🤔 Para Refletir :
"Já experimentou mudar a fonte do jogo?"
- Delayzado

Como você conheceu o RPG Maker?

Lord Wallace Masculino

Space Cowboy
Membro
Membro
See you, space cowboy
Juntou-se
07 de Agosto de 2015
Postagens
1.338
Bravecoins
1.728
      Saudações pessoal!
  Queria saber como/quando cada um de vocês conhecem o RPG Maker (ou a engine que mais usa para fazer games). Histórias legais, projetos do coração e ideias/sonhos ainda não realizados também contam  :Okay_fix:

Começando por mim...
  Conheci o RPG Maker na sala de aula, em 2011, graças a um ótimo professor de Português. Na época eu tinha uns 13-14 anos, e minha escola fazia um grande projeto em grupo durante o ano, no qual os alunos deveriam desenvolver alguma atividade diferenciada. Nosso professor escolheu fazer um jogo de RPGMaker VX do zero: separou a turma em grupos de 5, ensinou o básico da engine no lab de informática, cobrou redações contando a história do jogo de cada um dos grupos, nos introduziu na MRM...
  Tudo foi muito bacana (tirando a parte que o resto do meu grupo não fez praticamente nada, e eu tive que terminar o jogo sozinho em dois finais de semana heheh). O jogo se chamava "As Aventuras de Athos" e contava a história de um famoso ladrão que trabalhava à serviço de um homem muito influente na região, mas que, ao fazer uma última missão para descansar por uns anos com o dinheiro que guardou, descobre os verdadeiros motivos de seu chefe e se rebela contra ele. Projeto bem infantil, durava só uma hora e pouco, mas que eu me dediquei muito pra fazer (pegando até gráficos do RMXP e colocando scripts, coisa que ninguém mais da sala tinha feito) e que até hoje lamento por ter perdido quando troquei de pc. Voltei a mexer no RM recentemente, depois que juntei um grupo de amigos pra realizar um novo e ~ambicioso~ projeto.

That's all folks. Agora é com vocês.

Foi em 2004 quando minha irmã me mostrou o RPG Maker.
Conhecia alguns jogos feitos no RPG Maker 2000, mas não sabia que era por ele que aqueles jogos foram criados.
Quando eu fiquei sabendo... MEU DEUS! Instalei sem dúvidas e sem medo de ser feliz. Como minha net naquela época era discadona, foi mais fácil ela me passar por um CD (pois ela já tinha baixado o programa e mais alguns resources extras).
Daí foi só festa. Agora como ela ficou sabendo da engine... aí nem eu sei. Mas foi assim que conheci o RPG Maker.

Comecei com o 2003, onde eu fiz um jogo absurdamente fuleiro do Megaman X (que tenho vergonha de mostrá-lo ao mundo de tão ruim que ficou rsrs). Depois que eu comecei a usar o 2000 eu nunca mais parei.

Blut comentou:
Digerati número 27
41232.gif

Noooooossa! Eu lembro dessa revista. Aqueles CDs de 100+ jogos eram a coisa que eu achava mais divertida na minha infância haahha Ela ainda existe?

Olá!

Primeiramente, peço desculpas pelo tamanho do texto galera, – mas recordar é viver. :XP:

Não me lembro da data exata, mas acredito que foi lá pelo ano de 2005/2006, que tive o meu primeiro contato com um jogo de RPG Maker (ele se chamava Gustavo's Adventure), e eu tinha gostado tanto do jogo, que resolvi fazer pesquisas na net sobre ele. Eis que aí, eu acabei descobrindo sem querer, o RPG Maker 2000, e foi amor à primeira vista rsrsrs.

Aproveitando o ensejo, eu gostaria de contar pra vocês, algo que aconteceu nos primórdios da minha carreira. Vocês acreditam que eu consegui desenvolver um jogo, cuja duração era em torno de uma hora, sem utilizar UMA switch sequer?! Hauhauhau! Pois é, eu não fiz isso, porque eu era "vida loka", mas sim, porque no começo, eu não sabia nem como trabalhar com switches, para mim aquilo era grego. Tive que usar forks/condições para fazer o jogo inteiro! :ksksks:

O jogo acima se chamava "Zatoichi", era um joguinho baseado em um filme com o mesmo nome. Ele tinha um sistema de luta ABS e, naturalmente, continha muitos bugs, pois foi o meu primeiro jogo.

Em seguida, resolvi fazer outro, "Go to Home Boy!" era o seu nome. Eu lembro que nessa época, muitos jogos de RM2K/RM2K3, eram hospedados em um site chamado “Casa dos Jogos”, o qual eu era muito fissurado. Então, ao terminar de fazer o primeiro demo do meu projeto, resolvi mandar pra eles, no dia seguinte, todo faceiro, fui ver se o meu joguinho estava lá no site, e não estava. Ai depois, eu resolvi abrir o meu email, e vi que a CDJ tinha me enviado algo, quando abri, fiquei muito put*, falaram que o jogo estava muito ruim e sem nexo algum, e por isso, a CDJ não iria colocar o demo no site. Eles estavam certos, mas eu não tinha maturidade pra receber críticas naquela época, e o pior disso tudo... era que eu ainda não sabia trabalhar com as malditas switches HAUHAUHAU!!! :ksksks:

Algum tempo depois, estava empenhado em fazer um jogo de Samurai X, dessa vez, eu já sabia mexer com switches, – usei e abusei delas. Foram quase mil switches utilizadas LOL! E ainda era engraçado, porque eu não sabia trabalhar com variáveis, e tipo, coisa que dava pra resolver usando apenas uma variável, eu fazia utilizando umas 50 switches HAUHAUHAU! Eu até consegui concluir o jogo, mas resolvi não publicá-lo.

Posteriormente, me aposentei temporariamente do RPG Maker (fiquei quase dois anos sem mexer nele). Quando resolvi voltar, decidi não vacilar em mais nada, para tanto, fiz um planejamento prévio sobre tudo: enredo, sistemas, resources, técnicas de mapeamento e etc. O jogo se chamava “A Mansão Maldita” (sim, antigamente eu era conhecido na MRM como o Pônei Maldito, ou apenas Ponei na RMN), e diferente dos outros jogos anteriores, este projeto até que fez um pouco de sucesso, o tópico dele conseguiu atingir 20 mil visualizações na MRM, e 11 mil na RMN. Eu fiquei muito emocionado, em saber também, que houveram centenas de downloads, mas infelizmente, não cheguei a concluir o game.

E atualmente, bem... estou trabalhando em uns outros projetos por ai!

Abraço!

Olá Lord Wallace! Vai ser um prazer responder a este tópico.

Eu conheci o RPG Maker quando eu tinha mais ou menos uns 5~6 anos. A um tempo atrás eu tinha perguntado pro meu pai "Pai, como se cria um jogo?". Daí ele foi comigo numa lanhouse e me apresentou o RPG Maker XP. Daí, eu comecei a baixar feliz, e quando eu fui pra casa abri a engine e lá estava eu, fazendo um mapa onde o protagonista começava numa tenda, daí ele queria atravessar a ponte mas não podia pq ela tava quebrada, e lá no começo da ponte havia um NPC que daria uma dica para como atravessar ela, só que eu não tive idéia pra essa dica.

Daí, quando eu cheguei aos 7 anos, eu estava discutindo com meu pai sobre uma outra edição do RPG Maker, um tal de VX, vcs conhecem? Ele falava que só pegava no Windows Vista e eu defendia minha tese que ele também rodava no XP (eu usava o XP no computador da casa até 2014, quando eu mudei pro Windows 7). Ele pensava isso por causa do "VX" no nome. Vish. Então, vendo o jogo de exemplo, Os Quatro Cavaleiros, eu comecei a fazer meu primeiro jogo (que ficou muito ruim por sinal, e eu mostraria ele a vcs se não tivesse sido apagado pela formatação do PC, afinal eu nem queria saber daquela bosta mesmo), chamado Os Três Magos. Eu não lembro direito como começava, mas era a história de Walte, um general (cópia barata do Walter, até a face dele era copiada), que teve seu batalhão derrotado por um feiticeiro, daí Sarah e um ladrão ajudam ele para parar os Três Magos, que eram o Mago do Fogo, do Gelo e das Trevas. Meu deus, que clichê mais ruim aquilo.

Então, anos mais tarde, conheci o 2000/2003 (é, a ordem tá uma bagunça mas foi assim que aconteceu) e baixei alguns jogos que tinham sido feitos nele, eu baixei na antiga Santuário RPG Maker. Eles eram: A Última Dama do Fogo, Dragon Quest, Legion Saga I/II/III (na época eu entendia inglês então tá sussa), e mais outros que eu não me lembro.

Anos mais e mais tarde, eu conheci o RPG Maker VX Ace, pelo meu pai (que havia baixado da lanhouse pro pendrive dele), daí ele chegou do trabalho, instalei o VX Ace no meu XPzinho, e então comecei a fazer meu segundo jogo: Elkiria Land. Sim, Elkiria Land não foi meu primeiro jogo mais sim o segundo. Eu comecei ele como um hobby mesmo, mas em 2014, eu parti pra fazer um trabalho real. O resto, bem, todo mundo já sabe.

Menção Honrosa:

* Em 2013, eu me registrei no meu primeiro fórum, a Mundo RPG Maker, e fiz ótimos amigos como o [member=43]Makers[/member], o [member=94]JoãoTS[/member] e o Jsage.

OBS.: [member=93]Moge Maker[/member] me atropelou. :>.<#:

Valeu, falooooou!!

Moge Maker comentou:
Vocês acreditam que eu consegui desenvolver um jogo, cuja duração era em torno de uma hora, sem utilizar UMA switch sequer?! Hauhauhau! Pois é, eu não fiz isso, porque eu era "vida loka", mas sim, porque no começo, eu não sabia nem como trabalhar com switches, para mim aquilo era grego. Tive que usar forks/condições para fazer o jogo inteiro! :ksksks:

Fazer um jogo sem usar switch!  :o: Você era determinado, hein? Hahahahah

AGS comentou:
Então, vendo o jogo de exemplo, Os Quatro Cavaleiros, eu comecei a fazer meu primeiro jogo (que ficou muito ruim por sinal, e eu mostraria ele a vcs se não tivesse sido apagado pela formatação do PC, afinal eu nem queria saber daquela bosta mesmo), chamado Os Três Magos. Eu não lembro direito como começava, mas era a história de Walte, um general (cópia barata do Walter, até a face dele era copiada), que teve seu batalhão derrotado por um feiticeiro, daí Sarah e um ladrão ajudam ele para parar os Três Magos, que eram o Mago do Fogo, do Gelo e das Trevas. Meu deus, que clichê mais ruim aquilo.

Os Quatro Cavaleiros! Lembro até hoje do meu professor mostrando esse joguinho, e a gente com os olhos brilhando: "Noooossa, vamos fazer jogos assim também?". Lembro também que teve gente que (usou a demo como base mudando algumas coisinhas) se inspirou no jogo pra fazer o trabalho heuheuehuehu eu acho que tiraram 5

AGS comentou:
Anos mais e mais tarde, eu conheci o RPG Maker VX Ace, pelo meu pai (que havia baixado da lanhouse pro pendrive dele), daí ele chegou do trabalho, instalei o VX Ace no meu XPzinho, e então comecei a fazer meu segundo jogo: Elkiria Land. Sim, Elkiria Land não foi meu primeiro jogo mais sim o segundo. Eu comecei ele como um hobby mesmo, mas em 2014, eu parti pra fazer um trabalho real. O resto, bem, todo mundo já sabe.

Foi uma pena o que aconteceu  :Decepcionado: Mas que bom que você não desistiu e vai continuar desenvolvendo; quero ver como vai ficar!  :Okay_fix:

[member=225]Lord Wallace[/member]:

Era muita loucura mesmo! :ksksks:

Hoje, eu só dou risada quando lembro disso hauhauhau!

[member=124]AGS[/member]:

Fui "atropelado" antes de você rsrsrs. Quando eu tava escrevendo, apareceu um post na minha frente. Então, estamos empatados. :XP:

Descobri o RPG Maker por acaso, tava numa época que gostava muito de RPGs em geral e numa das minhas pesquisadas acabei encontrando o RPG Maker XP. Usei por um tempo, testei o VX. Só depois  vi mais brilho no 2k/3 e passei a usá-los até agora.

Passei anos fazendo jogos de comédia, um deles de puro gênero foi O Amigo Salgadinho, de RMVX, feito em 2013 (embora eu não o considere um jogo da minha empresa, Dreamer Mockingbird Studios), e em seguida decidi voltar ao 2k/3 porque me sinto mais atraído por eles. Zack Travel foi um dos meus 1000 projetos, com o intituito de relembrar a época de velha guarda do Rm2k/3 fazendo um jogo de comédia simples...  contudo isso aconteceu com Rosbi Life, outro projeto, só que conforme o tempo foi passando, ficou mais sério mas sem perder essa meta, como na versão 2014, que por mais tenha falhas, foi meu primeiro jogo de sucesso e aprendizado.

Então, em 2015 foi um ano de novas experiências, o qual tive que amadurecer ainda mais como maker, usando o jogo já pronto Rosbi Life, para fazer sua continuação conhecida por muitos chamada Kate Soryushon. Esta também passou por várias edições, e títulos (uma das versões do jogo me faz passar vergonha em relação à franquia hahah), mas continua firme e não pode ser cancelada, porque no KS = no RL end.

Fiz muitos amigos também, entre eles, Jsage, TokusatsuBR, MogeMaker, Dr.XGB... etc. Não pretendo largar a ferramenta e comunidades tão cedo, ainda mais que acabei de aprender quase tudo sobre jogos para produzir.

No mais, é só XD

[member=93]Moge Maker[/member] : porra! você é o Pônei? Nossa, nem tava ligado. Provavelmente nem deve me reconhecer, mas lembro do sucesso que "A Mansão Maldita" fez. Imagino como deve estar seus jogos agora, num nível maior! :)

[member=94]JoãoTS[/member]:

Claro que eu me lembro de você sim, Snowcacau rsrsrs! :XD:

Aliás, você evoluiu muito como maker. Depois de um longo tempo, quando eu retornei para a MRM (como Moge Maker), notei que você tinha feito muitos projetos, e, principalmente, começou a desenvolver sistemas bem legais com o RPG Maker. :Kawai_Desu:

Abraço!

eu conheci nas revistinhas da Digeratti também, mas na época era RM 2000 eu nem dei muita importancia, tentei fazer algo mas não consegui nada. rsrsrsr
depois em 2009 que vim entender direito o que é um RPG Básico e compreendi as opções do RPG Maker.
Desde então, nunca mais parei

Até que enfim, um tópico que eu posso comentar, hahaha! Eu conheci o RPG Maker (XP) aos 16 anos, através de uma revista também, mas não lembro se era da Digeratti... Provavelmente era. Toda a revista era dedicada apenas à engine e foi através dela que eu aprendi o básico do básico. Na época, eu estava viciadíssimo em Ragnarök Online, aí quando eu vi a revista com o CD fiquei todo empolgado! E a maior sorte foi que no caminho para a banca, encontrei 20 reais no chão, acredite se quiser! Foram dias e dias e dias a fio me divertindo... Que boas lembranças... :^-^:

Mas agora, uma pergunta... Se eu comprei a revista com o CD, significa que eu sempre tive a licença da engine? :Ahn:​

Denver
Acredito que não, na minha edição tinham projetos/jogos que era proibido a distribuição deles liberados e em sua maioria era demos também, tem até o RM2000 e RMXP, mas na época não me lembro de ter os oficiais em inglês a venda. Acredito que foi tudo tirados dos fóruns mesmo.

Como vão!

Comecei a mexer no RM em 2003, fazendo um joguinho para minha esposa Jack. O jogo não foi para frente, mas da sua demo eu gostei tanto, que acabou virando o prospecto de um livro, que hoje estou escrevendo e está na sua fase final.

Abraços!

Voltar
Topo Inferior