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"O que importa não é se criticam ou elogiam seu jogo, mas como você lida com isso."
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Creating Events by Common Events

RyanKamos

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Introdução

Este sistema permite criar eventos a partir de regiões no mapa utilizando apenas 1 evento comum. Você pode criar áreas de mudança de gráficos, áreas de impacto ou até mesmo puzzles.

Criando...

Bem, como todos meus tutoriais, vamos por partes...
(Você só precisar criar esta parte caso utilize alguma mudança de gráfico, amostra de imagem, ou algo que tenha que ser deletado ao sair do local).
1- Crie um evento comum que seja “processo paralelo”  e defina uma switch para ele ativar.  (Você pode criar 1 switch padrão, onde todos eventos por região ativarão neste evento comum, economizando espaço e diminuindo lag no jogo).
2- Agora, siga os paços abaixo:
  - Crie um Ciclo ;
  - Coloque Esperar – 1 frame ;
  - Crie uma condição, escolha  a quarta aba e selecione script, colocando este código:
Código:
 $game_player.region_id == X
(Onde X será o número da região).
  - Defina a região como  1, que será o padrão. (Neste, ele apagará e irá desfazer tudo o que você criar nas outras regiões, assim você poderá controlar o mapa, voltando ao valor primário quando necessário, principalmente caso haja mudança de gráficos no herói ).

Resultado:


pxucAM8.png


0BPwA87.png

3- Agora que já definimos o valor padrão de região, vamos criar nosso primeiro evento. Você pode criar qualquer tipo dele, por isso, mostraremos como criar 3 tipos: Mensagem , Armadilha , Puzzle.
(Você pode modificar o número da região a seu gosto).
Mensagem:
- Crie uma nova condição de script (com aquele código citado acima) e no lugar de X coloque 2 (Região 2).
  - Dentro desta condição, crie outra e desta vez coloque para “Caso pressione C” (C é a tecla padrão de ação do programa, que no teclado seria o Z. Caso o seu esteja modificado, coloque a certa.)
  - Agora, coloque as falas que terão este evento (lembrando que nesta criação, o evento não pode ter gráfico, seria apenas utilizado para objetos já do mapa ou para eventos que não precisam de gráficos).
  - Adicione logo após as ações do evento “Ir para label ...” (Coloque o nome que desejar) e antes do ciclo crie a label com o mesmo nome que você colocou para ir para ela (tendo isto, o evento não irá ficar repetindo sempre a fala).
  - Você pode acrescentar mais coisas, como se fosse um evento inicial, uma cena do jogo.

Resultado:


sjXKHeQ.png


nvYqBrU.png

DICA
Você pode utilizar este sistema para criar uma cena no jogo onde você passa por uma determinado piso do local, assim, não precisando adicionar muitos eventos para saber onde você pisará, bugando o jogo.

Resultado:


J5l4i5G.png
Armadilha:
- Crie uma nova condição de script (com aquele código citado acima) e no lugar de X coloque 3 (Região 3).
  - Dentro desta condição, coloque um efeito sonoro que melhor se encaixe em sua armadilha e uma animação para ser mais realista.
  - Coloque o dano que atingiu em seu herói e coloque para ele dar um pulo para frente, ou a direção que quiser (isto fará com que o herói não fique preso ao local sempre tendo dano).

Resultado:

5cZpTpZ.png


FNQe9tU.png

DICA
Você pode adicionar uma condição dentro da 1º condição da região onde uma variável indique quando acontecerá de a armadilha aparecer. Antes, lembre-se de colocar para a variável ser aleatória de um número X á X (Exemplo: 1 - 10). Fazendo isto, digamos que ao a variável estar no número 7 a armadilha pegará.
Você também pode randomizar a variável ao chegar no mapa, para ela só aparecer ás vezes.
* Lembre-se de quando o herói pular, você mudar a variável para 0, para sumir a armadilha.
Neste caso, você pode adicionar um evento com gráfico. Você pode randomizar para ele aparecer em diferentes posições, para isso, você deverá criar uma condição para cada valor da variável e com a mudança de posição do evento.

Resultado:


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Puzzle:
Neste, criaremos um puzzle de pisar em 3 locais para abrir uma porta.
  - Crie três condições de script (com aquele código citado acima) e no lugar de X coloque 4, 5 e 6 (Região 4, 5 e 6).
  - Crie então mais uma condição dentro de cada condição anterior (as das regiões), sendo essas condições de switch ligado. Então, utilize três switches, o primeiro para indicar que pisou na região 4, o segundo para a região 5 e o terceiro para a região 6 (deixe elas com exceções).
  -  Agora, configuraremos a primeira condição(Região 4), dentro da exceção da condição de switch 1:
> Adicione um efeito para indicar que pisou neste local e logo após ative a switch desta região.
  - Agora, faça isso com as outras 2 condições (não se esqueça de mudar a switch para a certa).
  - Para finalizar, crie uma condição de switch 1, outra condição dentro desta para switch 2 e outra dentro desta para switch 3 (Sem exceções).
- Dentro da condição de switch 3 adicione algum efeito e coloque um efeito da porta abrindo e ative uma switch da porta aberto.

[ATENÇÃO]
Esta parte é muito importante. Lembre-se de colocar agora acima de tudo o que fez uma condição para caso a switch da porta aberta esteja on (com exceção)e colocar tudo o que fez dentro da exceção. Caso não faça isso, o sistema irá ficar se repetindo, abrindo a porta sempre.

Resultado:

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PfMHZrr.png

DICA
Você pode adicionar um tempo para pisar nos três pisos, deixando mais dinâmico o puzzle, para utilizar este efeito, apenas adicione um tempo ao pisar em uma região e uma condição para caso o tempo chegue a 0 desative tudo novamente.
Lembre-se também de adicionar uma switch que indique que o tempo está ligado e colocar em cada condição de região, assim não resetando o tempo sempre que pisar em uma.

Resultado:


cdJOiQh.png

XGj0kLw.png

RyanKamos

Espero que tenham gostado, qualquer dúvida, entrem em contato comigo por PM ou podem perguntar no tópico mesmo. Visitem também Lost Memories para saber mais sobre os sistemas e podendo baixar o jogo e conferir eles no programa.
 
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