DE ONDE ELE ARRANCOU ESSE PODER?
O Dilema do Deus Ex Machina
O Dilema do Deus Ex Machina
Vilão: Ahaha, finalmente você está preso na minha armadilha, herói! Agora ninguém pode me impedir de concretizar meu plano maligno de dominação mundial e de matar você.
Herói: Você é que pensa. Ativar Poder Secreto!
Vilão: Oh não, ele ativou um poder secreto que vai me derrotar com certeza e que nem o jogador sabia que existia e que claro que não foi colocado pelo desenvolvedor só pra que o herói não morra por mim. Não!
[box class=plainbox]Do que estamos falando?[/box]
Com certeza se você já jogou videogames na sua vida, ou até mesmo apreciou outras obras que não sejam jogos, que possam ser livros, filmes, séries, enfim, já se deparou com o Deus Ex Machina que é um termo utilizado para quando surge um personagem, habilidade, evento, arma ou qualquer coisa inesperada e mirabolante que o criador coloca ali na hora pra conseguir que tudo saia como planejado, que o herói derrote o vilão, ou que o herói morra, enfim, para que a história saia como deveria sair, mesmo que seja algo totalmente improvável e estúpido.
O uso do Deus Ex Machina é extremamente comum porque tem realmente vezes que quando a história está sendo escrita, o criador não pensa em certas possibilidades ou acaba deixando a história sem saída para que prossiga da maneira como planejado, mas de qualquer forma isso não é algo positivo, e em alguns casos pode passar de fininho sem ser percebido, mas em outras ocasiões é tão gritante e perceptível que qualquer um pode apontar.
O fato de usar ou não usar essa artimanha é algo mais de cada um mesmo, e não é algo que pode ser considerado correto ou incorreto porque depende mais da opinião pessoal de cada um, então gostaria de ouvir as suas.
O que acha do uso dessa técnica? Acha que é correto usar ou incorreto? Conhece algum jogo que tem aquele momento que você pensa: "Sério, os desenvolvedores inventaram isso na hora, não inventaram?" Conte para nós aqui embaixo, gostaria de ouvir suas opiniões. Até a próxima.