🤔 Para Refletir :
"Mudar não é fraqueza, pelo contrário, é um sinônimo de superação."
- Ricky O Bardo

Custo-Beneficio MV ou Ace? Me atualizem por favor!

Ludovic Masculino

Conde
Membro
Membro
Juntou-se
19 de Junho de 2015
Postagens
493
Bravecoins
24
Passei muito tempo fora, voltei e curti as mudanças no layout do forum
COmo eu tive muito tempo longe do RPG Maker, e anteriormente na época de lançamento do MV utilizei e notei que era um pouco pesado, ruim demais pra rodar no android e etc.

Perguntas?

-> Houve alguma atualização do MV no quesito melhoria de execução gráfica ou coisa assim?
-> Anteriormente o port para Android além de extremamente trabalhoso era uma merda no desempenho. Ainda está assim?
-> Me atualizem sobre o MV atualmente.
-> Quero fazer um game comercial agora, mas não sei se uso o Ace pela leveza ou o MV pelo port e melhoria grágica.

> Acho que mudaram a versão do PIXI do 3.0 para o 4.0 (pelo que lembro), em questão de mudanças gráficas não mudou quase nada, talvez atualizações simples mas muito superficiais.

> Melhoram um pouco nesse quesito, ainda e necessário programas externos para exportar, os jogos ficaram um poucos mais leves porque agora não precisamos carregar todo o RTP junto com o projeto, adicionaram um meio de encriptação melhor (ainda que pouco eficiente) e agora tem como exportar para Linux de forma nativa, mais ainda continua pouco eficiente e meio pesado (ainda não vale o investimento de exportar para mobile a não ser que você faça uma limpeza de código no MV assim como o Hudell fez para melhorar o desempenho tanto em PCs mais fracos quanto em Mobile).

> Todas as atualizações que o MV teve: https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?forums/community-announcements.13/
Sugiro da uma olhada e ver o que lhe interessa ocorreram grandes atualizações como a 1.3.0, 1.3.5 e a 1.4.0 (a versão 1.2 também que tiveram grandes atualizações), eles lançaram alguns free-resources.

> Depende do que você quer, se seu projeto necessita de exportação para outras plataformas e acha que pode conseguir um publico maior nos mobiles vá de MV, se seu jogo fica melhor e precisa de mais desempenho vai de VX Ace por ser mais leve, o VX Ace já possui algumas formas de ser jogado no Linux, Mac e Ubuntu. No quesito de recursos o VX Ace tem uma biblioteca um pouco maior do que o MV, apesar de o MV ter uma otimização e está sendo atualizado a quase todo momento. Existem alguns meios de jogar os jogos de VX Ace no Android com programas de terceiros, não e muito eficiente mas pode ser alguma coisa.

Tem que pesar os prós e os contras de ambos, eu iria de VX Ace pela facilidade, mas ai é de cada um.
Espero te-ló ajudado.

Abraços!-

Obrigado pelas respostas.
Meu medo são as pictures, eu crio sistemas por pictures. E que eu me lembre ele é muito bugado pra isso. Pesado

Honestamente eu já não recomendo comprar o Ace a esta altura, só se for para brincar um pouco.
O MV é superior para criar jogos, requer algum trabalho mas é superior.

Se o o seu objetivo é fazer um jogo comercial, o MV deve ser a sua escolha obrigatória.

Se a sua intenção é fazer um jogo comercial, não recomendo o Ace, por diversos motivos:

1. Os jogos precisam de um processador forte para rodar bem.
2. Não dá pra se livrar do bug do F12. Imagina alguém jogando pelo steam, decide tirar uma screenshot e o jogo reinicia ou dá pau.
3. Mais limitado. O MV tem o código aberto, então não tem nenhum tipo de limite.

Obrigado pelos conselhos. Fiz um teste nao muito apurado de desempenho e me foi muito satisfatório, já me decidi vou de MV mesmo.

Ludovic comentou:
Obrigado pelos conselhos. Fiz um teste nao muito apurado de desempenho e me foi muito satisfatório, já me decidi vou de MV mesmo.
Mas, atenção que o MV pode ser bugado e bastante em computadores mais antigos.
Problemas com tela branca e coisas assim é normal.

makergame2000 comentou:
Ludovic comentou:
Mas, atenção que o MV pode ser bugado e bastante em computadores mais antigos.
Problemas com tela branca e coisas assim é normal.
Exato. Ele dá umas incompatibilidades com alguns tipos de placas gráficas e, para alguns PCs, ele ficam BEM mais lento que o Ace.

Voltar
Topo Inferior