Avisa ao recaptcha da google que eu não sou um robô
Bom dia/tarde/noite pessoal do CB ^^
Estava brincando com scripts em eventos para desenvolver algum plugin atoa, quando resolvi da um console.log(this) dentro do evento né para ver se a Interpreter era de fato a class chamada ou se existiria um "encapsulamento", oque de fato não ocorreu...
Então para aqueles que não desenvolve plugin, resolvi demonstrar como pegar informações do próprio evento através de scripts ^^
Já avisando que é algo relativamente bobo e que pode não lhe ajudar em anda hehe
Basicamente usando: const id = this.eventId() Isso fará com que seja criado uma variável id contendo o id daquele evento, então podemos manipular este evento com qualquer prototype global.
Mas para quem não entende de desenvolvimento de plugin não vai saber achar prototypes globais né ^^
então estarei mostrando hehe
Basicamente você terá de ir na pasta do projeto e vasculhas a pasta js, especificamente os arquivos que começam com rpg_.
Estes:
Aqui que esta toda a "runtime" do jogo ou core, como queira chamar, eu a chamo de Gustavin ^^
Enfim, indo até o arquivo rpg_managers.js, você terá diversas class/funções/prototypes logo no inicio.
Agora rodando o jogo e dando um F12 (tem outras teclas, mas esta é a mais rapida kk), então clique na aba console
Cole qualquer um destes globais lá ç.ç e veja a magica!
Eu vou usar como exemplo a $gamePlayer.
Apos dar enter e clicar na setinha que aparece ao lado, irá aparecer todas as propriedade ligadas a esta prototype, mas oque queremos é descer até o final desta lita e clicar na setinha do proto ^^
Tadaaaam , ai esta as funções das quais você poderá usar nesta class.
Eu irei usar a função reserveTransfer, que basicamente transfere alguma coisa ç.ç
Esta função recebe como parâmetro o id do mapa, posição, direção e bla bla bla... (vai testando ^^ é divertido)
Então o código ficará assim: $gamePlayer.reserveTransfer(...bla bla bla...)
Dentro deste bla bla bla iremos colocar as coordenadas próxima ao evento hehe, então borá usar a variável constante id ^^
E o evento ficará com isso:
const id = this.eventId()
$gamePlayer.reserveTransfer(2, 15, $gameMap.event(id).y)
Para quem ainda não entendeu, eu usei mais uma das prototypes globais pra buscar o evento de acordo com o id, então eu peguei exatamente a posição Y deste evento, por fim o resultado será o jogador será teleportado para o mapa 2 na posição 15 e no mesmo y do evento que ele ativou.
É basicamente isso... ç.ç eu disse que seria bobo
Agora para quem quiser entender oque raios são estas prototype, basta fuçar os arquivos e procurar a atribuição dos valores que elas recebem.
Em algum momento a $gamePlayer recebe a class Game_Player
Então indo para o arquivo rpg_objects.js e procurando esta class, aqui esta ela
Então por hoje foi isso hehe, queria só mostrar que da para brincar um pouco com os scripts de forma simples e logico, explorando da para fazer bem mais
Estava brincando com scripts em eventos para desenvolver algum plugin atoa, quando resolvi da um console.log(this) dentro do evento né para ver se a Interpreter era de fato a class chamada ou se existiria um "encapsulamento", oque de fato não ocorreu...
Então para aqueles que não desenvolve plugin, resolvi demonstrar como pegar informações do próprio evento através de scripts ^^
Já avisando que é algo relativamente bobo e que pode não lhe ajudar em anda hehe
Basicamente usando: const id = this.eventId() Isso fará com que seja criado uma variável id contendo o id daquele evento, então podemos manipular este evento com qualquer prototype global.
Mas para quem não entende de desenvolvimento de plugin não vai saber achar prototypes globais né ^^
então estarei mostrando hehe
Basicamente você terá de ir na pasta do projeto e vasculhas a pasta js, especificamente os arquivos que começam com rpg_.
Estes:
Aqui que esta toda a "runtime" do jogo ou core, como queira chamar, eu a chamo de Gustavin ^^
Enfim, indo até o arquivo rpg_managers.js, você terá diversas class/funções/prototypes logo no inicio.
Agora rodando o jogo e dando um F12 (tem outras teclas, mas esta é a mais rapida kk), então clique na aba console
Cole qualquer um destes globais lá ç.ç e veja a magica!
Eu vou usar como exemplo a $gamePlayer.
Apos dar enter e clicar na setinha que aparece ao lado, irá aparecer todas as propriedade ligadas a esta prototype, mas oque queremos é descer até o final desta lita e clicar na setinha do proto ^^
Tadaaaam , ai esta as funções das quais você poderá usar nesta class.
Eu irei usar a função reserveTransfer, que basicamente transfere alguma coisa ç.ç
Esta função recebe como parâmetro o id do mapa, posição, direção e bla bla bla... (vai testando ^^ é divertido)
Então o código ficará assim: $gamePlayer.reserveTransfer(...bla bla bla...)
Dentro deste bla bla bla iremos colocar as coordenadas próxima ao evento hehe, então borá usar a variável constante id ^^
E o evento ficará com isso:
const id = this.eventId()
$gamePlayer.reserveTransfer(2, 15, $gameMap.event(id).y)
Para quem ainda não entendeu, eu usei mais uma das prototypes globais pra buscar o evento de acordo com o id, então eu peguei exatamente a posição Y deste evento, por fim o resultado será o jogador será teleportado para o mapa 2 na posição 15 e no mesmo y do evento que ele ativou.
É basicamente isso... ç.ç eu disse que seria bobo
Agora para quem quiser entender oque raios são estas prototype, basta fuçar os arquivos e procurar a atribuição dos valores que elas recebem.
Em algum momento a $gamePlayer recebe a class Game_Player
Então indo para o arquivo rpg_objects.js e procurando esta class, aqui esta ela
Então por hoje foi isso hehe, queria só mostrar que da para brincar um pouco com os scripts de forma simples e logico, explorando da para fazer bem mais
Javascript:
//Evitei usar a BBCode para scripts por gostar de mudar as cores hehe.