🤔 Para Refletir :
"Reduz o tamanho desse jogo aí... não tenho espaço... *snif*"
- Delayzado

Crítica X Maturidade.

Angelo Nobre

Marquês
Membro
Membro
Juntou-se
17 de Setembro de 2015
Postagens
582
Bravecoins
4
nqw2zv3klzza3x9zg.jpg

Fiz este tópico no intuito de saber a opinião de cada um e como vocês lidam com uma crítica negativa, construtiva ou não. Por muitas vezes agimos sem maturidade e achamos que algumas pessoas só querem "derrubar" nosso projeto ou algo que fizemos com tanto carinho. Saber lidar com as críticas realmente pra quem não está preparado pode ser até dolorido, mais vai por mim, isso pode ser a chave de sua evolução.

"Uma pessoa imatura foge dos problemas; Uma pessoa madura procura soluções para esses "problemas."
-Autor Desconhecido​

Acho que aquela frase pode vir muito a calhar nesse conceito:

Critique um sábio e o fará mais sábio. Critique um tolo e ganhará um inimigo...

Criticas, quando bem feitas, só tendem a melhorar, essa é minha opinião pessoal, lógico que ela deve ser feita com um mínimo de educação pela outra parte.
E cá entre nós, uma resposta com uma boa critica é mil vezes melhor que apertar "curtir" ou "gostei" magro e silencioso ...

Dá um bom tema para uma matéria da revista, vamos desenvolver o tópico então! Deixe me dar meus dois cents.

Ao contrário do que pode parecer, não existe um limite intransponível entre o que é crítica cáustica e a dita construtiva. Acho que muito depende do humor e capacidade de reação do que tem o projeto ou jogo criticado. Pois mesmo uma crítica ferrenha e mal educada pode ser motivo de mais crescimento do que alguém todo educado que só venha dar elogios.

Outras das questões que há é até onde vai o ego de alguém que faz um jogo. Muitos querem reconhecimento e respeito de uma determinada comunidade ao fazer um jogo, outros querem apenas feedback, pois fazem os jogos pra si, seja para se aperfeiçoar, ou por hobbie mesmo.

Uma ainda terceira questão é como a comunicação na internet funciona. Aqui não estamos vendo a cara e expressão dos outros ao falar, e essa parte da comunicação não-verbal é muito importante para determinar o tom de que certas palavras tem. Eu posso estar xingando mas fazendo umas caretas para dizer que é apenas faz-de-conta, uma brincadeira. Eu posso escrever algo sério mas na verdade ser só uma sutil ironia. Como nossa comunicação escrita no Brasil no geral é especialmente pobre, temos que apelar ao máximo para uso de tags e emoticons se quisermos ser bem entendidos.

No mais a questão de aceitar críticas ou não de forma boa depende de fato do nosso amadurecimento, da nossa propensão a querer ouvir o que os outros tem a falar a respeito do que a gente faz. Digo com alguma propriedade por que já sou um pouco mais velho, mas adolescentes que estão numa fase complicada em que a aceitação do meio é importante para sua auto estima que podem ser mais complicados de lidar.

Rafael_Sol_MAKER comentou:
[...]Pois mesmo uma crítica ferrenha e mal educada pode ser motivo de mais crescimento do que alguém todo educado que só venha dar elogios[...]

Bem dito...
Mesmo que seja muito difícil engolir arrogâncias e "brutezas" elas também podem ser muito úteis...

Seria certo dizer que toda crítica inteligente é uma somatória de conhecimento então? ...

"Uma pessoa imatura foge dos problemas; Uma pessoa madura procura soluções para esses "problemas."
-Autor Desconhecido
Vou fazer um quadro com esta frase HAHAHA

Eu acredito que lido bem com críticas, mesmo que destruam o que fiz (.-.). Ninguém é perfeito e o melhor e sempre seguir em frente, melhorar. Ninguém gosta de andar pra trás, não é mesmo?
Meu professor de desenho me ensinou uma vez que nunca devemos olhar para um desenho na mesma posição sempre, temos que ficar espelhando, pois assim que nossos olhos se acostumarem com o que veem, não veremos mais erros.
Isso eu levo pra todo tipo de coisa, não só para a arte. Quando estamos passando muito tempo em nossos projetos, não vemos erros que outros logo que batem os olhos veem.

Lidar com as críticas não é fácil e muita gente não sabe mesmo, mas nem toda crítica você deve levar adiante.
Hahahha, como eu estava dizendo para um amigo meu essa semana "Você pode saber lidar com as críticas, mas também tem que aprender a filtrá-las."
Muitas criticas são baseadas em um pensamento pessoal e não técnico, e você certamente não está aqui para agradar a todos. É preciso saber o que levar adiante e o que não levar.
Algumas pessoas acham que isto é errado, é como não ouvir o que um disse. ERRADO. Você não é obrigado à fazer o que criticam. Você tem que saber se aquilo que foi dito é realmente viável.
Para entender melhor é como se você fizesse um Protagonista homem e alguém chegasse falando que seria melhor trocar por uma protagonista mulher pq se encaixaria melhor.

É por isso que quando faço alguma crítica, sempre tento esclarecer o que é uma opinião pessoal e o que é uma opinião crítica xD

Rhit comentou:
Seria certo dizer que toda crítica inteligente é uma somatória de conhecimento então? ...

Vou fazer quadro disso ai também HAHAHA

Sou o cara que menos pode reclamar de criticas! Tudo que eu cresci até hoje, seja no maker ou não, foi devido as criticas. Para mim não existe critica ruim e sim pontos a serem melhorados por mim mesmo. Tome como exemplo meu projeto, que hoje tem uma boa estrutura e que muitos demonstram carinho e atenção. No começo era apenas um projeto feito as pressas que usava o sistema de batalha XAS com bosses da própria demo do MOG e tinha como tema contos infantis, hoje se transformou em uma trama intrigante repleta de criticas religiosas e desejos humanos de poder, diferente, não?​

Se você não recebe nenhuma critica provavelmente você não tem nenhum sucesso. Como diria Paulo Coelho: Os inimigos nem sempre são maus, pois suas críticas negativas nos animam e nos desafiam a provar o quanto somos capazes.​

Disponha

[size=10pt]Para mim, críticas são sempre bem-vindas, pois contribuem para o desenvolvimento de qualquer indivíduo, independente do grau de instrução e experiência prática que possui em determinado ramo, a julgar que toda ciência se encontra em constante aprimoramento.

Por outro lado, sou totalmente contra a formulação de opiniões ofensivas, as quais não devem ser confundidas com críticas. Enfatiza-se, que a opinião ofensiva é aquela que o agente possui tão somente o desiderato de ofender alguém, desprezando o uso de argumentos ou justificativas plausíveis, isto é, o seu ponto de vista é embasado em meros "achismos" pessoais. Vejamos um exemplo: "Desista do seu projeto, porque ele é ridículo!".

Já, a crítica, apesar de apontar algo que pode ser melhorado, a mesma nem sempre pode ser proferida com polidez e de forma sutil, todavia, ainda pode ser considerada aproveitável para o crescimento do receptor da crítica. Exemplo: "O script A que você optou para o seu projeto é uma bosta, altere imediatamente para o script B, pois ele faz as mesmas coisas e ainda dá menos lag.".

Desta forma, é presumível sim, que o recebimento de críticas está atrelado com o fato do receptor possuir maturidade, haja vista que far-se-á necessário, sobretudo, o uso de uma interpretação mais refinada, assim, deixando de lado a emoção. Vale destacar também, que a emoção dá azo para agirmos por impulso, sem cautela alguma, e dependendo da situação, isso pode ser fatal.

Para encerrar este texto, recomendo para todos a leitura do artigo "É construtivo ou destrutivo? Como lidar com críticas em 5 passos", elaborado pelo usuário [member=230]Cronus[/member], pois ele trata deste tema de maneira bem didática.

Link: http://www.mundorpgmaker.com.br/topic/106638-%C3%A9-construtivo-ou-destrutivo-como-lidar-com-cr%C3%ADticas-em-5-passos/

Abraço!

Muito bom gente conhecer um pouco do pensamento de vocês sobre este tema. Com certeza isso vai ajudar alguém de uma forma positiva. Saber lidar com as críticas realmente pode ser um desafio, mais se deixarmos a emoção de lado e filtrarmos a crítica, faremos do problema uma solução.

Curi bastante a artigo do membro [member=230]Cronus[/member], recomendo! Acho que temos uma bom material @Rafael_Sol_MAKER ^^

Como vão todos!

Excelente tópico [member=279]Angelo Nobre[/member]!

Eu não costumo criticar nada na vida, eu só dou sugestões que sempre podem ser acatadas ou não, pois sinceramente não gosto de interferir em algo que eu acho primordial: a liberdade criativa! Não gosto de soar ofensivo, esnobe, superior, prezo pela boa relação de amizade, esse é o meu combustível para auxiliar as pessoas.

Quando as críticas são dirigidas para um trabalho que eu estou desenvolvendo, procuro assimilar a opinião, juntá-la com aquilo que tenho em mente e se for possível, tento fazer algo melhor. Passei por isso no último ano na escrita do meu livro, quando dois amigos que chamo aqui de "leitores beta", convidados por mim, iniciaram a leitura e começaram a, literalmente, descer o sarrafo na obra em andamento. Meus amigos, foi excelente! Quantos detalhes eu estava deixando passar e que de fato precisavam ser revistos!

Em suma, como já foi citado, toda a crítica é bem-vinda, mas se ela for ofensiva, pelo menos se for para mim, não resultará em nada, pois eu tenho um sistema de proteção armazenado em minha mente que filtra tudo aquilo que não irá contribuir para a melhoria deste ser que vos fala e o acaba enviando para famosa Caixa do Nada, que todo homem tem.

Para terminar, uma frase que pensei agora: Se for criticar que o faça, como tudo na vida, com amor!

Abs.,

JoeFather comentou:
Como vão todos!

Eu não costumo criticar nada na vida, eu só dou sugestões que sempre podem ser acatadas ou não, pois sinceramente não gosto de interferir em algo que eu acho primordial: a liberdade criativa! Não gosto de soar ofensivo, esnobe, superior, prezo pela boa relação de amizade, esse é o meu combustível para auxiliar as pessoas.

Quando as críticas são dirigidas para um trabalho que eu estou desenvolvendo, procuro assimilar a opinião, juntá-la com aquilo que tenho em mente e se for possível, tento fazer algo melhor. Passei por isso no último ano na escrita do meu livro, quando dois amigos que chamo aqui de "leitores beta", convidados por mim, iniciaram a leitura e começaram a, literalmente, descer o sarrafo na obra em andamento. Meus amigos, foi excelente! Quantos detalhes eu estava deixando passar e que de fato precisavam ser revistos!

Em suma, como já foi citado, toda a crítica é bem-vinda, mas se ela for ofensiva, pelo menos se for para mim, não resultará em nada, pois eu tenho um sistema de proteção armazenado em minha mente que filtra tudo aquilo que não irá contribuir para a melhoria deste ser que vos fala e o acaba enviando para famosa Caixa do Nada, que todo homem tem.

Para terminar, uma frase que pensei agora: Se for criticar que o faça, como tudo na vida, com amor!

Abs.,
Grandes palavras Joe, sua forma de pensar é um bom ensinamento para aqueles que desanimam logo na primeira crítica. Superar estes "obstáculos" é o segredo para colher bons frutos em tudo que fazemos. Obrigado querido.

JoeFather comentou:
Como vão todos!

Abs.,
Aí entramos em outro ponto importantíssimo de como é importante a crítica e a visão de outras pessoas para poder contribuir em uma ideia qualquer que seja. Nunca vi um livro ou jogo ou qualquer outra coisa de qualidade que não tenha sido desenvolvido por uma só pessoa sem que tivesse outra para ajudar. Sempre tem os agradecimentos, por menor que sejam, e as dedicatórias. Essa é uma tradição dos livros que acredito que devemos levar e manter no RPG Maker, não jogando os nome nos créditos finais/opcionais e sim no começo dos mesmos.

Não é só questão de detalhes menores (quem trabalha numa coisa está num foco e sempre pode deixar escapar uns pormenores), mas sim na visão da pessoa como um todo, da sua experiência vivida e tudo mais, que pode ter muito a acrescentar em nossas obras.

No mais, já falaram bem que a questão da crítica é como você encara; a necessidade de filtrar; não levar como ofensa ou pro lado pessoal (incrível que toda discussão na internet sempre inevitavelmente acaba caindo em uma dessas categorias); como usar as críticas como apoio para fazer algo melhor, e por aí vai.

O fato é que, na prática, muitos ainda não encaram bem as críticas, fica difícil quando você faz uma associação pessoal com sua obra e acha que alguém xingar ela é o mesmo que xingar a sua mãe. Pra esses tipos, nem críticas construtivas e polidinhas com açúcar em cima funcionam; são centrados demais em suas obras, no seu ego, sua aceitação no meio, o diabo...

Para eles só desejo amadurecimento, humildade (a mais importante qualidade: em vez de rebater ouvir, ouvir, ouvir e pensar, refletir muito) e desejo de melhorarem; ninguém é perfeito nem nasce bom em algo, sempre é preciso refinar seus talentos e nada melhor que a crítica para poder lapidar essas joias brutas que temos conosco.

Voltar
Topo Inferior