[member=1330]HermesPasser[/member]
Valeu pelo comentário mano. Acho que a disposição para jogar jogos eletrônicos competitivos especificamente é menos onipresente que a necessidade que temos de competir em geral, então acho que faz sentido gostar de competir mas não ser muito afim de jogos onde a competição é o ponto central.
[member=1916]RaonyFM[/member]
Eu ia buscar por referencial teórico pra psicologia por trás do assunto pra colocar no tópico, mas achei que ia ficar denso demais kkk
Enquanto concordo com sua perspectiva de que se prender à avaliação alheia é fútil e nos torna vítimas, de certa forma, do capricho de outros, não sei se é realmente o ideal deixar de competir por completo. Ninguém vive só de si mesmo, e provar valor para os outros é parte importante de viver em sociedade.
Pra ser sincero, pessoalmente, eu me reconheço na situação que você descreve: desde pequeno sempre fui um dos melhores alunos da classe, mesmo sem fazer uma lição de casa sequer, e eu nem me ligava disso até me falarem; no exame de admissão do meu colégio, que fiz praticamente dormindo, passei em terceiro lugar entre os mais de mil que prestaram a prova; aprendi, com 13 anos, praticamente sozinho, a programar, e hoje posso dizer com segurança que sei mais que um monte de profissional por aí, mesmo sem nem ter entrado na faculdade ainda.
Mesmo com "tudo" isso, ainda não acho que sou bom o suficiente pra dizer que não tem vantagem em me comparar ao resto, fora que, sinceramente, pra mim, só levantar esses aspectos aí já é uma forma de competição enrustida. Como seu eu dissesse "olha, esse sou eu, quero ver fazerem melhor". E na real, por pior que soe (odeio me ler escrevendo isso), eu não vejo problema nisso: com certeza tem alguém lá fora que tem um currículo melhor que o meu, e quando essa pessoa surgir, eu vou trabalhar pra ficar melhor que ela, porque é assim que boa parte do aprendizado ocorre pra mim.
O que eu acho que deve ser evitado, sim (e aqui já ligo na resposta do [member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member] ), é aquela competitividade excessiva, que não te trás avanço significativo e muitas vezes vira até doença. Como o Rafa citou, tem quem se devote tanto a provar que é superior em determinada atividade que chegue a um nível onde aquilo se torna mais um problema que qualquer coisa. Aliás, devo admitir que já cheguei a esse ponto também, mas isso é história kkk