Autor: Avenger_B7.
Sobre: Este é um tutorial para utilizar imagens sem o serrilhado no RPG Maker 2000. O que eu ensino nesse tutorial é a manipular o serrilhado, na verdade. Porque ele não some, vira um contorno da imagem.
Etapas:
Baixar e editar a foto (Programa: Paint)
A primeira coisa a se fazer é baixar a imagem desejada e ajustar as suas medidas. Pode ser em JPG, PNG ou qualquer outro formato. O ideal é que seja em PNG mas pode acontecer da melhor imagem não estar no melhor formato.
Redimensionar e pintar o fundo (Programa: Paint.net)
É preciso redimensionar antes de qualquer coisa. Na duvida, redimensione e salve como PNG 8-bits para testar no programa e ver se aquele tamanho é o ideal. Depois pinte o fundo utilizando uma tolerância específica, onde você deve se basear na imagem. A tolerância adequada será aquela que não chega a pintar a estrutura da imagem, e sim, tudo à sua volta. Salve em PNG 8-bits.
Informar a cor transparente (Programa: RPG Maker 2000)
É preciso importá-la para o editor e informar a cor de fundo, na qual será a transparência. Apenas isso.
Editar a paleta (Programa: IrfanView)
Nós mudaremos as cores do serrilhado para preto, dando a impressão de que é o contorno da imagem original. Vá em "Image" > "Palette" > "Edit Palette...". Substitua todas as cores de fundo por preto. É importante que a cor seja uma bem exótica, que não tenha na imagem para que na hora de substituir não se confunda.
Sobre: Este é um tutorial para utilizar imagens sem o serrilhado no RPG Maker 2000. O que eu ensino nesse tutorial é a manipular o serrilhado, na verdade. Porque ele não some, vira um contorno da imagem.
Etapas:
Baixar e editar a foto (Programa: Paint)
A primeira coisa a se fazer é baixar a imagem desejada e ajustar as suas medidas. Pode ser em JPG, PNG ou qualquer outro formato. O ideal é que seja em PNG mas pode acontecer da melhor imagem não estar no melhor formato.
Redimensionar e pintar o fundo (Programa: Paint.net)
É preciso redimensionar antes de qualquer coisa. Na duvida, redimensione e salve como PNG 8-bits para testar no programa e ver se aquele tamanho é o ideal. Depois pinte o fundo utilizando uma tolerância específica, onde você deve se basear na imagem. A tolerância adequada será aquela que não chega a pintar a estrutura da imagem, e sim, tudo à sua volta. Salve em PNG 8-bits.
Informar a cor transparente (Programa: RPG Maker 2000)
É preciso importá-la para o editor e informar a cor de fundo, na qual será a transparência. Apenas isso.
Editar a paleta (Programa: IrfanView)
Nós mudaremos as cores do serrilhado para preto, dando a impressão de que é o contorno da imagem original. Vá em "Image" > "Palette" > "Edit Palette...". Substitua todas as cores de fundo por preto. É importante que a cor seja uma bem exótica, que não tenha na imagem para que na hora de substituir não se confunda.
Antes e Depois (em anexo)