Eu também tinha assistido ao vídeo dele e não levei em consideração o "plágio" dos monstros/ângulos/objetos segundo ele, mas achei interessante apontar sobre a repetição exacerbada de puzzles/dungeons parecidas do mesmo gênero e falta de vida nos mapas da cidade.
Tem um vídeo que gostei da análise deste cara, onde segundo ele "muitas mídia de noticias ou fãs impondo como se o Chained Echoes dependesse muito do Chrono Trigger ou fosse um parecido com Chrono", ele analisa mais as mecânicas do jogo do que lore e gráficos.
Gosto de jogos parecidos e não vejo problema e você, o que acha?
Parecidos a que nível? Depende, jogos de sequência são parecidos em mecânicas, mas implementam fases novas, habilidades novas, personagens novos, equipamentos e inimigos novos até reaproveitando alguns antigos mais famosos, já que se repetisse, por que o cliente compraria se já tem o anterior?
Um exemplo que posso dar é Pokémon e os jogos similares a ele, tentei jogar, mas não consegui, sendo os mesmos sistemas com diferença nos monstros, até mesmo entre a série principal de Pokémon hoje não tenho vontade de jogar (sei que tem uma base enorme de fãs e várias hackroms inovando) enfrentando novamente os ginásios, capturando/treinando todos pokémons da região, enfrentar uma equipe maligna, rejogar a versão que não tem os pokémons na outra para trocar e completar a pokedex. Talvez por ter me saturado muito como aconteceu ao jogar muito RTS, no caso Age of Emperies II HD, tem outros jogos de RTS que tenho e joguei, porém não me prenderam por muito tempo.
Outro exemplo são os jogos similares a Diablo, barra de XP, vida e magia representados como esferas ou outro tipo de objeto, equipamentos com status randomizados, pega-se 1 nome/modelo/design de equipamento, mas a cada vez que dropa ele tem um nível diferente ou/com status adicionais, o mesmo estilo de jogabilidade sabe. Tenho um desse na Steam aqui, tentei jogar, mas avancei pouco não por ser difícil, mas enjoei mesmo, talvez por ter jogado e finalizado recentemente Diablo, naquela época?
Outro exemplo de saturação é o famoso debate no uso do RTP da engine especifica. Entre nós da comunidade que convive com a engine há muitos anos, ver mapas mal desenvolvidos/vazios e o mesmo char Actor01.png RTP com mesmo monstros e windowskin é enjoativo sem adicional nenhum, porém ao adicionar o design diferente no personagem, mapear detalhadamente mesmo que siga o estilo RTP, adicionar edições e criar novas relacionados ao estilo, trazer mecânicas que fogem do padrão do jogo de RPG Maker, criar minigames dentro do jogo, num tempo onde poucos sabiam ripar/montar/editar os gráficos dos consoles que conhecíamos poucos, uso do MACK, FSM, uso Kaduki/Kazuki, Celianna... melhoravam o interesse no jogo, como arte própria em Orca, porém ao copiarem a mesma formula/uso de material/mecânicas nos jogos que faziam mais sucesso, outros novos surgiam repetindo.
Porém, como comentei, isso é para nós que convínhamos direto com isso, nos saturamos. Para quem é de fora do Dev, gosta de jogar casualmente e não incisivamente ao ponto de conhecer todos os jogos de um série/franquia ou de outras e compara-los são poucos que podem não levam esses pontos que citei acima e que o próprio Cogumelando apontou na sua critica unilateral.
Na minha opinião sobre o Cogumelando, já vi alguns vídeos dele, nessa análise dele me pareceu ter sido feito de forma obrigatória por exigência dos inscritos como se ele fosse obrigado a jogar algo que não gosta, "vocês pediram muito, então eu trouxe", foi o que senti ao ouvir e ver as expressões dele durante análise. Talvez, suposição minha, por ele ser saudosista de mais, jogar muitos jogos antigos (principalmente RPGs segundo ele) e indicar por meio de análises e listas os mesmo, enfim, talvez? Não sei, mas pode ser um indicativo de estar se saturando também. Como por exemplo, ficar saturado com: filmes de ação parecidos, animes que se passam em escolas, isekais, series somente de investigação, você começa a ver detalhes de mais e começa avaliar os pontos dela onde são ruins, onde são parecidas com outras obras ou onde aquela obra em especifica fez melhor.
O que consigo jogar ou o que estou jogando hoje?
Apenas o FF12 de PS2, via emulação, já joguei no passado pelo console e zerei normalmente sem guia e sem fazer o 100%. Anos depois, põe bastante tempo, fui joga-lo no notebook atual quando comprei um controle usb para fazer os 100%, cheguei até certa parte em Great Crystal e salvei antes de enfrentar um boss/esper (não é difícil para deixar claro) e depois você pega um teleporte para ver uma cena com os Ulcuria (não sei se escreve assim)... Então, nesse save antes desse boss, ficou aqui guardado por meses, não sei dizer qual foi a data que joguei pela última vez e por que, eu parei? Não sei, talvez por ter enjoado ou por ter jogado outros tipos de jogos que me interessaram nesse meio tempo. Recentemente esbarrando com OST e as vezes algum vídeo falando sobre detalhes de produção do FF12, outras pessoas comentando sobre seu FF preferido, me fez retornar ao jogo, inicialmente fiquei com receio, "será que ainda tenho algum save, onde eu estava? Acho que lá pro final do jogo", não lembrava, ao entra no save e me localizar, notei que deixei algumas side-quests para trás, como a pescaria, jogando dessa vez eu consegui completar o último local de pesca rapidamente com poucas tentativas para conseguir uma das loots para vender e fazer a uma das armas fortes do jogo, as hunt que ainda tinha de caçar eu passei tranquilamente sem ter muito aperto, apenas sendo exigido tempo mesmo para ficar lutando.
Antes disso joguei a demo do Apu, peguei tudo que podia fornecer, acessei todos locais possíveis, matei os boss, cheguei ao fim da demo, gostei muito do estilo da arte e jogabilidade dele mesmo sabendo que foi feito no RM e tendo jogabilidade parecido com Zelda, que alias, não jogo algum Zelda faz uns bons anos, lembrar de Zelda me lembra outro jogo que não lembro de zerar que era de ação e tenho vontade de jogar ou rever em algum momento.
Antes dele joguei um de plataforma aqui de um usuário do fórum indo até o fim e tentando adquirir os itens todos para completar as fases, antes desse joguei o Lionheart, tinha travado num boss onde está lá nos meus comentários, mas depois de dar 1 tempinho para tentar novamente eu fui lá e consegui mata-lo, fui avançando no jogo e cheguei até a cidade da torre com boss duplo, não consegui, tentei outras vezes, fui grindar para tentar mais vezes e não consegui, então decidi dar uma pausa ao game, "depois volto nele". É feito no RM, mesmo que seja versão mais antiga, mesmo que apresente gráficos de mapas que já vi muito como comentei acima, os mapas são bem feitos e detalhados, a importância aos status nas habilidade é bem feita, muitos que joguei depois de certo nível os inimigos/boss novos eram fichinha e a cada habilidade nova aprendida mais forte fazia com que você esquecesse as outras deixando elas inutilizadas com passar do tempo...
Enfim, me alonguei muito e posso ter fugido do escopo da sua pergunta um pouco no fim do tópico, mas é apenas para deixar claro do porque ao mesmo tempo que gosto de jogos parecidos ("a que nível") e do porque não gosto, talvez falte isso, dar tempo entre os tipos de jogos. Não jogar apenas 1 gênero, não jogar apenas RPG turno por turno, não jogar apenas jogo de esporte futebol, não jogar apenas FPS, jogar apenas jogo de carta, não jogar apenas RTS...
Eu tenho aqui baixado os jogos do Gui, os 2 do 1 e 2 bit, o do Tigrão, porém ainda não consegui encaixar meu tempo para jogar, não consigo passar horas jogando como antes, no FF12 por exemplo eu deixei as hunts mais demoradas para o dia especifico da semana que estarei tranquilo para caça-lo.