Olá Makers e Programadores
Eae gente, como vão, hoje eu vim tratar de um muito divertido e talvez odiado por alguns... os PLUGINS, sim, muitas pessoas
chamam plugins de assassino de projetos, muitos falam que eles fazem mal aos jogos.
Bom como essa não é area de debates não vou me aprofundar nisso. Então vamos direto ao assunto:
ESTOU COMEÇANDO UM CURSO DE PARÂMETROS PARA PLUGINS
Então, muitos programadores achariam isso chato, mas para iniciantes seria muito útil. Eu mesmo quando comecei tive trabalho para entender parâmetros sem ajuda apenas as pessoas mostrando como coloca-los no arquivo .js... então basicamente isso, irei fazer um curso completo de parâmetros para RPG Maker MV
CRIANDO SEUS PRIMEIROS PARÂMETROS
Nessa área eu vou ensinar vocês como começar seus parâmetros em seus plugins.
Então vamos começar digitando o código:
isso em JavaScript seria entendido como um comentário, mas em nossa estrutura de plugin ele será entendido como os parâmetros de um plugin. Então agora vamos nos deixar como autores de nosso plugin adicionando o seguinte código:
após isso vamos dar uma descrição ao nosso plugin escrevendo o seguinte comando:
agora vamos adicionar um texto de ajuda:
Seu plugin ficará assim no RPG Maker
Então vamos começar digitando o código:
Código:
/*:
*
*/
Código:
/*:
* @author MVMS(ou seu nome)
*/
Código:
/*:
* @author MVMS
* @plugindesc Descrição do plugin
*/
Código:
/*:
* @author MVMS
* @plugindesc descrição
* @help seu texto pode ficar aqui
* ou aqui
*/
CRIANDO SEUS PRIMEIROS PARÂMETROS 2
Nessa área eu vou explicar como adicionar parâmetros no seu plugin, mas não mostrarei nada da aula anterior.
Então, começaremos inserindo o seguinte código:
Eu recomendo deixa-lo sem espaços para uma utilização mais rápida, nós deixaremos ele com outro nome usando @text:
Por enquanto seu plugin deve estar assim:
Então agora vamos criar "parentes", isso é, deixar eles separados por áreas usando @parent, assim:
Mas você também pode fazer algo assim:
Então ele ficara assim:
fim do inicio, logo logo tem mais.
Então, começaremos inserindo o seguinte código:
Código:
/*:
* @param nome_do_parâmetro
*/
Eu recomendo deixa-lo sem espaços para uma utilização mais rápida, nós deixaremos ele com outro nome usando @text:
Código:
/*:
* @param parametro
* @text Nome a ser apresentado
*/
Por enquanto seu plugin deve estar assim:
Então agora vamos criar "parentes", isso é, deixar eles separados por áreas usando @parent, assim:
Código:
/*:
* @param parametro
* @text Nome a ser apresentado
*
* @param parâmetro_1
* @text Nome a ser apresentado 1
* @parent parametro
*/
Mas você também pode fazer algo assim:
Código:
/*:
* @param parametro
* @text Nome a ser apresentado
*
* @param parametro_1
* @text Nome a ser apresentado 1
* @parent parametro
*
* @param parâmetro_2
* @text Nome a ser apresentado 2
* @parent parametro_1
*/
Então ele ficara assim:
fim do inicio, logo logo tem mais.
TIPANDO
Agora vamos aprender o básico da inserção de parâmetros no seu plugin, começando assim:
Com isso nosso dev irá inserir um parâmetro de texto
Para conseguir o valor:
@min: para definir um valor mínimo
@max: para definir um valor máximo
eu recomendo usar o código seguinte para adquirir o valor do parâmetro:
Bom foi isso logo logo tem a próxima aréa de TIPOS 2
COMO CONSEGUIR OS VALORES
essa é a forma mais simples de conseguir o valor de um parâmetro:
Código:
var params = PluginManager.parameters('PluginName')
TEXT
Código:
/*:
* @param parametro
* @text Parâmetro
* @type text
* @default TEXTO
*/
NOTE/TEXTO DE VÁRIAS LINHAS
Eu levei muito tempo para entender está parte por isso deixarei de forma clara:
Código:
/*
* @type note
*/
Código:
var note = params['note_param']
var note_real_value = JSON.parse(note)
O valor que ele retorna é em formato JSON então ao usar JSON.parse ele lhe retornará um valor
como STRING
como STRING
NUMBER
Esse será nosso último parâmetro de hoje e que também é um parâmetro bem simples:
Código:
/*
* @type number
* @default 0
* @min 0
* @max 100
*/
@max: para definir um valor máximo
eu recomendo usar o código seguinte para adquirir o valor do parâmetro:
Código:
var number = Number(params['numero'])
Bom foi isso logo logo tem a próxima aréa de TIPOS 2
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