Jogador maluco, problemático, olho parado.
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CURSO DE RPG MAKER 2000 COMPLETO
Códigos de Mensagem
Códigos de Mensagem
Salve, pessoal! o/
Antes de avançarmos ao assunto de Técnicas de Programação, resolvi apresentar o assunto dos Códigos de Mensagens, onde você pode customizar as mensagens como mudando a cor da fonte, a velocidade do texto, intervalos e muito mais.
Para quem não lembra, os comandos sempre começam com um caractere de escape que será a contra barra (\) e depois um caractere que representa os seguintes comandos:
\ - Exibe a contra barra normalmente
c[x] - Muda a cor da fonte de acordo com o gráfico System do projeto. Sendo 1 <= x <=20, ou seja, de 1 a 20.
s[x] - Muda a velocidade do texto, sendo 1 <= x <= 20, onde 1 é o mais rápido e o 20 é o mais devagar.
n[x] - Exibe o nome do herói de acordo com o índice no banco de dados na aba Actor. Se x == 0, retorna o nome do primeiro herói na party.
v[x] - Escreve o valor da variável no índice x.
$ - Mostra uma pequena janela no topo contendo os Gold Points adquiridos no jogo.
| - Pausa o texto por 1 segundo
. - Pausa o texto por 1/4 segundos
! - Pausa o texto até o jogador pressionar uma tecla
> - Início do texto instantâneo, onde a mensagem é mostrada toda ao invés de rolar caractere por caractere
< - Fim do texto instantâneo. Texto volta a apresentar caractere por caractere
^ - Força o fechamento da caixa de mensagem
_ - Insere metade de um espaço comum no texto.
Sendo assim, por exemplo, o código para pausar 1 segundo é \|.
Assista o vídeo e veja como podemos implementar esse recurso super bacana em nosso jogo no RPG Maker 2000.
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