Não existem comandos
ocultos no RGSS, tudo é documentado, você só precisa procurar.
As propriedades 'kind' e 'basic', por exemplo, provavelmente são da classe Game_Action, que você acha inteirinha documentada no próprio editor de scripts, ou da classe RPG::Action (ou semelhante), que apesar de escondida no editor tem uma documentação completa no arquivo de ajuda do RM (pressione F1 em qualquer seção do programa que ele aparece).
O rescue não é nem do RGSS (é do próprio Ruby), muito menos oculto. Trata-se de um comando de salvaguarda contra erros, semelhante ao try...catch em algumas linguagens como citado pelo [member=1330]HermesPasser[/member] acima.
Funciona assim:
Código:
begin
# CÓDIGO EXPLOSIVO
rescue
# Não morri
end
Dessa forma, se o "código explosivo" lançar algum erro a execução não vai ser interrompida. Em Ruby, para lançar erros usa-se o comando raise:
Código:
raise RuntimeError.new("Vixe, deu ruim")
Um exemplo:
Código:
begin
raise '<Mensagem de erro aqui>'
rescue
puts 'Ufa, tô vivo'
end
^ esse código printa "Ufa, tô vivo" no console.
Note que o rescue não vai evitar erros de sintaxe. Por exemplo, se você escrever:
Código:
begin
1 + 2 = 7
rescue
end
Você ainda vai receber uma mensagem de erro.