- Juntou-se
- 29 de Outubro de 2020
- Postagens
- 20
- Bravecoins
- 179
- Área
- Programação
- Motor de jogo
- RPG Maker MV
Tema
Outro caso de confusão jogador/personagem. Porém, esta abordagem ficou mais próxima do tema. As interações continuam sendo específicas (dê o comando certo e prossiga), mas o enredo do jogo faz parecer com que sejam interações legítimas no funcionamento do jogo. Ao menos na primeira vez em que se joga.
Jogabilidade
A jogabilidade é bastante simples. Aperte os comandos até encontrar um que funcione - ou que atrapalhe. O modelo permite muitas coisas, mas foi pouco explorado. Poderiam haver cenas em que vários comandos tivessem de ser executados em cadeia, ou combinados ao mesmo tempo. Sendo um jogo curto, daria até pra executar uma ação diferente para cada um, tornando as jogatinas únicas.
Audiovisual
Ampliar tanto imagens pixeladas pode causar algumas distorções ou deixar trechos da tela difíceis de reconhecer. A técnica ajuda a reduzir o espaço que precisa ser preenchido nos mapas, mas este problema resolve-se reduzindo o tamanho da janela. Outro problema que isso causa é ter deixado as imagens dos bustos deslocadas em relação ao restante do visual. Pixels brutos em contraste com linhas suavizadas. Mas há certa dedicação quanto às animações e ao visual em si, nota-se.
Na sonoplastia, RTP. Funciona, sem destaque especial.
Bugs
A versão do jogo válida para as avaliações é a que esteve disponível até às 23:59 de ontem, dia 06/12/2020.
Em determinada parte do jogo, um arquivo de áudio que não está na pasta deveria ser carregado. O comportamento normal seria travar o jogo, mas neste caso ele simplesmente tenta carregar a mesma coisa cinco segundos após a tentativa atual. Desta parte em diante, o erro acompanhará o jogador.
Visualizar anexo 1909
Muito bom, gostei desse aqui!
Pelo visto literalmente se controla o jogo, bem criativo como se resolvem algumas situações e como alguns botões são afetados dependendo de onde o personagem está. Aliás, gosto muito desses sprites que utilizou. Infelizmente houve um bug com um áudio faltando, uma pena.
Boa sorte
Fiquei bem curiosa e interessada em testar o jogo depois que li o enredo. Parabéns pelo desenvolvimento e da participação da JAM!
(Um detalhe, aparentemente pelo launcher Itch.io não está sendo possível baixar e instalar o jogo pois buga, não sei se é porque está em .rar mas não consigo selecionar ali em "Select...")
Visualizar anexo 1953
Segue abaixo minha resenha:
Pontos positivos:
-Enredo autêntico e interessante.
Pontos negativos:
-No menu não é possível selecionar as opções pelo mouse restando somente o teclado, porém parece que é muito "sensível" quando eu clico em alguma direção porque eu cliquei uma vez para baixo e desceu umas 2 vezes.
-O controle das coisas pelo mouse no Menu do criador é um pouco bugado, ao clicar em uma das opções ele vai lááá longe da onde eu queria e ao mover com o teclado tem alguns momentos em que a tela fica balançando para o lado onde eu movi.
Possíveis implementações:
-Ter a possibilidade de selecionar opções no menu pelo mouse também, dando uma liberdade maior ao player de como ele quer interagir.
-Nas Opções do jogo tem como controlar todos os volumes, bem interessante porém o fato de ter colocado siglas do que se trata cada volume gera confusão porque nem todo mundo vai entender por exemplo que BGM é BackGroundMusic ou que SE é SoundEffect.
-Seria interessante se tivesse mais SoundEffects durante os textos, por exemplo sonzinho das letrinhas.
Observação:
Teve uma vez em que fui apertar esc depois de ir em carregar save e meu jogo bugou totalmente, acho que eu tive uma sorte grande!
Visualizar anexo 1956
Obrigada se leu até aqui porém minha review está incompleta por conta de eu não ter conseguido zerar o jogo. Tentei por um bom tempo naquela primeira parte do heroi guerreando com um cara que apareceu para rouba-lo, combinei todas as opções, tentei interagir com o cenário mas não consegui avançar. Não sei se lerdeei em algum aspecto, mas fiquei por isso mesmo. Acho que seria interessante se surgisse depois de um tempo ou de interações a Deusa do Amor com alguma dica para desprender o jogador.
Fico triste de não ter conseguido terminar porque tava bem interessada no que ia rolar do enredo, mas realmente curti bastante até onde joguei!
Oi,
Muito obrigado pelo feedback.
Sim. O jogo está zipado em .rar
Infelizmente eu me enrolei com o tempo da produção do jogo e não tive tempo de trabalhar as informações das páginas de download. Pra ser sincero eu não sabia que dava pra instalar o jogo pela própria plataforma do itch.io, porém o jogo não precisa ser instalado, basta clicar na executável dele que o jogo abre, mas prometo assim que a JAM acabar corrigir esses detalhes.
Quanto a finalizar o game, aqui vai um tutorial breve pra te ajudar:
SOL: Amanhecer
SOL + SOL: Raios de Sol
LUA: Anoitecer
LUA + LUA: Raios de Luar
CHUVA + RAIO: Tempestade
CHUVA + SOL: Arco-Iris (precisei desabilitar essa função na JAM, pois os mapas que usavam precisaram ser cortados dessa versão, infelizmente )
Na próxima versão, essas interações serão mais exploradas
Para que você passe do Bandido, na primeira parte, basta usar os Raios de Sol para atrapalha-lo.
Infelizmente a rota do caminho da caverna, quando vc chega na parte do vulcão ocorre uma fata de arquivo que atrapalha um pouco a finalização do jogo. Então aconselho pegar a rota do cervo, utilizando o comando de "Tremer a Terra" kkkkk
Mas se não se importar, a rota da caverna eh maior do que a do cervo, tendo um mapa a mais.
Mais uma vez muito obrigado por jogar e pelo feedback.