🤔 Para Refletir :
"O poder da criação está em suas mãos, escreva sua própria história e abra as portas para aventuras inesquecíveis."
- Versyoh

Como lucrar com jogos gratuitos?

Eternidade_1

Plebeu
Membro
Membro
Juntou-se
19 de Abril de 2022
Postagens
20
Bravecoins
48
Gratuito para baixar e jogar...
Como incluir material exclusivo ao jogo, como uma DLC, onde o proprietário do game compra o acesso extra?

Se tratando de RPG maker, mesmo um jogo com informações de links externos para gerar receita ao site.

Atualizações de material novo compromete de alguma forma o jogo completo? Em questão de sabe e etc..?

É possível atualizar um jogo sem ser um jogo novo?

Ou devemos colocar o conteúdo extra dentro do game antes de finalizar?

Sinceramente, isso pode dar um artigo completo sobre o tema. Mas, vamos tentar pensar juntos.
Existem formas comuns de se monetizar jogos dependendo da plataforma em que eles foram criadoras, por exemplo, jogos de celular que são gratuitos para baixar tiram suas receitas a partir de anúncios e sistemas de gemas dentro do jogo que aceleram o processo do jogador em troca de alguns cascalhos.
Algumas empresas mercenárias em plataformas mais amplas abusam de lootbox, ou coisa parecida, para que o jogador precise comprar vários "tiros" até sair o resultado desejado que talvez nunca venha.

Me parece que para o RPG Maker isso é mais complicado...
Talvez, você poderia pensar em um apoia-se, ou abrir um pix para doações para o seu jogo, o deixando gratuito para baixar, mas com a possibilidade de receber doações, outra forma bastante simples é a de colocar seu jogo na plataforma da itch.io, assim você pode ativar a opção de jogo gratuito com a opçao de doação para apoiar o criador, etc.
Ainda me parece que o caminho mais fácil no Maker é sem dúvidas você vender o seu jogo por um preço fixo em uma plataforma que atue nesse setor de venda de jogos. Todas as outras formas dependem de boca-a-boca e doações.
A menos que existam plugins que permita a você criar um sistema de cash no seu jogo de forma offline, mas eu realmente desconheço... Se descobrir algo avise aqui! É algo que eu também me interesso.

Bom, de modo geral tem sim muitas formas de se ganhar dinheiro com jogos gratuitos. Mas como o @Aleth728 disse, quando se trata de RPG Maker é algo meio improvável de se fazer por meio de DLCs, conteúdo adicional ou algum ad.

Pra ser feito isso creio que precisaria de ferramentas que o maker ainda não possui ou ainda não foi implementado, como uma comunicação entre o jogo e algum servidor próprio para atualizar ou desbloquear conteúdos por meio de pagamentos. Então meio que teria que ser feito por meio de alguma "gambiarra" que eu, particularmente, desconheço.

Acho que a maneira mais acessível de se ganhar dinheiro assim, seriam por meio de propagandas, bem no estilo dos jogos mobile mesmo, onde cliques redirecionam para a página do patrocinador.

É uma ideia interessante, mas acho inviável. Gosto mais da proposta de receber doações por meio de plataformas como o patreon e tal. Mas seria interessante ver algo nesse estilo sendo feito no RPG Maker. XD

É uma ideia interessante, mas acho inviável. Gosto mais da proposta de receber doações por meio de plataformas como o patreon e tal. Mas seria interessante ver algo nesse estilo sendo feito no RPG Maker. XD
Esse papo realmente me deixou pensativo sobre o meu próprio projeto, hoje em dia eu abri a opção de doações e pix.
Mas, patrocinadores?! Isso realmente parece legal, se a nossa comunidade tivesse muito mais visibilidade quem sabe...
Ou, até sobre as micro transações dentro do jogo!

Pensei em duas outras possibilidades: Códigos dentro do jogo que o jogador possa comprar diretamente de você e habilitar dentro do game (algo que de fato pode ser facilmente burlado), ou relançar versões com alguns pequenos adicionais através de metas.
Por exemplo: Caso eu consiga 20 reais em doações irei disponibilizar uma versão do jogo onde você começa com uma skin que pode ser habilitada ou desabilitada quando quiser (eu utilizo os sistemas de Skins, mas eles são comprados com dinheiro do próprio game, mas adoraria fazer chars personalizados e acrescentar se alguém me doasse), se chegar em 50 reais um item secreto. Eu realmente me animei com as possibilidades que podem ser pensadas! Se algo a mais te ocorrer avise para a gente! Estou ansioso por outras respostas.

Já que a ideia aqui é um pouco diferente de simplesmente vender o jogo, valeu!
(Tem o lado negativo de pessoas que podem acabar tentando lançar jogos incompletos ou deixem de implementar recursos simplesmente para esperar doações... Ai seria melhor vender o jogo de uma vez.)

Eu, normalmente, além de deixar o jogo disponível para baixar, dou a opção ao usuário de doar alguma quantia (assim como se sustentam a maioria dos softwares livres). Pode ser pouco quando se encontra no começo, mas já ajuda bastante. GameJolt e itch.io dão essa possibilidade.
Pode ser mais uma alternativa de receber um retorno financeiro pelo seu trabalho.

Bom, fiz uma demo do sistema Link
É ate bem simples de fazer a senha gerada dentro do jogo permite ao desenvolvedor com a chave dar o código.
Na demonstração você fala com o gato e coloque o digito 08 para receber o exemplo gratuito, o exemplo exclusivo depende dos dados da senha que ele lhe conta. A partir dai eu tenho que saber qual a combinação do seu jogo para liberar seu código.

Na demonstração você fala com o gato e coloque o digito 08 para receber o exemplo gratuito, o exemplo exclusivo depende dos dados da senha que ele lhe conta.
É um começo interessante, vou testar esse sistema.

Mas no caso um código poderia ser utilizado por mais de uma pessoa? Ou ele seria "desativado" assim que um jogador utilizasse ele?

No caso de jogos independentes com um alcance menor de jogadores, a ideia de distribuir o código manualmente não seria algo impossível de se fazer. O único problema que vejo nisso seria em um caso de crescimento inesperado do jogo e uma procura maior por conteúdos pagos dentro dele. Isso dificultaria um pouco a distribuição manual de códigos.

Mas com certeza já é uma ótima forma de começar a inserir isso no jogo.

É um começo interessante, vou testar esse sistema.

Mas no caso um código poderia ser utilizado por mais de uma pessoa? Ou ele seria "desativado" assim que um jogador utilizasse ele?

No caso de jogos independentes com um alcance menor de jogadores, a ideia de distribuir o código manualmente não seria algo impossível de se fazer. O único problema que vejo nisso seria em um caso de crescimento inesperado do jogo e uma procura maior por conteúdos pagos dentro dele. Isso dificultaria um pouco a distribuição manual de códigos.

Mas com certeza já é uma ótima forma de começar a inserir isso no jogo.
O que pode acontecer sao as senhas iguais, se voce tem a senha 6-11-11-2-8-8-9-2 seu codigo exclusivo sera 056. Mas e muito dificil de acontecer.

Esqueci de falar sobre o sistema

Esta tela é quando você digita o código recebido.
VXGL316.jpg

Com a senha um cálculo matemático é feito, muito simples, mas complicado o suficiente para existir uma única chave mestra.
Então cada senha gera um código diferente, programado dentro do maker, pode ser escondido dentro do jogo de várias maneiras.

Assim é possível até criar uma moeda digital dentro do game, gerando créditos para os recursos exclusivos.
O ponto negativo é que o senha muda muito, e para receber o código é preciso conhecer a senha que o maker vai gerar, esse ponto esta resolvido, quando o jogador é orientado a se deslocar pelo mapa, mas não esta presente na demo.

Na demo eu não sei qual senha o jogo vai lhe dar, somente sei o resultado do código, com base na sua senha para poder desbloquear o baú secreto.

Eu acredito que a melhor forma de lucrar com um jogo independente é entregando um trabalho que gere valor para o jogador a ponto dele achar que vale a pena comprá-lo. Em outras palavras: se quer ganhar dinheiro com jogo, faça da maneira mais tradicional: vendendo-o.
A menos que estejamos falando de jogos mobile, ou que você seja parte deu grande estúdio ou tenha respaldo de grandes investidores. Foque no jogo e entregue um produto bom. Se seu jogo for bom, as pessoas vão querer comprá-lo.

Voltar
Topo Inferior