🤔 Para Refletir :
"Mudar não é fraqueza, pelo contrário, é um sinônimo de superação."
- Ricky O Bardo

Como escrever roteiros?

FadaMorta Feminino

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
02 de Janeiro de 2017
Postagens
16
Bravecoins
0
Oii

Não sabia onde escrever e publicar esse tópico, daí acho que se encaixa mais aqui. O que eu queria que fosse debatido aqui é qual a melhor forma ou método pra escrever um roteiro para um jogo. Voltei com meu projeto, e estou escrevendo o roteiro e as partes que são fáceis de se fazer, como por exemplo "personagens" ou o inicio do primeiro capítulo, mas e depois? como escrever a história de algo que pretende ser dinâmico sempre que possível? então eu carrego essas dúvida e queria partilhar elas com vocês, acho que algo bom pode sair daqui.

Muito obrigada  :Beijinho2:

Digitando

Acho que um bom meio é criar os 'cores' do enredo e ir expandindo-os, tal como uma árvore fortifica primeiro seu tronco para depois expandir-se em galhos. Defina o que vai começar, disparar essa história: a necessidade do conhecimento sobre algo? Um mal eminente que precisa ser destruído? Enfim, após, alguém há de ser responsável por realizar essa atividade: vai ser o Marquinhos de seis anos que ainda precisa da ajuda da mãe pra limpar o bumbum ou o regente do terceiro destacamento? Assim, você terá o início (qual o problema e quem o resolverá) e o fim (o problema resolvido [afinal é o objetivo do enredo]). Fica faltando o desenvolvimento, que é onde você tem liberdade para inserir o que bem quiser, desde que não ultrapasse o limite de seu objetivo.
É bem mais fácil deste modo, definindo um ponto limítrofe, pois assim você já sabe onde quer chegar, já sabe o tamanho de seu escopo. Desenvolvendo a partir do começo, sem saber como será o fim é ruim pois tu pode acabar expandindo demais seu enredo, a ponto de ficar exausto dele próprio.

Teve um tópico em que me estendi um pouco mais, caso queira dar uma olhada, pode visualizá-lo por aqui.

Um ponto importante é você estabelecer seu objetivo desde cedo, para que com base nisso, tenha um final planejado (Vai ser extremamente horrível trabalhar com um roteiro que nem você sabe o final, ficando quase impossível desenrolar o meio dele. Além de abrir um espaço enorme para furos de roteiro).

Uma forma interessante de engajar as pessoas na sua história, é fazendo com que ela seja mais crível possível. Não estou dizendo rpa sua história ser hiper dia-a-dia ou pé no chão. Mas que elas se expliquem gradualmente, tipo: "O herói foi a padaria, POR ISSO ele voltou para sua casa com uma sacola cheia pães" é algo bem mais crível que: "O herói foi a padaria, ENTÃO foi atingido por um meteoro", isso deve-se ao fato de que os próprios acontecimentos estão justificando o que vem a seguir, acaba sendo relativamente mais fácil criar uma linha de acontecimentos bons, quando faz com que cada uma dessas coisas cause a outra. Diferente de uma formula onde as coisas acontecem por ter que acontecer algo, onde nesses casos acaba dando espaço pra uma gama tão ilimitada que raramente sabemos trabalhar bem com isso.​

You See!~

Já citaram tudo o que eu queria dizer, exceto isso: Comece com pouco. Muitos escritores de wattpad acham que só precisam de sua imaginação e uma tela em branco para criar o próximo Silmarillion. A coisa não é bem assim. O roteiro, assim como programação, mapeamento e etc, exige um treinamento. Muita gente diz que qualquer um consegue criar um roteiro. Isso está certo da mesma forma como qualquer um programa um jogo, monta um mapa ou compõe uma música. Ou seja, qualquer um que se disponha a aprender consegue.

Sobre começar com pouco: sabe aquele(a) personagem que você quer que protagonize uma jornada incrível? Comece com cinco páginas dele na cozinha, fazendo um café. Coisas simples te ajudam a 1) descobrir sua voz, seu estilo narrativo, 2) conhecer seus personagens e saber que tipo de história eles suportam. É sério mesmo, é uma dica do Rob Gordon. Mais vale uma ida até a padaria bem contada que uma visita caótica ao Tártaro.

Iai amiguinho <3 Suave?
O pessoal de cima deu algumas dicas incríveis! Agora é minha vez de brilhar também! (>.<)
Para se escrever bem existe apenas dois caminhos: Estudos e Treino!
Com a parte do treino nada posso fazer para te ajudar, malz...
Mas, com os estudos posso te dar algumas dicas de onde começar (;3)
Primeiro, leia todos os livros que conseguir! Parece bobagem, mas é sério... Até o grande mestre Tolkien usava de referências na hora de escrever (Ele bebia de um milhão de mitologias por ai, que iam desde a nórdica até a cristã), então, não tenha vergonha ou medo de ter referencias boas! (Só não vale copiar campiãozãozão (u-u))
Segundo, procure livros teóricos sobre narrativas, parece meio chato (e realmente o é), mas em certas horas entender sobre a jornada do herói pode salvar Townsville! (não pera, essas são as meninas super poderosas...)
Um livro que posso indicar que é bem tranquilo e vai te dar um monte de novos caminhos para seguir é o "Da criação de Roteiros" (DOC Comparato) [não conte a ninguém, mas dá para achar na internet, shhhhh].
Espero que tenha dado um brilho para vocês, o titio ama a todos <3

Oii rapazes :3

Quero agradecer pelas respostas, elas me iluminaram um pouco sobre como escrever e como me organizar, fiz uma pesquisa pela internet e achei um link interessante (relevando a piada sexista e fora de contexto que tem no link):

https://dicasderoteiro.com/2011/05/28/como-escrever-um-roteiro-de-videogame/

Acho que isso ajuda a escrever um roteiro mais coeso e complexo <3

Eu criei um roteiro uma vez, ficou tão grande, que eu não quis tocar ele pra frente. Hoje vejo que ele ficou um pouco viajado (mais por conta de detalhes que coloquei). Mas eu ainda pretendo "remasterizar" ele e fazer algo em cima.
Eu escrevo fantasia nos tempos livres, como hobby.

TL;DR
Minha dica é. Pense no final! O mais rápido possível, defina um final, um inicio, e o meio faça depois disso. Desta forma, você vai ter um "limite", e uma guia, e te ajuda a não levar o roteiro pras cucuias por pura "empolgação"...
Boa sorte!

Olá [member=1034]joli fowl[/member]

Legal de sua parte iniciar esse debate. Muito bacana os comentários de todos, inclusive com exemplos... Eu estudei roteiro em oficinas de cinema, mas sempre admirei nos jogos os roteiros. Portanto, descrever os personagens e os diálogos é formidável a meu ver. O importante para contar uma história é ter um roteiro (pode ser simples), com começo, meio e fim. Não adianta a história começar com força e terminar fraca. O interessante no roteiro é o “crescente” e tem que ter um final legal. Um final de impacto, comovente... Um final com uma boa mensagem.

Começa escrevendo umas duas linhas que resumem o enredo. Isso se chama storyline.
Depois, desenvolve em cima disso. Por exemplo, a storyline do 1º filme do Homem-Aranha:

"Quando mordido por uma aranha geneticamente modificada, um estudante de escola secundária, nerd, tímido e estranho ganha habilidades de aranha que ele eventualmente deve usar para combater o mal como um super-herói após uma tragédia ocorrer em sua família."

Eu ainda estou tentando escrever meu roteiro, percebi o quão complexo é um roteiro pra jogo por causa das suas variáveis. Agradeço pelos comentários, de todos vcs. :^-^:

Voltar
Topo Inferior