🤔 Para Refletir :
"Já experimentou mudar a fonte do jogo?"
- Delayzado

Conceitos Básicos sobre Operadores Matemáticos

Dr.XGB Masculino

O Cenourão
Administração
Administração
Jogador maluco, problemático, olho parado.
Juntou-se
21 de Julho de 2015
Postagens
570
Soluções
3
Bravecoins
2.833
Área
Programação
Motor de jogo
RPG Maker 2003
Bom, gente...
Resolvi postar um tutorial antigo meu. Talvez não seja muito útil pra muita gente aqui, mas é sempre bom deixar o feijão com arroz pra quem tá aprendendo a cada dia.  :^^':
Tive que refazer as imagens e fazer o upload de novo, pois ele foi feito em 2009 e as imagens já estavam todas com links quebrados.
Então, vamos nessa!



Baseando-se no RPG Maker, quando você quer alterar um valor de uma variável, primeiro escolhe a variável que será alterada e, depois, os operadores, como mostra a ilustração abaixo:
4sxpBtR.png


Agora a explicação de cada um deles:

Igual a (Set / =) - Transformar o valor de uma variável a um outro valor, sem usar a intervenção matemática.

Código:
<> Variável: [xxxx: Var] Set, 8   // Var = 8
<> Variável: [xxxx: Var] Set, 32         // Var = 32
<> Variável: [xxxx: Var] Set, 256       // Var = 256

Adição (+) - Soma o valor de uma variável por um outro valor.


Código:
<> Variável: [xxxx: Var] Set, 10    // Var = 10
<> Variável: [xxxx: Var] + 6            // Var = 16
<> Variável: [xxxx: Var] + 48          // Var = 64

Subtração (-) - Diminui o valor de uma variável por um outro valor.


Código:
<> Variável: [xxxx: Var] Set, 5     // Var = 5
<> Variável: [xxxx: Var] - 2        // Var = 3
<> Variável: [xxxx: Var] - 8       // Var = -5

Multiplicação (*/ x) - Multiplica o valor de uma variável por um outro valor.


Código:
<> Variável: [xxxx: Var] Set, 15     // Var = 15
<> Variável: [xxxx: Var] * 3       // Var = 45
<> Variável: [xxxx: Var] * 0       // Var = 0

Divisão (/) - Divide o valor de uma variável por um outro valor.


Código:
<> Variável: [xxxx: Var] Set, 1024     // Var = 1024
  <> Variável: [xxxx: Var] / 4           // Var = 256
  <> Variável: [xxxx: Var] / 8        // Var = 32

Mod (%) - Divide o valor de uma variável por um outro valor, só que ele revela o resto da divisão, e não o quociente. Por exemplo: se 16 / 4 = 4, 16 % 4 = 0 porque não sobra nada. Um outro exemplo para você fazer em casa: pegue um papel e uma caneta (sem calculadora) tente dividir 19 por 2 sem número decimal, resolva a conta no papel do mesmo jeito que você aprendeu na escola (num queria falar de escola mas fazer o quê xD), encontrou o resto? Se você encontrou 9 no quociente (resultado) e 1 no resto, você vai chegar a conclusão de que 19 % 2 = 1.

6mcMHpu.png


Código:
<> Variável: [xxxx: Var] Set, 70     // Var = 70
  <> Variável: [xxxx: Var] Mod 8      // Var = 6
  <> Variável: [xxxx: Var] Mod 4      // Var = 2



Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas. Caso ainda encontre dúvidas, poste aqui que eu posso te explicar da melhor maneira possível. Coloque também seus elogios e suas opiniões.
 
Achei muito bacana o tutorial. :Kawai_Desu:

Com certeza, vai ajudar muita gente que está começando a mexer no RM.

Fazer operações matemáticas por meio de variáveis, dá azo pra criar inúmeros tipos de sistemas, exemplo: sistema de ABS simples, sistema de reputação e etc. Enfim, com esse conceito básico em mente, basta só deixar a criatividade rolar. :Okay_fix:

Abraço!
 
Voltar
Topo Inferior