🤔 Para Refletir :
"O tolo despreza jogos antigos até tentar recriá-los."
- Delayzado

Conte sua história: Como começou a desenvolver?

Gabs Tche Masculino

Conde
Membro
Membro
G A M E D E S I G N E R
Juntou-se
23 de Setembro de 2020
Postagens
387
Bravecoins
532
Uma coisa que sempre achei legal é conhecer a história da galera que começou a vida no GameDev e porque se interessou na área:

Meu primeiro contato foi com o antigo RPG Maker quando eu não tinha nem 10 anos ainda, meu primo me mostrou a Engine e foi a época que conheci diversos fan games de animes como Cavaleiros dos Zodiaco e Guerreiras Mágicas, foi uma época que acabou me interessando bastante a área, mas não pensei em seguir para ela porque vivemos no Brasil e até alguns anos atrás isso era algo muito longe da realidade nossa...
Chegando no meu tempo de faculdade, fazia Engenharia de Alimentos na Federal e tava super infeliz no curso, mesmo sendo uma área que gosto de estudar...No meio disso tudo conheci uma pessoa que me apresentou que era possível sim desenvolver jogos no Brasil e que já existiam cursos de graduação na área, o que me fez me mudar para Fortaleza e querer trabalhar na área! Isso já fazem 6 anos e não me arrependo nem um pouco! Foi um grande passo pra mim que abriu portas para trabalhar tanto com o pessoal do Brasil quanto de fora!

Agora quero saber de vocês, como que tudo começou?

Meu primeiro contato com engines de desenvolvimento de jogos foi muito cedo também - aos 9 anos.
Durante a infância eu fiz coleção de revistas da Digerati (aquelas que vinham com CD-ROM prometendo 3500 jogos, mas que não deviam ter nem a metade disso) e passava horas jogando aqueles jogos no meu velho PC, o segundo que tive, já com Windows XP.

Como eu gostava bastante de jogar, foi natural que despertasse em mim o interesse por desenvolver, e eu costumava desenhar no papel as fases dos jogos que eu imaginava que iria criar um dia. Só que até aquela época eu pensava que criar um jogo era uma tarefa extremamente complicada e que eu precisaria de anos de estudo e especialização para produzir alguma coisa. Essa ideia caiu por terra quando eu ganhei uma revista que prometia me fazer conseguir criar meus próprios jogos sozinho com os programas que haviam naquele CD, e foi ali que eu tive contato pela primeira vez com ferramentas como o velho The Games Factory e o próprio RPG Maker.

Transitando entre um programa e outro, acabei me apaixonando mesmo pelo RPG Maker 2000, tanto por achar o programa fácil de usar quanto por causa dos jogos feitos nele que começaram a chegar em minhas mãos, que me incentivavam a criar algo parecido. De quebra, os jogos do 2k ainda eram open-source, o que me permitiu verificar como eram feitos e me ajudou a aprender as funções da ferramenta. Paralelamente, eu também comecei a aprender a usar a linha Click (TGF, MMF e afins), embora tivesse mais dificuldade por não encontrar tantos tutoriais em português, muito menos jogos open-source. Tudo isso antes de completar treze anos - época na qual eu já dominava pelo menos o RM2K.

Hoje já fazem 15 anos desde o meu primeiro contato com essas engines, e como eu tenho 23 (quase 24) anos, posso dizer que passei a minha vida toda como maker. Durante um período da minha adolescência o entusiasmo pelo desenvolvimento de jogos chegou a arrefecer e eu releguei a atividade a um mero hobby de umas horas ou outras. Demorei a perceber que aquilo na verdade era um dom: Nós, que já dominamos alguma engine e estamos no meio de outros desenvolvedores o tempo todo, às vezes não nos damos conta de quantas pessoas desistem no meio do processo de aprendizagem. Eu mesmo tenho vários amigos que já se interessaram em algum momento pelo RPG Maker ou por outras ferramentas, e mesmo com ajuda e incentivo da minha parte nenhum deles vingou no meio. Só mais recentemente me dei conta de todo o esforço que fiz ainda na infância pra chegar onde estou hoje e voltei a encarar o desenvolvimento de jogos com a seriedade que ele merece - e me esforçar pra aprender e melhorar ainda mais.

Curto esse tópicos, sempre interessante saber das histórias das outras pessoas, então para contribuir com esta troca vou relatar em breves linhas minha própria história nesse mundo Game Dev.

Tudo começou em algum momento de minha pré adolescência, não vou mentir, não lembro o ano exato, mas eu era bem moleque e um amante de jogos, estava em uma fase sem consoles de mesa, apenas um Game Boy Pocket e computador. Em um belo dia digitei no buscador, não lembro por qual motivo, como fazer jogos e a busca me levou para o tal do RPG Maker, lendo sobre o assunto eu rapidamente me empolguei e consegui baixar o programa, que eu acredito que foi o 2000 ou 2003, brinquei nele por um tempo, mas sem muita noção, não mergulhei a fundo, não busquei jogos produzidos, apenas mexi e fiz algumas coisinhas simples e logo larguei. O tempo passou e anos depois a curiosidade sobre produção de jogos surgiu novamente, desta vez a ferramenta do RPG Maker já estava em sua versão XP, baixei e experimentei um pouco, ela era bem diferente do anterior, não me dediquei muito e logo deixei de lado.

Mais alguns anos se passaram e eu já estava na faculdade, creio que pode ter sido lá por 2010, 2011, não me lembro bem, quando uma professora passou um trabalho para nós e eu quis fazer algo diferente, iria produzir um joguinho para apresentar, na época se estava usando o RPG Maker VX (pouco tempo depois veio o VX Ace), posso dizer que foi ali que realmente comecei a fazer alguma coisa real com Game Dev, estudei a ferramenta e aprendi a mexer no básico do básico, levei um mês pra produzir meu primeiro jogo completo, com um pouco mais de uma hora de gameplay, um RPG bem clássico e com seus belos gráficos RTP, fiquei muito orgulhoso, depois disso fiz vários outros projetos, a grande maioria incompletos, embora tenha finalizado alguns, o VX Ace passou e o MV foi lançado, peguei no lançamento e mexi nele por bastante tempo, comecei vários projetos mas não cheguei a concluir nenhum, mas em 2020 por conta das circunstâncias, comecei um projeto novo e com o desejo real de terminar.

Estamos agora em 2021, ainda em circunstâncias complicadas mas sigo firme e forte na produção de meu atual projeto, O Horror Amarelo, que está em sua reta final de produção, fico orgulhoso de ter concluído mais dois jogos para eventos da comunidade e com eles figurar no pódio desses respectivos eventos, OJAMA e Bravejam, os projetos foram:

- Contos Medievais
- Tíndalos

Minha aventura Game Dev está crescendo, hoje além das minhas próprias produções atuo em alguns outros projetos mais robustos e famosos da comunidade, como PROFANA e TROPICÁLIA, ainda em 2021 desejo iniciar meu primeiro game comercial o Contos Medievais Volume II, desta vez com uma equipe competente pro trás, estou muito feliz com o caminho que venho tomando, sempre valorizando a produção de jogos narrativos e principalmente divertidos. Essa é minha contribuição para este tópico, espero alçar novos vôos em 2021 e 2022, me consolidar cada vez mais e atingir novos patamares.

Sempre gostei de jogar jogos desde que me entendo por gente, e lembro dos meus tempos de infância onde ficava jogando jogos (principalmente de plataforma 3D) no meu PS1 e PS2 (mais precisamente no PS1, já que só fui comprar o outro quando já tinha lançado o PS3), e este gosto sempre foi crescendo em mim.

Lembro que era de jogar muito no PC também, e jogava principalmente jogos como Oddworld, além de muitos desses que vinham nessas revistas tipo CD EXPERT da vida, por exemplo. Só que, além disso, sempre me amarrei em jogos que davam uma certa criatividade ao jogador, que o permitiam criar seus próprios mundos dentro deles, ou até mesmo algo que poderia ser chamado de "meu", e isso é algo que o Spore me proporcionava, e MUITO, mas principalmente essa DLC que expandia o jogo e era direcionada justamente para esse propósito:

4dd121ee-bdb1-46c3-80e8-a2a6fe203d8b_1.e32d1c60a563df3cdd2568d626d12afa.jpeg

Mano, que mágico, como eu ficava 24/7 nesse negócio. Eu usava todo meu tempo livre pra ficar brincando com esse jogo, criando meus mundos, criando minhas criaturas, tentando chegar ao centro da galáxia... bons tempos ;___;
Só quem conhece Spore vai entender o que estou falando e amar relembrar essas experiências.

Enfim, com certeza foi amor à primeira vista, e desse negócio de "criar seus próprios mundos", essa foi meio que minha porta de entrada, apesar de bem limitada, já que é uma DLC e não uma engine especializada em criação de jogos em si.

Se não me engano, isso foi dos 8 a 10 anos, lembro que conheci o RPG Maker XP aos 11, nessa pira de criar jogos, e desde aí fui aprendendo a usar a engine, a brincar com ela, pôr minhas ideia em prática... até que o negócio foi evoluindo ao ponto de hoje eu estar me profissionalizando com gamedev e me desenvolvendo mais a cada dia.

O mais engraçado é que até descobrir o RPG Maker eu não jogava nem conhecia N A D A de RPG, até porque tem muita criança que não sabe jogar esse tipo de jogo por diversos fatores, então ao decorrer do meu aprendizado eu fui aprendendo a conhecer mais o gênero e depois me apaixonar completamente por ele.

Pra finalizar, hoje posso dizer que agradeço profundamente ao Spore e ao RPG Maker por me introduzirem nesse universo, que por bem ou por mal, mora no nosso coração e que a gente nunca consegue largar dele 😄

Saudações Azulinas!

Histórias assim me deixam nostálgico e entregam minha idade, mas é legal Hahahaha
Comecei em meados de 2008, um amigo comprou a revista Digerati, jogamos muitos dos 50 jogos que vinham no CD, quando descobrimos que estes eram feitos em um programa que vinha nos arquivos chamado RPG Maker 2003, ele acho legal, mas eu enlouqueci rsrs, comecei na Reino RPG e cá estamos ♥

Saudações Azulinas!

Histórias assim me deixam nostálgico e entregam minha idade, mas é legal Hahahaha
Comecei em meados de 2008, um amigo comprou a revista Digerati, jogamos muitos dos 50 jogos que vinham no CD, quando descobrimos que estes eram feitos em um programa que vinha nos arquivos chamado RPG Maker 2003, ele acho legal, mas eu enlouqueci rsrs, comecei na Reino RPG e cá estamos ♥
@SimonMuran escuta o toca sobre RPG Maker, foi exatamente dessa maneira que o Ludo e o CAfé começaram a se interessar rsrsrsrs <3

@Gabs Tche excelente tópico! Assim que eu conseguir eu elaboro, não é muito complexo, mas como minha cabeça é muito antiga rsrsrsrs
Mas posso falar de cara pra você que eu sou fã de "Larápios cor de Rosa", quem entendeu essa referencia e é tão velho quanto eu curti ai rsrsrsrs

Voltar
Topo Inferior