Olá pessoal do Condado Coração Bravo. Este tópico foi postado anteriormente no Centro RPG Maker, caso já tenha visto ele lá. O tópico foi adaptado para o Condado Braveheart para que todos tenham acesso a esta informação. No mundo RPG Maker de hoje em dia, temos uma coisa chamada Plugins. Ou scripts, se você utiliza o Ace ou inferior. Essas maravilhas nos permitem melhorar nossos jogos, adicionar coisas inimagináveis, ou não, em seu jogo. Porém, nem só de script/plugin vive o maker, mas também de eventos. Essas maravilhas chamadas eventos, nos permitem fazer tantas coisas, sem a necessidade de scripts ou plugins. Porém, em alguns casos, queremos fazer algum sistema com eventos, porém o maker limita nossa capacidade, ou não nos permite fazer algo utilizando os velhos e bons Comandos de Eventos. Esses comandos permitem maior liberdade para criação de sistemas por eventos, podendo customizar melhor certos fatores dos seus sistemas, e fazer coisas que não seriam possíveis com os Comandos de Eventos normais do RPG Maker MV. Lembrando, não mostrarei a lista completa de todos os comandos existentes pois alguns são "inúteis". Pois podemos fazer estas coisas sem precisar de scripts, apenas usando Comandos de Evento. Enfim, mostrarei aqui apenas os que podem ser uma ajuda extra até mesmo pra quem não cria sistemas por eventos. Dito isso, vamos começar a lista.
Inserir Número: Com este comando poderás abrir a interface de inserir números em variáveis sem a limitação do MV, que é de 8 dígitos. Basta definir o número da variável e a quantidade de dígitos.
Código:
$gameMessage.setNumberInput(variável, digitos);
Código:
$gameParty.gainGold(quantidade);
$gameParty.loseGold(quantidade);
Código:
$gameActors.actor(Id).gainExp(Valor);
Código:
$gameInterpreter.wait(frames);
Código:
SceneManager.push(Scene_Shop);
SceneManager.push(Scene_Battle);
SceneManager.push(Scene_Name);
SceneManager.push(Scene_Save);
SceneManager.push(Scene_Load);
SceneManager.push(Scene_Gameover);
SceneManager.push(Scene_Title);
Código:
"SceneManager._scene.addChild(new Window_Gold(x, y));
Código:
$gameSystem.onBeforeSave();
DataManager.saveGame(1);
SceneManager.goto(Scene_Map);
Código:
$gameScreen.clear();
Bom, pessoal, é isso. Essa lista pode não ter sido tão grande, ou com muitos comandos, porque eu não quis pegar todos os scripts, pois a maioria deles faz coisas que podem ser realizadas com Comandos de Eventos, eu peguei os mais importantes, e necessários para uso geral, e que podem fazer coisas que não são possíveis nos Comandos de Evento normais do RPG Maker MV. Porém, como ninguém é perfeito, pode ser que eu não tenha adicionado algum importante, então caso isso tenha acontecido, por favor me avise, que eu possa estar atualizando a lista, certo? k: Então, é isso, até mais.