🤔 Para Refletir :
""Não é sobre fazer o jogo perfeito, é sobre fazer o seu melhor.""
- Ricky O Bardo

Como o RPG Maker me ajudou a seguir minha carreira profissional

kleber

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
23 de Setembro de 2017
Postagens
105
Bravecoins
10
Olar povos e povas.

Aqui é o Kleber, tenho 26 anos e hoje trabalho como Engenheiro de Automação de Testes em uma empresa de jogos brasileira. Hoje estou aqui só para desabafar um pouco, comentando a respeito de como o RPG Maker e esta comunidade me ajudaram a chegar aonde estou.

Desde criança eu tinha vontade de trabalhar com jogos, ou pelo saciar a vontade de jogar um jogo exatamente como eu queria, feito por mim mesmo. Pra mim sempre pareceu um sonho distante e complexo demais, mas desde os 15 anos vivia tentando criar alguma coisinha boba com o RPG maker. Na época não saia nada interessante, mas lembro da sensação de achar incrível como era fácil criar um personagem e montar histórias por cima. Foi aí onde eu percebi que precisava aprender mais sobre programação se quisesse criar um bom jogo, e posso dizer que me influenciou na escolha da minha futura área de estudo.

Em 2013 entrei pra uma faculdade de TI e sofri horrores por não ter facilidade com exatas, mas sabia que estava no caminho certo. Nessa época eu participava da comunidade Mundo RPG Maker e que infelizmente ela acabou lá entre 2016~2017. Fiquei triste pois aprendia muita coisa por lá, mas eventualmente acabei conhecendo a Condado que me recebeu de braços abertos em 2017. Fiquei tão empolgado com a galera daqui que decidi participar do evento "Doces ou Travessuras III" do mesmo ano, onde eu finalmente consegui fazer o meu primeiro jogo completo ever, o TIFA: Room Escape. Apesar de simples, tenho orgulho dele porque pude colocar toda minha paixão e esforço naquilo, havia sido uma das minhas maiores realizações até então.

Continuei participando da comunidade por mais um tempo, principalmente enchendo o saco do Zaggo pra aperfeiçoar minha teoria musical (pelo visto ele ainda é ativo por aqui), mas me desliguei quando a necessidade de trabalhar longe de casa bateu, já não tinha nem tempo de descanso direito. Em 2019 eu já nem tinha mais esperanças sequer de voltar a fazer um jogo, até que eu recebi uma ligação no meio do meu expediente: "Estamos com uma oportunidade pra área de automação, somos uma empresa de jogos que está em crescimento, você tem interesse nessa área?". Eu simplesmente não tinha onde enfiar minha cara, foi uma mistura de 1000 sensações diferentes. Eu sequer sabia que existia automação de testes pra jogos kkkkkkkkkk Felizmente eles não procuravam ninguém com experiência em jogos, já que era um cargo super específico.

Fui e fiz a entrevista. Acabei mostrando o jogo que fiz aqui pro Condado e também um outro que tinha começado e parei no meio. Passei. Eventualmente depois de contratado eles me disseram que eu expliquei como eu desenvolvi os jogos com um brilho nos olhos, e que essa minha vontade foi um fator decisivo por terem me contratado. Demorou pra cair a ficha e perceber que eu finalmente consegui realizar meu maior sonho. Mesmo não sendo Dev, a cada trimestre a empresa cria seus próprios Hackathons e qualquer um (da empresa) pode participar, é o lugar ideal para aprender qualquer coisa relacionada a desenvolvimento de jogos. Hoje, 2 anos depois de entrar na empresa, agora trabalho ativamente com o Unity Editor e já sei criar meus próprios joguinhos, mesmo sendo simples.

Hoje me lembrei desta comunidade e resolvi dar uma olhada, e fico feliz por ainda estar de pé. Agradeço à toda comunidade do Condado por ter me ajudado a manter viva minha paixão pela criação de jogos. Não desistam dos seus sonhos!
 
Voltar
Topo Inferior