[box class=maintitle]
Introdução [/box]
Não é incomum se sentir desanimado com os projetos em que esta trabalhando, recuperar a motivação é fundamental mais as vezes não e um trabalho tão simples assim.
Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a se manter motivado mesmo em horas de dificuldade.
A unica forma de estar verdadeiramente satisfeito é fazer o que você acredita que seja um bom trabalho. -Steve Jobs
[box class=maintitle]
INSPIRE-SE [/box]
Mantenha sempre por perto coisas que te inspirem e que tenha relação direta ou indiretamente com seu projeto, lembre-se sempre dos motivos que te levaram a iniciar esse projeto e porque você deseja termina-lo, certifique-se de que não esqueça do porque esse projeto é importante para você e o que fez ele ser escolhido entre tantos outros, mantenha sempre um bloco de notas e uma caneta por perto afinal nunca se sabe quando boas ideias surgirão.
[box class=maintitle]
PARE DE OUVIR O QUE OS OUTROS DIZEM [/box]
Isso mesmo, pare de ouvir o que as outras pessoas estão dizendo a respeito de alguma ideia que você está colocando em ação. Evite, principalmente, aquelas pessoas negativas, e até de certa forma tóxicas, por que elas roubam sua energia e te botam para baixo acabando com sua alto estima te diminuindo cada vez mais, não de ouvidos a esse tipo de critica porem você deve saber separar, uma critica que pode te render algum progresso de criticas destrutivas,ao ler as criticas mantenha sempre algo em que você possa rabiscar novas ideias que vão surgindo ao ler criticas construtivas, anote também alguns pontos negativos de seu projeto e tente melhorar-los.
[box class=maintitle]
CONCENTRE-SE NO PASSO SEGUINTE [/box]
As vezes iniciamos projetos grandes e nos desanimamos ao perceber que, já fizemos tantas coisas e mesmo assim ainda falta tanto a ser feito, você não deve pensar no projeto como um todo, concentre-se apenas no que sera feito a seguir, não que você deva deixar o projeto final de lado, mas esse não devera ser o seu foco nesse momento, concentra-se apenas no próximo passo vai te deixar mais confiante para continuar.
[box class=maintitle]
DESCANSE E SE DISTRAIA [/box]
As vezes a desmotivação no trabalho vem do simples cansaço mental e físico, não tente fazer tudo de uma vez nem trabalhe por longos períodos sem descanso, reserve alguns minutos de seu tempo para ouvir uma musica, ver um filme ou ate mesmo caminhar um pouco, pense no quem tem feito e no que gostaria de fazer em como isso te ajudaria a bater suas metas, reveja seus objetivos e anote todas as ideias e pensamentos, fazendo isso você vai perceber que suas ideias aos poucos vão se ajustando, e retomar o trabalho vai ser bem mais fácil do que se você estivesse ficado sentado na frente do computador a espera de uma ideia milagrosa.
[box class=maintitle]
RECLAMAÇÕES SÓ BLOQUEIAM SUA MOTIVAÇÃO [/box]
Reclamar não vai solucionar o problema, o primeiro passo e parar um pouco analisar a situação ver quais são as alternativas para solucionar a questão, uma mudança de comportamento pode ser necessária. Externar as dificuldades só atrasará você de reverter esse quadro, ao aparecer um problema pare imediatamente e pense nas formas de soluciona-lo, deixar para cuidar disso depois pode virar uma bola de neve que vai acabar com seu projeto futuramente.
[box class=maintitle]
EVITE METAS FRACAS [/box]
Os objetivos são a alma da conquista. Evite o Eu vou tentar.... Prefira o Eu quero ou eu devo.
Algo que inicia com a frase "eu vou tentar", certamente vai ser abandonado no primeiro problema pois você já esta assumindo que não tem capacidade para conclui-lo já deixando uma desculpa pronta caso falhe do tipo: Eu disse que tentaria. Sempre escolha metas altas pois mesmo que não consiga alcançar-las você ainda terá um ótimo projeto em mãos pronto para ser usado.
[box class=maintitle]
PROCURE APOIO [/box]
Pessoas que se socializam são mais felizes, se você se deparou com um problema em que não consegue sair não tenha vergonha de pedir ajuda, pessoas não sabem tudo e você não e exceção, tente solucionar o problema você mesmo, mais se não conseguir procure ajuda em fóruns ou com aquele seu amigo que sabe mais que você, sobre esse assunto, não tenha vergonha de perguntar sempre vai ter alguém disposto a ajudar.
[box class=maintitle]
APRENDA COM OS ERROS [/box]
Você pode usar a frustração como uma aliada. Ao invés de ficar desmotivado ou irritado quando algo não aconteceu como você queria, trabalhe mais forte ainda para aumentar sua energia e seu foco no objetivo que quer ver realizado. Considere cara fracasso como uma nova chance ou como um aprendizado.
Os atletas sabem que a conquista de um resultado tem a ver com a preparação e treinamentos diários. Cada treino requer, muitas vezes, vencer pequenas limitações, e quando conseguem vencer uma limitação, sua motivação aumenta, e com isso, você tem mais energia para a próxima etapa. Você sabe que está na frente de um vencedor quando mesmo na derrota, ele(a) não se deixa abater e diz: as coisas não aconteceram como eu queria, mas da próxima vez vou treinar mais para melhorar meu desempenho.
[box class=maintitle]
COMEMORE AS CONQUISTAS [/box]
É importante ter a consciência dos resultados obtidos. Assim sendo, celebre suas vitórias e permita que a sensação de dever cumprido e metas alcançadas permeiem em seu ser.
[box class=maintitle]
CONSIDERAÇÕES FINAIS [/box]
Bem é isso Makes essas são algumas dicas de como manter a motivação, espero que possa ajudar algumas pessoas a não desistir de seus projetos tao rápido como vem acontecendo em todo o mundo maker, vemos todos os dias projetos ótimos sendo cancelados o que é uma pena muitos deles são promissores e acabam caindo no esquecimento por falta de incentivo.
As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. -Zig Ziglar