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Como proceder com um bom projeto[/box]
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Como proceder com um bom projeto
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Simplesmente ao ter clicado no link deste tópico, você está dando um passo rumo à estrutura de um projeto definitivo. Me chamo Matt e apresento-lhe meu tutorial: Como proceder com um bom projeto.
Neste tutorial irei apresentar conceitos básicos e avançados para que você, que está tendo dificuldades (ou não) de desenvolver seu projeto, possa fazer algo de qualidade e também, ter uma visão mais ampla das coisas.
A leitura é um conceito importante para a estrutura de seu projeto, principalmente na parte da história do mesmo e logo que começou a ler este tutorial, já começou a aprender, um pouco, mas já!
Vamos á leitura!
[/box]Neste tutorial irei apresentar conceitos básicos e avançados para que você, que está tendo dificuldades (ou não) de desenvolver seu projeto, possa fazer algo de qualidade e também, ter uma visão mais ampla das coisas.
A leitura é um conceito importante para a estrutura de seu projeto, principalmente na parte da história do mesmo e logo que começou a ler este tutorial, já começou a aprender, um pouco, mas já!
Vamos á leitura!
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Uma construção necessita de uma base que a suporte para que a mesma não venha a cair futuramente e lembre-se que você está construindo seu projeto, então uma base coerente é necessária. Busca por informação é de extrema importância para uma base coerente, opiniões dos outros, observação de bons projetos e uma boa inspiração são importantes no processo de construção de seu projeto.
Um conceito importante é a originalidade, se por acaso seu jogo faltar em gameplay, a originalidade de seu roteiro pode mudar tudo, um bom lugar para pesquisar esse tipo de coisas é o TVTropes.
Não esqueça, porém, por mais inovador que seu projeto seja ele não será bom se nenhuma dedicação for aplicada na produção no mesmo, portanto, esforço!
[/box]Um conceito importante é a originalidade, se por acaso seu jogo faltar em gameplay, a originalidade de seu roteiro pode mudar tudo, um bom lugar para pesquisar esse tipo de coisas é o TVTropes.
Não esqueça, porém, por mais inovador que seu projeto seja ele não será bom se nenhuma dedicação for aplicada na produção no mesmo, portanto, esforço!
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No dicionário, Projeto vem do latim PROJECTO e significa "Plano de realização de um ato", ou seja, seu projeto, seja ele um jogo ou até mesmo um conto escrito, deve ser concretizado, confirmado. Deve ser realizado.
Seu projeto por enquanto é apenas uma idéia e você deve colocar essa idéia no papel... Mas qual a melhor maneira fazer isso? Bem, falando em papel, escrevendo.
Pode parecer inútil se pensar, mas assim que suas idéias se tornarem tão grandes a ponto de você se perder informações em seus pensamentos, e olha, informações valiosas, você entrará em desespero. Não há melhor maneira de guardar suas idéias sem ser escrevendo/desenhando/concretizando seu projeto.
No mínimo, você deveria ter uma síntese de seu projeto assim que suas idéias começarem a vagabundar livremente por sua mente, você VAI esquecer detalhes importantes mas irá perceber o quão uma "planta" no papel será importante para trazer suas inspirações de volta.
Uma ÓTIMA maneira de fazer anotações importantes de seu projeto, principalmente em relação á história é usando um fluxograma e o GoogleDocs é um ótimo serviço que pode ajudar bastante nesse ponto.
[/box]Seu projeto por enquanto é apenas uma idéia e você deve colocar essa idéia no papel... Mas qual a melhor maneira fazer isso? Bem, falando em papel, escrevendo.
Pode parecer inútil se pensar, mas assim que suas idéias se tornarem tão grandes a ponto de você se perder informações em seus pensamentos, e olha, informações valiosas, você entrará em desespero. Não há melhor maneira de guardar suas idéias sem ser escrevendo/desenhando/concretizando seu projeto.
No mínimo, você deveria ter uma síntese de seu projeto assim que suas idéias começarem a vagabundar livremente por sua mente, você VAI esquecer detalhes importantes mas irá perceber o quão uma "planta" no papel será importante para trazer suas inspirações de volta.
Uma ÓTIMA maneira de fazer anotações importantes de seu projeto, principalmente em relação á história é usando um fluxograma e o GoogleDocs é um ótimo serviço que pode ajudar bastante nesse ponto.
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Você já tem uma base de qualidade e suas idéias já estão bem organizadas enquanto novas estão sendo arquivadas, aquele seu jogão em 3D com trilha sonora comparável a Final Fantasy e roteiro bem melhor que Chrono Trigger já está planejado, sua expectativa é alta e seu grande projeto parece se aproximar dos estágios finais... Parece.
Essa parte do tutorial não se aplica á asiáticos sem vidas bons-em-tudo, então se você for um, que é um fato muito pouco provável, pule esta parte.
Afinal, quem fará os lindíssimos gráficos de seu jogo? Quem cuidará da parte audível do mesmo? Ah, e quem será aquele que jogará toda essa bagunça numa engine e montará tudo em um programa de entretenimento? Pois é...
Alguém com a expectativa de algo grande mas sem senso de perfeição pode cagar tudo e é nessa hora que você deve procurar uma equipe.
É agora que tudo começa a ficar mais "divertido", o desenvolvimento do seu projeto e a administração de uma equipe, não, de uma BOA equipe.
Comece analisando o que você poderá fazer por conta própria, é um pixel artista? Designer? Compositor? Tá, você é bom? Tem tempo?
Registre tudo que você pretende com o seu projeto antes como dito no Segundo Passo, anote todas as necessidades e a prioridade das mesmas.
Após isso, procure CUIDADOSAMENTE por uma equipe, pode parecer difícil, mas sempre tem um cara talentoso por aí querendo expôr seus trabalhos em um projeto, seja ele de RPG Maker ou não!
Fique de olho nas pessoas que livremente se oferecem para entrar em uma equipe, muitas vezes são plagiadores ou algum oportunista que só quer ter um nome nos créditos.
Após ter tudo organizado, junte suas idéias, reúna sua equipe e prepare-se para pôr seu projeto em execução. Verifique se sua equipe é dedicada e certfique-se de que eles possuem VONTADE de trabalhar no projeto, cobre, mas não seja um chato, a última coisa que você iria querer num emprego é um líder irritante que só sabe cobrar ao invés de administrar uma equipe com sabedoria, certo?
E por fim, certifique-se que tudo e todos estejam prontos...
[/box]Essa parte do tutorial não se aplica á asiáticos sem vidas bons-em-tudo, então se você for um, que é um fato muito pouco provável, pule esta parte.
Afinal, quem fará os lindíssimos gráficos de seu jogo? Quem cuidará da parte audível do mesmo? Ah, e quem será aquele que jogará toda essa bagunça numa engine e montará tudo em um programa de entretenimento? Pois é...
Alguém com a expectativa de algo grande mas sem senso de perfeição pode cagar tudo e é nessa hora que você deve procurar uma equipe.
É agora que tudo começa a ficar mais "divertido", o desenvolvimento do seu projeto e a administração de uma equipe, não, de uma BOA equipe.
Comece analisando o que você poderá fazer por conta própria, é um pixel artista? Designer? Compositor? Tá, você é bom? Tem tempo?
Registre tudo que você pretende com o seu projeto antes como dito no Segundo Passo, anote todas as necessidades e a prioridade das mesmas.
Após isso, procure CUIDADOSAMENTE por uma equipe, pode parecer difícil, mas sempre tem um cara talentoso por aí querendo expôr seus trabalhos em um projeto, seja ele de RPG Maker ou não!
Fique de olho nas pessoas que livremente se oferecem para entrar em uma equipe, muitas vezes são plagiadores ou algum oportunista que só quer ter um nome nos créditos.
Após ter tudo organizado, junte suas idéias, reúna sua equipe e prepare-se para pôr seu projeto em execução. Verifique se sua equipe é dedicada e certfique-se de que eles possuem VONTADE de trabalhar no projeto, cobre, mas não seja um chato, a última coisa que você iria querer num emprego é um líder irritante que só sabe cobrar ao invés de administrar uma equipe com sabedoria, certo?
E por fim, certifique-se que tudo e todos estejam prontos...
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Uma vez que suas idéias estejam prontas para serem aplicadas no projeto e sua equipe estiver pronta para tal, não demorará muito até que você tire a conclusão que já está na hora de construir o seu projeto.
O processo é longo, demais, e exige MUITA dedicação dependendo de suas expectativas. Tenha paciência e mantenha a moral de sua equipe alta e comece a exigir produção da mesma.
A organização e a ordem é VITAL para que conflitos não sejam gerados na fase de construção de seu projeto.
Lembre-se, erros e falhas SERÃO abundantes, pelo menos se não ter cautela em suas decisões acerca do projeto. É notável que a comunidade está cheia de bons makers com belíssimos projetos/jogos, busque informações sobre o desenvolvimento dos mesmos e observe porque merecem o devido respeito.
Assim que possuir um material demonstrável, seja ele um trailer ou uma demo, apresente-o belamente á comunidade, tópicos bonitos, gramática impecável e aceitação de críticas tanto destrutivas quando construtivas são vitais para uma boa divulgação de seu projeto.
Uma vez que seu projeto esteja apresentado é só aguardar a comunidade julgá-lo e logo você saberá se tomou as decisões certas em sua produção... Será fácil identificar isso logo nas primeiras páginas de seu tópico.
[/box]O processo é longo, demais, e exige MUITA dedicação dependendo de suas expectativas. Tenha paciência e mantenha a moral de sua equipe alta e comece a exigir produção da mesma.
A organização e a ordem é VITAL para que conflitos não sejam gerados na fase de construção de seu projeto.
Lembre-se, erros e falhas SERÃO abundantes, pelo menos se não ter cautela em suas decisões acerca do projeto. É notável que a comunidade está cheia de bons makers com belíssimos projetos/jogos, busque informações sobre o desenvolvimento dos mesmos e observe porque merecem o devido respeito.
Assim que possuir um material demonstrável, seja ele um trailer ou uma demo, apresente-o belamente á comunidade, tópicos bonitos, gramática impecável e aceitação de críticas tanto destrutivas quando construtivas são vitais para uma boa divulgação de seu projeto.
Uma vez que seu projeto esteja apresentado é só aguardar a comunidade julgá-lo e logo você saberá se tomou as decisões certas em sua produção... Será fácil identificar isso logo nas primeiras páginas de seu tópico.
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Espero que façam bom proveito deste tutorial. E gostaria de aproveitar para agradecer o CaioLugia por me ajudar com o tutorial. - Valeu Caio!
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