🤔 Para Refletir :
"Seu jogo não foi feito para a gaveta, já postou uma screenshot dele hoje?"
- Aleth728

Como colocar sons de passos no mapa?

Baseran

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
23 de Fevereiro de 2016
Postagens
4
Bravecoins
0
Oi estou tudo bem, estou usando um script no meu projeto de passos mas não sei mexer muito no RpgMaker. Queria saber como posso usar ele, quem criou o script foi o Raizen884:
puts "Walk Sound Carregado"

#=======================================================
#        Som de passos
# Autor:Raizen884
# Compatibilidade: RMVXAce
# Comunidade : www.centrorpgmaker.com
# Adiciona um som ao se movimentar com o personagem.
#=======================================================
module Som_passos
# Coloque o nome do arquivo de som ao ser tocado,
# caso o som não seja algum padrão do rpg maker,
# basta adicionar o arquivo a pasta SE do seu projeto.
# Coloque aqui os IDs do terreno e seu respectivo
# som naquele terreno.
Sound = []
# Sound[valor da tag de terreno que pode ser configurado no database] = Som
# que tocará quando o personagem pisar nesse terreno.
Sound[0] = "key"
Sound[1] = "Fog1"
# Caso queira mais sons para mais ids de terreno basta
# adicionar uma linha com o nome do arquivo do mesmo modo
# como está colocado aqui no modulo.
# variavel para modificar os passsos, assim da para modificar o som
# dependendo de uma variavel e não pelo ID do terreno.
# ID da variavel, lembrando que o valor dela, tem que ser o mesmo
# dom ID do Sound. Se a variavel tiver valor 0, desabilita essa função.
# Isso apenas para o personagem.
Variavel = 1
# volume a ser colocado para o som do personagem.
Volume = 100
# Variação do volume, para dar um som mais real aos passos do player.
Var = 20
# Variação da frequencia dos passos, para passos mais realistas
# algumas vezes o som não tocará, 0 desativa essa função.
Freq = 0
# Nome que deverá estar no arquivo dos chars para que o script
# reconheça para tocar o som de passos.
Name = "Actor"
end
# Aqui começa o script.
class Game_Player < Game_Character
alias sound_move move_straight
alias sound_diagonal move_diagonal
  def move_straight(d, turn_ok = true)
    sound_move(d, turn_ok = true)
    freq = rand(Som_passos::Freq) if Som_passos::Freq != 0
    if freq == nil or freq < Som_passos::Freq - 1 and @move_succeed and Som_passos::Sound[$game_player.terrain_tag] != nil and $game_variables[Som_passosVariavel] == 0
    RPG::SE.new(Som_passos::Sound[$game_player.terrain_tag], @volume = Som_passos::Volume - rand(Som_passos::Var)).play unless vehicle
    elsif $game_variables[Som_passosVariavel] != 0 and Som_passos::Sound[$game_variables[Som_passosVariavel]] != nil
    RPG::SE.new(Som_passos::Sound[$game_variables[Som_passosVariavel]], @volume = Som_passos::Volume - rand(Som_passos::Var)).play unless vehicle
  end
end
    def move_diagonal(horz, vert)
    freq = rand(Som_passos::Freq) if Som_passos::Freq != 0
    if freq == nil or freq < Som_passos::Freq - 1
    sound_diagonal(horz, vert)
    RPG::SE.new(Som_passos::Sound[$game_player.terrain_tag], @volume = Som_passos::Volume - rand(Som_passos::Var)).play if @move_succeed and Som_passos::Sound[$game_player.terrain_tag] != nil
    end
    end
end
class Game_Event < Game_Character
  def update_self_movement
    if near_the_screen? && @stop_count > stop_count_threshold
      case @move_type
      when 1;  move_type_random
      sound_screen
      when 2;  move_type_toward_player
      sound_screen
      when 3;  move_type_custom
      sound_screen
      end
    end
  end
    def sound_screen
      distx = $game_map.events[@id].x - $game_player.x
      disty = $game_map.events[@id].y - $game_player.y
      distx *= distx
      disty *= disty
      soma = distx + disty
      soma = Som_passos::Volume if soma > Som_passos::Volume
      freq = rand(Som_passos::Freq) if Som_passos::Freq != 0
      if freq == nil or freq < Som_passos::Freq - 1
      RPG::SE.new(Som_passos::Sound[$game_map.events[@id].terrain_tag], @volume = Som_passos::Volume - soma).play if $game_map.events[@id].moving? and $game_map.events[@id].character_name.include?(Som_passos::Name)
      end
  end
end
 
[member=541]Baseran[/member]

EDIT. ENORME: Desculpa kkkkk, eu não tinha compreendido direito o que queria.

No seu banco de dados, nos Tilesets, tem a Tag de Terreno:

85zESif.png


A partir delas, vc pode definir os sons de passos no seu jogo.

Pra colocá-las, vc tem que marcar a Tag no piso onde vc quiser, vamos por exemplo, neste aqui como 1:

0yMEg1V.png


Eu quero que essa grama verde faça som, então coloquei a tag 1 nele. (Vc pode colocar o número que quiser, só estou usando o 1 como exemplo)

Em seguida, volte ao script. Dentro dele vc vê esse código: Sound = []

Substitua por:

Sound[TagDoTerreno] = "SomDoSE"

No meu caso:

Sound[1] = "Knock"

O que acontece aqui? o [1] é a Tag do Terreno que marquei no banco de dados, vai fazer o som do "Knock" da lista de sons de SE.

Então toda vez que o personagem andar naquele gramado, vai fazer som do "Knock"

Pronto, agora sim kkkk

~ Abraços!
Até mais! xD
 
Daniel M. Neto comentou:
[member=541]Baseran[/member]

EDIT. ENORME: Desculpa kkkkk, eu não tinha compreendido direito o que queria.

No seu banco de dados, nos Tilesets, tem a Tag de Terreno:

85zESif.png


A partir delas, vc pode definir os sons de passos no seu jogo.

Pra colocá-las, vc tem que marcar a Tag no piso onde vc quiser, vamos por exemplo, neste aqui como 1:

0yMEg1V.png


Eu quero que essa grama verde faça som, então coloquei a tag 1 nele. (Vc pode colocar o número que quiser, só estou usando o 1 como exemplo)

Em seguida, volte ao script. Dentro dele vc vê esse código: Sound = []

Substitua por:

Sound[TagDoTerreno] = "SomDoSE"

No meu caso:

Sound[1] = "Knock"

O que acontece aqui? o [1] é a Tag do Terreno que marquei no banco de dados, vai fazer o som do "Knock" da lista de sons de SE.

Então toda vez que o personagem andar naquele gramado, vai fazer som do "Knock"

Pronto, agora sim kkkk

~ Abraços!
Até mais! xD
Brigadão pela ajuda, fiz o que você falou mas deu problema na linha 587.
Edit: Em que linha que é para colocar o som e o número do terreno? Eu acho que coloquei na linha errada =P
 
Baseran comentou:
Brigadão pela ajuda, fiz o que você falou mas deu problema na linha 587.
Edit: Em que linha que é para colocar o som e o número do terreno? Eu acho que coloquei na linha errada =P

Coloca em baixo do Sound = [] e acima do código. (Antes tinha falado pra não substituir mas não era, o Sound = [] faz a lista dos sons)
 
Daniel M. Neto comentou:
Baseran comentou:
Brigadão pela ajuda, fiz o que você falou mas deu problema na linha 587.
Edit: Em que linha que é para colocar o som e o número do terreno? Eu acho que coloquei na linha errada =P

Coloca em baixo do Sound = [] e acima do código. (Antes tinha falado pra não substituir mas não era, o Sound = [] faz a lista dos sons)
Não sei se entendi muito bem, vai ficar assim?
Sound = []
Sound[1] = "Woman Walking 1 No Copy Right Sound Effect.mp3"
Edit: Aqui uma print de como eu fiz:
 

Anexos

  • script.png
    script.png
    20,2 KB · Visualizações: 37
Voltar
Topo Inferior