Jogador maluco, problemático, olho parado.
- Juntou-se
- 21 de Julho de 2015
- Postagens
- 570
- Soluções
- 3
- Bravecoins
- 2.833
- Área
- Programação
- Motor de jogo
- RPG Maker 2003
Bom, gente...
Resolvi postar um tutorial antigo meu. Talvez não seja muito útil pra muita gente aqui, mas é sempre bom deixar o feijão com arroz pra quem tá aprendendo a cada dia. ::
Tive que refazer as imagens e fazer o upload de novo, pois ele foi feito em 2009 e as imagens já estavam todas com links quebrados.
Então, vamos nessa!
Baseando-se no RPG Maker, quando você quer alterar um valor de uma variável, primeiro escolhe a variável que será alterada e, depois, os operadores, como mostra a ilustração abaixo:
Agora a explicação de cada um deles:
Igual a (Set / =) - Transformar o valor de uma variável a um outro valor, sem usar a intervenção matemática.
Adição (+) - Soma o valor de uma variável por um outro valor.
Subtração (-) - Diminui o valor de uma variável por um outro valor.
Multiplicação (*/ x) - Multiplica o valor de uma variável por um outro valor.
Divisão (/) - Divide o valor de uma variável por um outro valor.
Mod (%) - Divide o valor de uma variável por um outro valor, só que ele revela o resto da divisão, e não o quociente. Por exemplo: se 16 / 4 = 4, 16 % 4 = 0 porque não sobra nada. Um outro exemplo para você fazer em casa: pegue um papel e uma caneta (sem calculadora) tente dividir 19 por 2 sem número decimal, resolva a conta no papel do mesmo jeito que você aprendeu na escola (num queria falar de escola mas fazer o quê xD), encontrou o resto? Se você encontrou 9 no quociente (resultado) e 1 no resto, você vai chegar a conclusão de que 19 % 2 = 1.
Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas. Caso ainda encontre dúvidas, poste aqui que eu posso te explicar da melhor maneira possível. Coloque também seus elogios e suas opiniões.
Resolvi postar um tutorial antigo meu. Talvez não seja muito útil pra muita gente aqui, mas é sempre bom deixar o feijão com arroz pra quem tá aprendendo a cada dia. ::
Tive que refazer as imagens e fazer o upload de novo, pois ele foi feito em 2009 e as imagens já estavam todas com links quebrados.
Então, vamos nessa!
Baseando-se no RPG Maker, quando você quer alterar um valor de uma variável, primeiro escolhe a variável que será alterada e, depois, os operadores, como mostra a ilustração abaixo:
Agora a explicação de cada um deles:
Igual a (Set / =) - Transformar o valor de uma variável a um outro valor, sem usar a intervenção matemática.
Código:
<> Variável: [xxxx: Var] Set, 8 // Var = 8
<> Variável: [xxxx: Var] Set, 32 // Var = 32
<> Variável: [xxxx: Var] Set, 256 // Var = 256
Adição (+) - Soma o valor de uma variável por um outro valor.
Código:
<> Variável: [xxxx: Var] Set, 10 // Var = 10
<> Variável: [xxxx: Var] + 6 // Var = 16
<> Variável: [xxxx: Var] + 48 // Var = 64
Subtração (-) - Diminui o valor de uma variável por um outro valor.
Código:
<> Variável: [xxxx: Var] Set, 5 // Var = 5
<> Variável: [xxxx: Var] - 2 // Var = 3
<> Variável: [xxxx: Var] - 8 // Var = -5
Multiplicação (*/ x) - Multiplica o valor de uma variável por um outro valor.
Código:
<> Variável: [xxxx: Var] Set, 15 // Var = 15
<> Variável: [xxxx: Var] * 3 // Var = 45
<> Variável: [xxxx: Var] * 0 // Var = 0
Divisão (/) - Divide o valor de uma variável por um outro valor.
Código:
<> Variável: [xxxx: Var] Set, 1024 // Var = 1024
<> Variável: [xxxx: Var] / 4 // Var = 256
<> Variável: [xxxx: Var] / 8 // Var = 32
Mod (%) - Divide o valor de uma variável por um outro valor, só que ele revela o resto da divisão, e não o quociente. Por exemplo: se 16 / 4 = 4, 16 % 4 = 0 porque não sobra nada. Um outro exemplo para você fazer em casa: pegue um papel e uma caneta (sem calculadora) tente dividir 19 por 2 sem número decimal, resolva a conta no papel do mesmo jeito que você aprendeu na escola (num queria falar de escola mas fazer o quê xD), encontrou o resto? Se você encontrou 9 no quociente (resultado) e 1 no resto, você vai chegar a conclusão de que 19 % 2 = 1.
Código:
<> Variável: [xxxx: Var] Set, 70 // Var = 70
<> Variável: [xxxx: Var] Mod 8 // Var = 6
<> Variável: [xxxx: Var] Mod 4 // Var = 2
Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas. Caso ainda encontre dúvidas, poste aqui que eu posso te explicar da melhor maneira possível. Coloque também seus elogios e suas opiniões.