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"O que e um game dev? Uma miseravel pequena pilha de projetos !"
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RPG Maker MV Curso de parâmetros para RPG MAKER MV 1.5+

MVMS Masculino

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05 de Outubro de 2020
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Olá Makers e Programadores

Eae gente, como vão, hoje eu vim tratar de um muito divertido e talvez odiado por alguns... os PLUGINS, sim, muitas pessoas
chamam plugins de assassino de projetos, muitos falam que eles fazem mal aos jogos.
Bom como essa não é area de debates não vou me aprofundar nisso. Então vamos direto ao assunto:


ESTOU COMEÇANDO UM CURSO DE PARÂMETROS PARA PLUGINS

Então, muitos programadores achariam isso chato, mas para iniciantes seria muito útil. Eu mesmo quando comecei tive trabalho para entender parâmetros sem ajuda apenas as pessoas mostrando como coloca-los no arquivo .js... então basicamente isso, irei fazer um curso completo de parâmetros para RPG Maker MV





CRIANDO SEUS PRIMEIROS PARÂMETROS

Nessa área eu vou ensinar vocês como começar seus parâmetros em seus plugins.

Então vamos começar digitando o código:
Código:
/*:
 *
*/
isso em JavaScript seria entendido como um comentário, mas em nossa estrutura de plugin ele será entendido como os parâmetros de um plugin. Então agora vamos nos deixar como autores de nosso plugin adicionando o seguinte código:
Código:
/*:
 * @author MVMS(ou seu nome)
*/
após isso vamos dar uma descrição ao nosso plugin escrevendo o seguinte comando:
Código:
/*:
 * @author MVMS
 * @plugindesc Descrição do plugin
*/
agora vamos adicionar um texto de ajuda:
Código:
/*:
 * @author MVMS
 * @plugindesc descrição
 * @help seu texto pode ficar aqui
 * ou aqui
*/
Seu plugin ficará assim no RPG Maker

MPP.png






CRIANDO SEUS PRIMEIROS PARÂMETROS 2

Nessa área eu vou explicar como adicionar parâmetros no seu plugin, mas não mostrarei nada da aula anterior.
Então, começaremos inserindo o seguinte código:
Código:
/*:
 * @param nome_do_parâmetro
*/

Eu recomendo deixa-lo sem espaços para uma utilização mais rápida, nós deixaremos ele com outro nome usando @text:
Código:
/*:
 * @param parametro
 * @text Nome a ser apresentado
*/

Por enquanto seu plugin deve estar assim:
Nome apresentado.png


Então agora vamos criar "parentes", isso é, deixar eles separados por áreas usando @parent, assim:
Código:
/*:
 * @param parametro
 * @text Nome a ser apresentado
 *
 * @param parâmetro_1
 * @text Nome a ser apresentado 1
 * @parent parametro
*/

Mas você também pode fazer algo assim:
Código:
/*:
 * @param parametro
 * @text Nome a ser apresentado
 *
 * @param parametro_1
 * @text Nome a ser apresentado 1
 * @parent parametro
 *
 * @param parâmetro_2
 * @text Nome a ser apresentado 2
 * @parent parametro_1
*/

Então ele ficara assim:
parentes.png


fim do inicio, logo logo tem mais.



TIPANDO

Agora vamos aprender o básico da inserção de parâmetros no seu plugin, começando assim:

COMO CONSEGUIR OS VALORES
essa é a forma mais simples de conseguir o valor de um parâmetro:
Código:
var params = PluginManager.parameters('PluginName')

TEXT

Código:
/*:
 * @param parametro
 * @text Parâmetro
 * @type text
 * @default TEXTO
*/
Com isso nosso dev irá inserir um parâmetro de texto

NOTE/TEXTO DE VÁRIAS LINHAS
Eu levei muito tempo para entender está parte por isso deixarei de forma clara:
Código:
/*
 * @type note
*/
Para conseguir o valor:
Código:
var note = params['note_param']
var note_real_value = JSON.parse(note)
O valor que ele retorna é em formato JSON então ao usar JSON.parse ele lhe retornará um valor
como STRING

NUMBER
Esse será nosso último parâmetro de hoje e que também é um parâmetro bem simples:
Código:
/*
 * @type number
 * @default 0
 * @min 0
 * @max 100
*/
@min: para definir um valor mínimo
@max: para definir um valor máximo
eu recomendo usar o código seguinte para adquirir o valor do parâmetro:
Código:
var number = Number(params['numero'])

Bom foi isso logo logo tem a próxima aréa de TIPOS 2


 
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