🤔 Para Refletir :
"Escrever para o seu jogo já começa nas mecânicas"
- AbsoluteXandy

Como fazer um puzzle para programação [BrainStorm] [RPGMAKER]

Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.

Revox

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
24 de Junho de 2015
Postagens
74
Bravecoins
5
:meow: Ohayou Makers :meow:​
Makers, estou fazendo uma graduação em sistema de informação e teremos um evento/gincana a qual serão feitas diversas provas e atividades, elaboradas pelos nossos professores, para nos testar com relação a programação, hardware, banco de dados etc. Mas como eu amo  :Beijinho2: jogos e normalmente o que eu faço no curso é voltado para isso, eu pensei em criar um sistema de puzzle para o pessoal do primeiro ano do curso resolver.

A ideia inicial seria que, através de eventos, os alunos teriam que levar um ou mais personagens do mapa a um local especifico e executar alguma ações de modo que estimule a habilidade de logica de programação, porém meus professores não gostaram muito da ideia. Por este motivo eu pensei em fazer algo focado na programação em si, onde o aluno deverá fazer as mesmas ações descritas anteriormente, só que via código.

Para isso dar certo eu preciso de uma mãozinha (talvez um pé ou dois), para desenvolver este projeto. Eu ainda não mexi com o RPGMAKER MV, mas acredito que ele seja mais fácil de trabalhar já que utiliza javascript.
A questão seria. Eu consigo fazer um puzzle, onde os alunos acessem aquela opção do menu de EVENTOS que utiliza script, que faça com que um ou mais bonecos se moverem?

Se alguém tiver alguma ideia ou quiser me ajudar a desenvolver ele para que eu possa apresentar aos meu professores,  pode responder este tópico que eu te darei um obrigado bem bonito  :Okay_fix:.

Não sei se este é o local correto para postar isso, então me notifiquem para que eu possa mudar o local

Olha, não sou 'das programação', mas por eventos + códigos daria pra fazer.
Você poderia fazer variáveis que armazenem ações e fazer com que os jogadores programarem a ação dos personagens via comandos escritos (sei lá, cria um plugin que abre uma caixa onde você digita algo) e use esse "texto" como variável de um comando que será gerado.
Ai você poderia fazer tipo aquelas puzzles onde vc programa uma máquina para fazer algo, porém no caso você poderia fazer o jogador programar um npc para fazer algo seguindo um caminho descrito, fazendo pular, apertar botões ou algo do tipo.
Tendeu? KKKK Tcho reduzir:
> Cria um plugin de caixa para poder digitar.
> Transforma esse texto da caixa em texto de uma variável.
> Usa essa variável no 'chamar script' para criar uma ação pro npc.
> Faz vários locais para aplicar uma ação escrita que o npc seguirá.
> Faz um local pra dar play e o npc fazer o que foi mandado.
> Se errar o código dá erro no jogo KKKK

Acho que vai depender de quando é essa gincana, pois se ainda não mexeu no RPG Maker MV,
vai precisar mexer.

Ter como fazer isso tem, afinal os comandos por eventos nada mais são do que os comandos
em JS organizados numa interface mais amigável ao usuário, então você teria acesso a todos
os mesmos comandos que existem nos eventos.
Aproveitando a ideia que o Ryan falou, o MV tem os comandos de Plugin, que são enviados em
forma de string para o Game_Interpreter, e isso é ótimo pois é na mesma forma de texto que
o jogador digitaria. No caso do erro seria só tu fazer uma exceção para caso o comando digitado
não exista ou esteja incorreto, acontece alguma coisa lá.

Mas assim, ao meu ver não é muito fácil usar programação para criar um sistema de programação
dentro de um programa que não é para esse fim.

Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.
Voltar
Topo Inferior