🤔 Para Refletir :
"Pare de pensar nos erros do passado e comece a planejar os erros do futuro!"
- Ricky O Bardo

Como o serrilhado funciona? Como evitar? (Krita e/ou outros programas)

Jazz Masculino

Saiyajin
Membro
Membro
Juntou-se
01 de Julho de 2015
Postagens
1.362
Bravecoins
1.692
Área
Sonoplastia
Motor de jogo
RPG Maker 95
Boa noite, pessoal! Tudo em cima?

Hoje à noite tentei fazer uns testes com o Krita, e notei que o serrilhado é uma coisa que incomoda (provavelmente) muita gente. Entendo por serrilhado aquelas bordas pixeladas que dão um efeito 'grosso' ao desenho.

Quando eu desenho com uma brush mais 'soft', percebo que ela tem um efeito de 'fade out' suave. Existe um nome técnico para esse fade out das brushes? Ou é só fade out mesmo?

PORÉM, quando a gente seleciona espaços do desenho com ferramentas de seleção, mesmo ao pintar com as brushes 'soft', elas não passam da área denominada. E eu tenho quase certeza que isso é um fenômeno e pode ser evitado. Alguém poderia me ajudar com isso?

Seja bem-vindo para deixar feedbacks de brushes e técnicas para dar um 'enhance' nas artes e pinturas. O serrilhado pode ser destacado nesse teste que eu fiz:
boK3fzd.png
LyTWYh0.png
A iluminação de trás e frontal do desenho foram feitas 'à mão livre'. Os highlights de CONTORNO do personagem foram feitos com ferramentas de seleção.
A qualidade é bem gritante.

Como resolver isso aí? xP

Olar Caio, tudo bom? Eu não manjo muito do Krita já que não é o programa que eu uso mas espero que eu consigo te ajudar.
Quando eu desenho com uma brush mais 'soft', percebo que ela tem um efeito de 'fade out' suave. Existe um nome técnico para esse fade out das brushes? Ou é só fade out mesmo?
No Photoshop isso é definido como a dureza do pincel, quanto maior a dureza mais definido será o traço, quanto menos duro mais borrado. No Krita eu não sei bem se a nomenclatura é essa mas o principio é o mesmo.

quando a gente seleciona espaços do desenho com ferramentas de seleção, mesmo ao pintar com as brushes 'soft', elas não passam da área denominada. E eu tenho quase certeza que isso é um fenômeno e pode ser evitado. Alguém poderia me ajudar com isso?
Normalmente é assim mesmo que é pra acontecer, quando você seleciona uma área toda a pintura será limitada apenas naquela área selecionada e nada mais. Se você quer selecionar uma determinada área e pintar nela de forma mais soft você pode selecionar o seu pincel macio, aumentar o tamanho dele e ir pintando de longe da seleção de forma que a parte mais borrada do pincel preencha apenas a seleção.
Outra forma é você pintar toda a área selecionada normalmente, remover a seleção, escolher a ferramente de borrar e usar ela para borrar apenas a área que você quer suave. Assim você suaviza as partes da pintura que você quer manualmente.

Sobre ficar um serrilhado apos você pintar a parte selecionada quer dizer que a seleção que você fez não está suavizando automaticamente as arestas. No Photoshop, na ferramente de seleção, existe a opção de suavização de serrilhado pra evitar essas bordas pixeladas. No Krita provavelmente deve ter essa opção e pode ser que ela não esteja ativada na hora que você faz a seleção.

Fala Caio, tudo certo? Não sei se é a forma correta de fazer isso, mas o Krita tem uma forma de suavizar seleções, é só tu selecionar o que quer, ir em Select > Smooth e pimba, pode pintar já! Esse é o resultado (ao lado esquerdo sem o smooth e ao direito com):
smooth_krita.png
Infelizmente me parece que não tem como você escolher o quanto quer suavizar nessa opção, mas você sempre pode repetir o processo se quiser mais. Valeu!

Oi @patriciomi e @Eranot! Tudo tranquilo por aqui, e com vocês?

Gostaria de, antes de tudo, agradecer à resposta dos dois! AJUDARAM MUITO =D

Sobre o que o Patriciomi comentou, achei uns tutoriais no youtube que falam sobre como customizar as brushes, e aumentar ou diminuir a 'dureza do pincel'. Já ajudou a melhorar as pinceladas e suavizar as entradas/saídas.

Sobre o que ambos comentaram, fiz os métodos que o Eranot partilhou e funcionou!!

Por enquanto não encontrei informações sobre se é possível configurar também a intensidade da smoothness. Mas só de ter essa opção já ajudou pra caramba.

Muito grato pelo feedback minuscioso dos dois!! =D

Voltar
Topo Inferior