só existem dois momentos realmente plenos e maravilhosos quando desenvolvemos um jogo, sua concepção e seu final, me parece que finalmente estou para atingir o tão almejado segundo momento e isso me deixa muito, mas muito animado. Hoje pretendo trabalhar com algumas pictures pra enriquecer o game e vamos que vamos a todo vapor.

Segunda Feira 10/05/2021

Aaaaaahhh!! Estive sumido, o tempo anda corrido, tudo anda corrido, argh!! Mas ainda assim tenho novidades, passei praticamente a semana passada toda produzindo templates de livros que estão sendo utilizados no O Horror Amarelo, são por volta de 31 livros, com seus templates padronizados e com conteúdos diferentes, ou seja, encontrou uma biblioteca, estante de livros, interage com eles que terá conteúdo lá para que você possa ler e se interessar (eu espero).

Outra coisa legal, foi o acréscimo de mais um mapa no game, um mapa simples porem fundamental para uma melhor amarração da narrativa do projeto, acredito que com esse acréscimo vou conseguir dar uma fluidez melhor em alguns aspectos que eu achei que não estavam muito sólidos. Isso me deixa ainda mais animado com a perspectiva da finalização do jogo, as questões sonoras já estão sendo vistas por uma pessoa absurdamente competente, o que fará toda a diferença e finalmente posso dizer que estou enxergando aquela luz lá no final do túnel, o destino final do desenvolvimento e lançamento do projeto.

Com este relato eu finalizo a minha atualização, nos vemos na próxima, forte abraço.

Segunda Feira 17/05/2021

Anunciei hoje a participação de John Zaggo no O Horror Amarelo, já fazia um bom tempo que queria ter um dedo dele nas composições das trilhas sonoras do jogo e consegui, não foi o projeto inteiro, mas, foram contribuições poderosas, principalmente na música tema do mesmo, trouxe todo o ar de estranheza e mórbido mistério que precisava.

Estou no processo de implementações sonoras, o que leva um tempinho, depois disso será a vez de jogar mais algumas partidas para ver o que mais falta, realizar algumas modificações nos diálogos para trazer um pouco mais consistência para o enredo em geral e planejo acrescentar mais dois mapas em um determinado momento do game, na verdade irei adaptar alguns dos mapas prontos afinal se tratará da mesma localidade mas vista de uma maneira ligeiramente diferente, isso vai gerar uma necessidade para aqueles que jogaram as demos de jogar a versão completa do inicio novamente, pois houveram alguns acréscimos importantes que modificou a maneira como a história se desenvolve.

Não vou me delongar muito, ainda tem muito a ser feito meus bons Condadenses, até a próxima.

Quinta Feira 03/06/2021

Fiquei um tempo sem postar, correria do dia a dia me tirava a vontade, pois quando chego ao fim do dia estou muito cansado, mas aproveitar o feriado para atualizar as coisas e fazer desabafos. Primeiro vamos para as partes boas, estou reescrevendo vários diálogos no O Horror Amarelo e o resultado ficou muito mais agradável, o rumo dos acontecimentos da história do game continuam os mesmos mas o sentido deles e a forma como os personagens se relacionam com eles mudou consideravelmente, houve uma ampliação nas cutscenes, onde inclusive adicionei trechos jogáveis entre algumas delas, para cortar um pouco a verborragia que me é característica e deixar as coisas mais interessantes, essa mudanças deram um ar de frescor ao game, o deixando na minha opinião mais coerente e com um fluxo narrativo muito melhor.

Optei por finalmente adicionar o sistema de som de passos, só que em vez de usar plugins irei usar um sistema por eventos mesmo, será praticamente o mesmo sistema de som passos que o Ricky o Bardo usa no Arquivos Ocultos, que por sinal é o jogo irmão de O Horror Amarelo, se ainda não jogou AO, não sei o que diabos está fazendo aqui lendo este monte de besteira que escrevo, vá jogar o game que é excelente. Eu estou passando um belo pente fino no game, na caça de erros e bugs, alguns eu resolvi, outros não creio que consiga, mas nenhum deles interfere na gameplay em hipótese nenhuma, são as consequências de se desenvolver um game sozinho, é muito fácil se perder, deixar algo passar e com esse gancho leva para o segundo momento de meu texto.

- ESTOU DE SACO CHEIO DO O HORROR AMARELO

Calma antes que você pense que eu estou largando tudo, não se preocupe, não é minha intenção e nem é o que irá acontecer, mas admito, estou cansado de trabalhar nesse projeto, as vezes sinto que não vou terminar nunca, é sempre um detalhezinho aqui e ali pra ajustar, uma cutscene a mais para explicar melhor uma parte da história, tenho mais algumas cutscenes que não estavam planejadas, sem falar que eu não aguento mais jogar e rejogar esse game de novo, de novo, de novo e de novo, é uma loucura, minha cabeça quase não absorve mais nada dele, as vezes eu cochilo na frente do computador apertando barra de espaço para adiantar rapidamente os diálogos e cutscenes, que isso sirva de lição para todos os aspirantes a game devs:

- FAZER UM JOGO SOZINHO NÃO É UMA OPÇÃO INTELIGENTE! NÃO FAÇA!

Calma também não é assim, se for um projeto pequeno e simples, você até pode arriscar, mas se for um projeto grande ou ambicioso sinceramente evite, é uma carga pesada demais para você suportar e as chances de tu abandonar tudo são imensas, precisa ser muito resiliente para aguentar o processo, principalmente quando se está próximo ao final que bate o desespero de querer entregar e você não consegue parar de concertar bugs e polir o que puder a experiência, se você quiser trilhar esse caminho solitário, vá sabendo dessas coisas e preparado para quebrar muito a cabeça, principalmente quando você se deparar com suas próprias limitações técnicas e psicológicas, já vi muitos Devs, largarem grandes projetos por que não suportaram a carga.

Peço desculpas se pareceu algo negativo ou pessimista, mas é a verdade, são obstáculos que qualquer um disposto a correr o caminho do Game Dev deve suportar, além das críticas é claro, tem que saber lidar com tudo isso e ser firme psicologicamente. Bem por hoje chega, estou exausto, passei o dia todo trabalhando com HA, mas pelo menos deu pra jogar um pouco de Dragon Quest II antes de vir escrever aqui, fiquem bem e forte abraço.

Terça Feira 15/06/2021

Posso dizer que estou mais tranquilo agora, O Horror Amarelo já está em revisão textual na mão de um grande (literalmente grande mesmo, 2m de altura não é para qualquer um) e competente amigo, finalmente os últimos momentos de desenvolvimento. O ideal na realidade que essa etapa de revisão textual, seja feita no fim do processo de construção de roteiro e diálogos pois já entraria no jogo corrigido e só sofreria alguns ajustes aqui e ali no decorrer do processo, mas como o próprio tema do HA, loucura é o que nos define, então seja o que os deuses quiserem.

Por conta desses procedimento posso dizer que estou de folga do projeto, o que está me fazendo muito bem, pois confesso que estava esgotadíssimo em relação ao processo, então resolvi tirar um tempo para relaxar a mente, realizar alguns desejos que já tinham algum tempo que estavam pendentes, um deles, era jogar todos os jogos da série numerada do Dragon Quest, RPG que eu adoro, mas não tive a oportunidade de jogar todos e posso afirmar categoricamente que estou indo bem no processo, pois finalizei o DQ 1 a versão de Super Nintendo e já estou em vias de finalizar o Dragon Quest II e sim, pretendo escrever algo a respeito dessa retro experience em breve. Mas não é bem sobre isso que resolvi escrever mais um capitulo de nosso Codex, foi a consequência desse meu experimento retro gamer que me trouxe aqui mais uma vez. Depois de me deliciar e me cansar com DQ 1, minha mente borbulhante de Game Dev, começou a pensar que aquele joguinho era tão bacana, mas tinha um enredo tão, mas tão simples, que seria divertido se houvesse uma nova versão com uma história mais complexa, com um desenvolvimento de personagem e por ai vai, nessa hora uma luz acendeu na minha cabeça e decidi que iria fazer uma versão do Dragon Quest 1, apenas por diversão e de forma mais descompromissada, ou seja, enquanto finalizo O Horror Amarelo iniciei o desenvolvimento do Projeto DRAGON QUEST, onde irei realizar um exercício de re-imaginação do primeiro jogo da série, ampliando sua Lore, desenvolvendo o herói principal e repensando alguns dos fatos do primeiro jogo, enfim, eu vou mexer no sacrossanto tesouro JRPG amado com alucinação pelos Japoneses e vou correr o risco de uma ameaça de processo pela Square Enix (isso foi uma ironia, não acredito que isso aconteça... espero).

No fim das contas acabei me envolvendo em mais um projeto solo, mas desta vez de uma forma diferente, uma maturidade diferente, a proposta é apenas diversão descompromissada, um processo que vai levar o tempo que for necessário, sem pressão ou prazos, onde vou apenas deixar a criatividade fluir e conspurcar um dos jogos mais importante da história para o seu gênero, isso será divertido, acredito que em breve irei trazer um tópico em projetos em desenvolvimento onde irei mostrando alguns progressos, posso dizer que atualmente o world map está feito, tela de titulo por eventos está feita e sonorizada e alguns itens do database estão em processo de produção. Nesta primeira fase vou deixar estruturada as questões mecânicas do game, mas não pretendo fugir muito do que o original fez nem reinventar a roda, as mudanças mais profundas virão no roteiro e não nas mecânicas, tentarei manter inclusive o mesmo fluxo de progresso de personagem... lento, sofrido e doloroso... com muito grind, então se essa não é sua praia, este não será um jogo pra você e Dragon Quest no geral não será um jogo pra você, pois os seus games da série principal são fortemente apoiados em mecânicas clássicas do gênero e a Square até então não se mostrou muito interessada em mudar isso e o público não se mostrou insatisfeito com as mesmas, então já sabe meu bom... se não gosta da ideia de ter que passar um bom tempo dedicado a matar monstros e juntar gold para comprar itens melhores talvez esse não seja um jogo para vosmecê, mas eu sempre arrisco em dizer que fazer uma experiência é sempre válido.

Por fim, acabei me empolgando e escrevendo muito, mas queria compartilhar com vocês esses últimos acontecimentos e minha nova empreitada descompromissada (sim estou frisando isso para mim mesmo, para não me empolgar), vou me divertir reinventando Dragon Ques 1 e em breve vou apresentar alguns resultados, os quais eu espero que vocês meus queridos Condadenses e Condadensas possam apreciar, forte abraços!

Terça Feira 14/09/2021

Sim, já faz um tempo que não posto nada aqui, muitas coisas aconteceram... Muitas coisas mesmo, mas acho que a maior delas é que o meu jogo O Horror Amarelo foi finalizado e lançado e agora está sendo jogado pelas pessoas, onde os bugs vão aparecendo, erros de ortografia vão sendo evidenciados, mas até então ficou tudo dentro do esperado e aos poucos está sendo corrigido.

A grande desvantagem de se produzir um jogo sozinho é justamente os momentos finais do processo, onde nós game devs temos que fazer a revisão dos erros e bugs, principalmente erros ortográficos, nem sempre você terá beta tester disponíveis ou revisores ortográficos a postos, no geral vai depender muito mais de você e isso pode ser bem ruim. O Dev ao final da jornada está exausto, com olhar viciado e na maior parte das vezes querendo se livrar de uma vez por todas do fardo que o projeto se tornou depois de um longo desenvolvimento, pois sim, esses sentimentos são bem reais, desenvolver games é um processo absurdamente cansativo e nem sempre prazeroso, por isso uma equipe é o ideal para se trabalhar.

Depois de mais de um ano e meio o O Horror ficou pronto e no final das contas o resultado me agradou bastante, está longe do que eu queria que ele fosse, mas está dentro do possível que ele poderia ser, dado as minhas próprias limitações, fico feliz com isso, então fico aliviado em dizer que minha jornada com ele está encerrada, no máximo algumas correções, mas a experiência está completa, realizei o desejo de produzir um projeto relativamente grande para mim, parabéns para mim e para os outros que me apoiaram de alguma forma.

Com este informe eu finalizo meu relato, quando irei retornar, talvez em breve para contar um pouco sobre a minhas ultimas experiências de JAM que foram bem interessantes, até a próxima pessoal.

29/12/2021

O ano está na beirada do fim, 2021 foi um período intenso para mim em vários níveis, coisas boas e ruins aconteceram, participei de uma Game JAM internacional e fiquei em décimo lugar, disputando com mais de cem projetos, foi algo muito bom, mas sinto que poderia ter ido mais longe, a barreira de idiomas com certeza afetou e uma falha técnica letal no projeto me prejudicou bastante mas ainda sim, fiquei feliz, ainda tive tempo de participar de uma segunda JAM, porem nacional e fiz um pequeno projeto que não teve muita força mas gostei muito de fazer, nem estive entre os cinquenta melhores... vivendo e aprendendo.

O trabalho tem me ocupado bastante, tenho estado bastante cansado, algumas coisas não muito boas aconteceram a partir de outubro e me afetou fortemente, acabei desenvolvendo algumas questões com a "chata pra caramba" ansiedade, coisa que nunca tinha tido até então e não imagina o quão incomoda ela pode ser para a vida, mas estou tratando e avançando do mesmo jeito e hoje melhorei consideravelmente em relação ao ponto que estava quando ela começou a surgir, um dia de luta por vez e vamos avançando para o destino final que é a paz de mente, corpo e espirito. A boa notícia é que dei inicio a um novo projeto pequeno, narrativo e reflexivo, que está sendo construído aos poucos e sem pressa, acredito que será algo bacana, não pretendo lançar demos ou coisa assim, apenas o projeto em sua versão completa, a intenção não é ter nada grandioso nas mãos, isso vou deixar para 2022 quando irei começar efetivamente a sequencia do O Horror Amarelo, mas desta vez em equipe, por sinal estou montando-a ainda, jogos grandes sozinhos é uma experiência que não gostaria de ter tão cedo.

Por fim, este é minha atualização deste lindo diário que já fazia um longo tempo que não escrevia, irei voltar com ele toda vez que coisas novas forem acontecendo, um forte abraço meus caros Condadenses e um feliz ano novo!

07/01/2022

E o ano começo com surtos e mais surtos de Ômicron por todos os lados, será que vamos ter um novo 2020, espero que não, não sei se minha cabeça aguentaria mais um ano de medo, isolamento, doenças e todo o resto, tenho que agradecer muito, mas muito mesmo ao Game Devismo, pois tenho total consciência que esse período denso que passamos em 2020 e com intensidade em 2021 (para alguns) foi bastante amenizado para mim graças a imersão no desenvolvimento do O Horror Amarelo, meu primeiro grande jogo completo. Neste momento, janeiro, estou com minha nova empreitada, jogo novo, uma produção menor e mais simples que está me deixando bastante empolgado, logo darei mais detalhes sobre isso, mas notei que o ato de produzir algo me faz muito bem psicologicamente, deixando que minhas neuras e questões fiquem em segundo plano. Então meus bons Devs, vamos criar, produzir, arrancar os cabelos quando aquele evento não está funcionando como se deve, vamos ocupar nossas mentes e espíritos com o doce prazer do esforço criativo.

VAMOS NESSA!

Voltar
Topo Inferior