♫ in the jungle, the mighty jungle, the lion sleeps tonight ♫
Salve corações valentes e assopradores de dentuços leoninos.
No momento em que estou escrevendo esse tópico, estou estudando narrativas para jogos num curso de pós-graduação de desenvolvimento de jogos. Durante as aulas, foram apresentados alguns programas para escrever roteiros. Quando vi isso, eu não imaginava, de forma alguma, que teria um modelo específico para roteiros. A minha vida toda achava que o camarada que escrevia suas histórias anotava tudo no caderno, num bloco de notas ou num MS Word da vida. E para isso, há bastante ferramentas para escrever os roteiros de forma organizada como Celtx e Trelby, e utilizando o modelo mais utilizado pelos roteiristas gerais (não só servem para escritas de jogos, mas também para filmes, teatros, vídeos etc.)
Diante desse aprendizado que estou tendo, me veio a curiosidade que idealizou a criação desse tópico. O assunto é o seguinte: Como vocês, desenvolvedores de jogos, escrevem suas histórias? Suas narrativas? Vocês seguem algum modelo de roteirização para deixar tudo organizado? É preciso de muito para deixar uma narrativa ótima e legível para si e sua equipe de desenvolvimento de jogos?
Eu como um noob de desenvolvimento de jogos, nunca cheguei a escrever roteiros para meus jogos, uma vez que eram estórias bem interessantes onde eu acabava me empolgando e começando logo a montar uma estória extraordinária de algo que esqueceria depois de duas horas. Isso atrapalhava demais pois eu não anotava, pelo menos, um resumo de como a estória se passava e só depois que comecei a anotar as ideias em um documento Word para utilizar futuramente pra alguma coisa, não se sabe o que, mas preparava para alguma coisa que viesse.
Estudando essa disciplina, percebi que há uma organização e um trabalho ainda maior para contar estórias e fazer todos os acontecimentos se tornarem algo visível na mente das pessoas ao ler o roteiro, o que é muito interessante e é indispensável na elaboração de um conto e dos personagens.
E você, baseado nas perguntas que fiz anteriormente, como você faz roteiros para seus jogos?
Conta pra mim sua opinião e/ou sua experiência
No momento em que estou escrevendo esse tópico, estou estudando narrativas para jogos num curso de pós-graduação de desenvolvimento de jogos. Durante as aulas, foram apresentados alguns programas para escrever roteiros. Quando vi isso, eu não imaginava, de forma alguma, que teria um modelo específico para roteiros. A minha vida toda achava que o camarada que escrevia suas histórias anotava tudo no caderno, num bloco de notas ou num MS Word da vida. E para isso, há bastante ferramentas para escrever os roteiros de forma organizada como Celtx e Trelby, e utilizando o modelo mais utilizado pelos roteiristas gerais (não só servem para escritas de jogos, mas também para filmes, teatros, vídeos etc.)
Diante desse aprendizado que estou tendo, me veio a curiosidade que idealizou a criação desse tópico. O assunto é o seguinte: Como vocês, desenvolvedores de jogos, escrevem suas histórias? Suas narrativas? Vocês seguem algum modelo de roteirização para deixar tudo organizado? É preciso de muito para deixar uma narrativa ótima e legível para si e sua equipe de desenvolvimento de jogos?
Eu como um noob de desenvolvimento de jogos, nunca cheguei a escrever roteiros para meus jogos, uma vez que eram estórias bem interessantes onde eu acabava me empolgando e começando logo a montar uma estória extraordinária de algo que esqueceria depois de duas horas. Isso atrapalhava demais pois eu não anotava, pelo menos, um resumo de como a estória se passava e só depois que comecei a anotar as ideias em um documento Word para utilizar futuramente pra alguma coisa, não se sabe o que, mas preparava para alguma coisa que viesse.
Estudando essa disciplina, percebi que há uma organização e um trabalho ainda maior para contar estórias e fazer todos os acontecimentos se tornarem algo visível na mente das pessoas ao ler o roteiro, o que é muito interessante e é indispensável na elaboração de um conto e dos personagens.
E você, baseado nas perguntas que fiz anteriormente, como você faz roteiros para seus jogos?
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