🤔 Para Refletir :
"Um(a) Desenvolvedor(a) é do Mal... Quando desenvolve Demo e mais Demo... E no fim outra Demo."
- BENTO

Criar uma historia

samuraipepe

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
27 de Junho de 2018
Postagens
14
Bravecoins
0
Como eu posso criar uma historia boa e cativante que faça o jogador entrar dentro do jogo e sentir as emoções dos personagens,

Perguntar isso é o mesmo que perguntar como ficar rico.  São fatores demais, muita gente passa a vida toda estudando como fazer isso. Por mais que eu possa passar alguns específicos, como contraste, desenvolvimento, estrutura e temas, vai depender sempre do jogo e da história que queira contar. Mas mais importante, é apenas pratica e estudo.
Leia os tópicos e matérias da comunidade sobre escrita, há muito deles, vai achar muita coisa interessante.

Cada um tem o seu método e suas formas de construir sua narrativa, talvez você só precise descobrir sua formula, não existe de certa forma uma formula magica, mas existem sim métodos que podem ser bem usados e ajudar muito neste aspecto, vou citar os que eu uso, e que me ajudou muito a construir histórias :)

1 - Sempre questione a sua história, não se contente em apenas dizer que existe um vilão malvado que vai dominar o mundo porque ele quer ser poderoso, se aprofunde na narrativa, questione os reais motivos de ele estar fazendo isso, crie uma linha de história que levou ele a tomar tal atitude insana, sempre questione a sua própria história e tente se aprofundar em qualquer coisa que você queria falar em sua história principalmente se você quiser colocar lacunas em sua narrativa que deixem mistérios no ar, mas entenda , não confunda lacunas de enredo com furos de enredo, furos de enredo são partes da história que contrariam totalmente alguma afirmação que você mesmo criou naquele universo, lacunas são acontecimentos narrativos que o próprio autor não quis explicar para meio que deixar um mistério na história sobre determinado assunto para que o locutor fique curioso

2 - Defina qual é o foco da sua história,  a história gira em torno de viagens no tempo ? Guerras contra reinos ? Coloque um foco temático sobre sua história e crie um enrolado que gire em torno disto, você não precisa necessariamente bater na mesma tecla a todo instante você pode fugir um pouco, mas tente fazer de um jeito que toda a aventura se envolva em torno deste tema (ou objetivo) em especial, mesmo que a história possa girar em torno de vários temas envolvidos, só que lembre-se quanto mais temas principais estiverem presentes em seu jogo, maiores terão que ser a sua criatividade e consequentemente maiores as chances de haverem contradições narrativas

3 - Defina quais são a limitações de seu universo. A sua história as pessoas são humanos normais como a gente ? tem poderes ? Até onde vai os limites de possibilidades de seu universo ? Este fator é super importante para você responder para que não haja furos de enredo, o que existe por ai de histórias que se auto contradizem não esta escrito, mesmo entre grandes produções, crie um limite para seu universo e não fuja dele ! Caso contrário terá chances de furos de enredo

Resumindo em todos estes aspectos que citei aqui o mais importante é SEMPRE QUESTIONE A SUA PRÓPRIA HISTÓRIA !

Algumas dicas que posso deixar:
Tente jogar (principalmente RPGs) dando um olhar diferente pra obra.
Estude o formato da narrativa, como cada personagem se constrói, como cada cutscene é empregada ao jogo e em quais momentos.

Fora isso, tente ler BASTANTE.
É essencial adquirir o habito de ler.
Não precisa ser livros super complexos, leia aventuras, fantasia, livros com estilos que você goste em jogos ou filmes.
Estude a narrativa, tente entender como o relacionamento entre personagens, vilões, introdução de lugares e personagens são construídos. Estude a estrutura básica dos textos, como são empregados as pontuações, por exemplo. Podem não ser coisas tão evidentes assim no jogo, mas podem fazer muito a diferença na hora da roteirização, diferença essa que ocasiona num impacto direto ou indiretamente no seu jogo.

Tente não começar a pensar na história enquanto o RPG Maker está aberto e você vai construindo os mapas e tal. Organize-se e escreva suas ideias e forme seu roteiro.
Existem vários tópicos, aqui na Condado mesmo, falando sobre como construir seu roteiro.

Bem, espero que eu tenha ajudado de alguma maneira :)

Cara... Abre o maker, vai montando os mapas, criando os personagens, itens, classes, skills, etc no Database e deixa a imaginação rolar solta. :awesome:

Mano se você já jogou ou já viu undertale, talvez você possa ter uma ideia de como fazer uma história bem legal, emocionante e que faça com que os jogadores consiga sentir a emoção do personagem no jogo.
olha se eu fosse você eu faria primeiro os personagens e cada um com seu jeito estilo de luta personalidade, coisa e tals
depois faria os cenários bem bonitos bem feitos, colocando gráficos de fora
e se você quer fazer uma história cativante, escreve algo em algum papel ou no bloco de notas, e vai criando a história de introduçao, a história que vai ser feito e seguida com o jogo, e a história que vai ter no final do jogo, e o que aconteceu depois que vc terminou o jogo coisa e tals, faz algo assim quue eu falei.
espero ter ajudado.

O primeiro de tudo é ter o conceito, a ideia da aventura. "Um monstro invade a cidade e começa a destruir tudo até que um grupo de heróis se juntam em uma resistência para combate-lo, mas descobrem que somente uma lança mágica que fica escondida no alto da montanha pode ferir a criatura." A Partir disso, pode colocar situações no meio do objetivo principal da aventura. São vários objetivos menores que os jogadores tem que conquistar como se fosse fases de um video game, até chegar ao chefão...

Tenha uma direção. Parece jargão, mas alguns mestres erram em não saberem a direção que querem para suas histórias. Não apenas defina o gênero: Terror, suspense, ação, supers, mas pense nos elementos chaves que quer para sua narrativa, será uma aventura com mais combates ou mais investigação, terá vilões muito poderosos ou vários de poder menor.

Escolha os cenários e as cenas. Aonde e quando acontecerá a aventura, quais as características principais (casas, ruas, parques, vegetação). Quanto as cenas você pode definir os lugares dos principais acontecimentos como o que terá dentro do templo antigo, como são os corredores da mansão. De repente fazer alguns mapas pode ajudar os jogadores a entender o local, mas se não houver a possibilidade de desenhar faça um detalhamento descrevendo para eles.

Planeje o encontro dos personagens, não deixe que isso seja de forma vaga, apareceram juntos e pronto. Pois esse fator inicial é fundamental para a "imersão" do jogador no contexto da aventura. Utilize a história de cada um deles para fazer ligação com algum evento importante na história e de repente fazer com que eles acabem ficando interdependentes para alcança a solução de um enigma. Faça eles acreditarem na história.
Destaque os eventos principais da aventura, aquele encontro final com o vilão, o combate em cima da grande ponte que leva ao vale, a morte de um NPC chave ou o recebimento da recompensa. Vai da sua história, mas é importante planejar cada evento principal respondendo a três simples perguntas: Aonde, quando e como
.
Descreva os NPCs principais. Muitas vezes não é necessário fazer a ficha completa deles, mas um tipo de ficha resumida com as principais características que você vai usar. Eu, particularmente, também crio uma ficha de NPC padrão, que são os quadjuvantes e menos importantes da aventura. Assim se for necessário fazer qualquer ação com eles uso uma padrão e posso adicionar características especiais dependendo da situação.

Por fim, lembre-se que uma boa história de RPG não precisa ser uma masmorra e você não precisa ficar preso a ele. O importante é você pensar e talvez antecipar o que os jogadores farão para que a aventura aconteça sem problemas. Todo o planejamento deve ser feito com o foco no envolvimento para que os jogadores entrem na história e usem sua criatividade podendo seguir vários caminhos sem que nenhum deles fique vago. Muitos mestres dizem que o Enigma é o segredo do sucesso da história, criar desejo nos jogadores (descobrir, atacar, conseguir, encontrar). Com o tempo você vai adiquirir um estilo próprio de roteirizar suas histórias. O segredo é ter boas referências, leia bons livros ou hqs (não só de RPG), assista filmes, seriados, TV e pense em como utilizar alguns elementos que encontrará nisso tudo em sua aventura.

Espero ter ajudado!

Procure o livro A Jornada do Escritor do Christopher Vogler. Ele apresenta uma estrutura bem resumida da história e dos personagens, que você pode usar de base para tornar sua história mais "comercial" (ou seja agradar e prender mais pessoas).

Eu gosto de definir um motivo para começar a escrever, por exemplo, defino qual o foco da historia. A grande parte das pessoas que querem escrever historias acaba esquecendo é que toda historia precisa ser vivenciada, seja de forma real ou só imaginação. Quando for escrever lembre-se de vivenciar cada cena para que fique realista para quem lê. Mas você pode pular para a receita de bolo e tentar criar uma historia popular. Escrever não é difícil, qualquer pessoa pode escrever, basta ter um papel e uma caneta ou lápis, quem sabe um bloco de notas? O problema é o desenvolvimento da historia, é simples você falar que um dragão atacou uma vila e matou 20, 30 ou 100 pessoas, mas como era esse dragão? ele é raro? descreva esse dragão ou cada pessoa que morreu, como está a família deles? Do que serve uma informação sem detalhes. A narrativa é o que qualquer um precisa para escrever!

Voltar
Topo Inferior