🤔 Para Refletir :
"Saber a hora de parar é quase tão importante quanto saber a hora de começar"
- Ricky O Bardo

Deixar um jogo sci-fi realista vai deixa-lo chato?

sir helix

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
30 de Julho de 2015
Postagens
198
Bravecoins
0
[redalert]Deixar um jogo sci-fi realista vai deixa-lo chato?[/redalert]

Eu decidi fazer essa matéria ontem quando nosso amigo marquet disse algo muito profundo para mim: "Scifi se fizer muito realista fica chato" e bem eu decidi fazer uma materia para mostrar que não, qualquer coisa realista tem seus pontos fortes e fracos como qualquer tipo de coisa fantasiosa, vou dar alguns exemplos

"lasers são invisíveis no espaço, mas... e? isso é ruim?"
Isso faz dos lasers uma ótima arma surpresa e difícil de derrotar o que dá um certo desafio para um jogador desatento.
agora na questão da historia os lasers também poderiam influenciar de certa forma, já que são parte do universo onde o jogador está.

O espaço não tem som de BOOM explosão, isso é chatoooooo! não segundo masked
acho que do espaço, o fato de que não tem som, por exemplo, pode ajudar pra atmosferas de suspense

A velocidade da luz é um limite, e isso é horrível! como se você tivesse feito alguém que se movesse com essa velocidade
Tem um vídeo na casa do kame que calculou a velocidade que o gotenks atingiu dando 5 e 9 (no anime) voltas na terra em 20 minutos (aqui está o link não quero explicar www.youtube.com/watch?v=Ii2X0v9HRe0) e a velocidade media de quando ele deu 9 voltas na Terra foi deeeee: 1.093.000 km/hora, e adivinha isso é 1/1000 da velocidade da luz (no ar!)
(agora se estiver falando de viagens interestelares, diz que foi dobra espacial e pronto)

Tiranossauros e velociraptors tinham penas, e eu não gosto de penas POR*A!
Porque você não usa outro dinossauro que tenha a aparência de um tiranossauro e não tenha penas? por exemplo o giganotossauro era maior que um tiranossauro (e pelo que pesquisei era mais rápido também) e até agora não foram encontradas penas, e porque você não gosta de penas? elas são legais também...

É impossível clonar dinossauros da forma jurassic parkeana! Mas não da foram chickensauriana!
Como foi mostrado no vídeo do canal nerdologia "Quem veio primeiro, a galinha ou o ovo?", todos nós temos um ancestral em comum, e o ancestral em comum das aves são os dinossauros então pode haver DNA de dinossauros dentro do DNA delas, o que pode ser mostrado num processo chamado atavismo quando alguma característica ancestral volta por alguma mutação e pode dar dentes a galinhas ou qualquer outra característica de seus ancestrais dependendo da característica (alias dependendo da característica o animal pode nem conseguir nascer)

Então como podem ver realismo não tem nada haver se o jogo será chato ou não, tudo depende de quem está desenvolvendo o jogo, pois existem muitas mecânicas que podem ser exploradas utilizando realismo que a fantasia provavelmente nem vai proporcionar porque o com a fantasia o criador do jogo pode colocar qualquer coisa...
Mas como sempre não podemos esquecer do Fi que vem logo depois do sci no termo sci-fi porque é nele que estão as coisas mais importantes, que mesmo não existindo na vida real mas as vezes tem uma pequena chance de se tornarem realidade.
Mas também não da para esquecer do sci, e de deixar as coisas cientificamente corretas (se seu sci-fi for um "sci-fi hard", se for "sci-fi soft" não precisa se preocupar tanto com o sci)

conclusão: quem faz jogo sci-fi realista chato no final é quem nem sabe fazer jogos pra começo de conversa
OOOOOOHHHHHHHHH rektu mat8 X x x X X xx xx O BABY TRIPLE! *Buzina*

Legal a matéria, acho que vai melhorar a mente das pessoas que vão fazer jogos sci-fi, :Okay_fix:
Gostei de todas as partes, mas acho que a mais coerente foi a do laser, por que isso pode dar um desafio ao jogador sim, o que é um fator replay no jogo :)
(Então, quer dizer que no fim o Star Gleen receberia presentes da mãe por causa da galinha?)

Não é necessariamente que uma sci-fi vai se tornar chato por retratar mais a realidade, entretanto nos dias atuais a comunidade científica pega pesado quando se trata dos seus conhecimentos, mesmo as grandes produções dos cinemas não escapam disso, aliás elas mesmo que são os principais alvos.

Mas não são apenas críticas, um belo exemplo é o filme Gravity que foi dirigido por Alfonso Cuarón, vencedor de sete Oscar, incluindo melhor diretor, o filme é estrelado por Sandra Bullock e George Clooney como dois astronautas sobreviventes em um ônibus espacial danificado.

O filme foi elogiado pelo cineasta James Cameron, que disse: "Eu acho que é a melhor fotografia do espaço já realizado, eu acho que é o melhor filme já feito do espaço, e é o filme que eu estive com fome para ver por um tempo muito longo", e Quentin Tarantino, que o nomeou um dos dez melhores filmes de 2013 até agora.

O astronauta brasileiro Marcos Pontes, em entrevista ao UOL, disse que o acidente mostrado onde um satélite destruído atinge os astronautas poderia acontecer na vida real, mas que os procedimentos a serem tomados seriam diferentes e apontou o filme Apollo 13 como mais preciso.

Após ganhar 7 Oscars dia 02/03/2014 o diretor Alfonso Cuarón foi parabenizado pelos astronautas que estão abordo da ISS durante a Expedição 38 em um vídeo publicado pela Nasa. Em um texto que acompanha o vídeo a Nasa fez questão de ressaltar que o ocorre no filme, apesar de ser ficção, não encontra eco na realidade: "A Nasa trabalha ativamente para proteger seus astronautas e espaçonaves dos perigos retratados pelo filme".

Com a expansão do conhecimento eu acredito que as sci-fi terão um público mais exigente.

Não entendi muito bem a matéria, falta conteúdo ela foi feita em cima do seus gostos isso não saiu muito legal, ainda acho que o realismo meio que estraga o game Sci-fi tornando ele quase uma aula dessa forma ficando chato, mas isso é o que eu acho outras pessoas podem gostar desse tipo de game afinal gosto é como c# cada um tem o seu....

AGS comentou:
você se forçou a gostar da minha matéria vou desconsiderar  que você esteve aqui
Akinos comentou:
Não é necessariamente que uma sci-fi vai se tornar chato por retratar mais a realidade
Mostrar que isso não é verdade foi o objetivo da materia... no final só pessoas que pensam que realismo não deixa o jogo chato comentaram (menos o moy (se bem que só duas pessoas comentaram))
Moycanow comentou:
Não entendi muito bem a matéria, falta conteúdo ela foi feita em cima do seus gostos isso não saiu muito legal, ainda acho que o realismo meio que estraga o game Sci-fi tornando ele quase uma aula dessa forma ficando chato, mas isso é o que eu acho outras pessoas podem gostar desse tipo de game afinal gosto é como c# cada um tem o seu....
é mesmo, como eu quero mostrar que sci-fis realistas não são chatos sem fazer um: "Passo a passo como não deixar seu jogo se tornar uma aula de física"

Um exemplo de obra que faz essa abordagem científica, com alguns elementos fictícios, que não é chato, Interestelar. Eis o trabalho de fazer uma representação de um objeto que é completamente escuro, que a própria luz não escapa dele, resultado da deformação do espaço-tempo causada por uma matéria maciça e altamente compacta, um buraco negro. No filme eles fazem uma representação maravilhosa, observe:​

image

O que interestelar fez para não deixar o filme chato perante a algumas abordagens científicas, colocaram um drama inteligente. Christopher Nolan, o diretor, aproveitou a variação do tempo que planetas de gravidades diferentes provocam, para colocar um pai em um planeta em outro sistema solar, vendo os filhos envelhecerem muito mais do que ele, recebendo por mensagens intergaláticas vídeos do seu filho mais velho. Assistam essa linda cena abaixo.​

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=ahlm-91krew[/youtube]​

Entenderam? Fantástica essa abordagem. Apesar de Interestelar estar repleto de elementos inventados, os elementos reais dentro daquilo não te cansam e sim te instigam. Inserir esse drama com base em ciência pura, da variação do tempo.​

Aonde quero chegar, não limite seu jogo a só explicação teórica e chata para muitos, aposte em outras coisas, que o resultado poderá ser muito bom. Pode sim abusar da ficção e mesclar isso com elementos realistas, isso vai incrementar mais ainda seu trabalho, mas tenha uma base interessante e chamativa.​

Disponha

Nada a ver. Se o jogo/filme/whatever não tiver elementos de realidade, nem sci-fi será, por definição. O sci-fi é o cenário onde abandonamos a fantasia e nos aproximamos da realidade através da ciência.  Sci-fi não é a mesma coisa que futurismo. Os dois só se encontram muito por que é função do gênero científico inventar e prever o que vamos estar usando no futuro. As teorias mais loucas são apenas os plot devices ou twists que fazem a história rodar, assim como em outros gêneros usamos outros pivôs.

Convenhamos, as vezes a representação da realidade pode ser muito mais surpreendente que a ficção, sabendo como fazer. Os já citados filmes aqui nesse tópico não deixam de provar esse ponto. Bom seria se todo ano tivéssemos bons filmes assim, mas muitos acabam saindo ruins, mas não por que são realistas ou não, e sim por que são chatos mesmo.

Tem gente que talvez tenha preguiça de parar pra pensar, ou talvez não goste mesmo de filmes sci-fi, e até eu que adoro posso dar razão por que nem sempre sci-fi é sinônimo de bons filmes. Fato é que o sci-fi tem que ter técnicas na escrita para tornar aquilo algo crível e interessante, não só uma aula chata de física quântica onde todo mundo vai ficar boiando. Tem que ser bem escrito, bem bolado, assim que nem qualquer outro gênero.

Imagina investigação, espionagem, suspense ou até mesmo gêneros mais "comuns" como drama, romance e comédia. Todos esses já estão saturados de tudo quanto é tipo de clichê. Nenhum deles vai pra frente se não for bem trabalhado. O mesmo vale pro sci-fi.

Respondendo ao tópico: Não, o realismo não tem nada a ver com a diversão do negócio. A realidade pode ser deliberadamente violada que nem em Star Wars, ou procurar ser seguida à risca, que nem em Gravidade. Mas repare também que depende de que efeito queremos causar nos espectadores/jogadores/whatever.

Voltar
Topo Inferior