🤔 Para Refletir :
"O que e um game dev? Uma miseravel pequena pilha de projetos !"
- codingkitsune

Desenvolvedores terminam projeto de fangame de Pokemon após nove anos

Ellye

Conde
Membro
Membro
Juntou-se
29 de Novembro de 2015
Postagens
256
Bravecoins
1
http://kotaku.com/after-nine-years-work-fans-release-their-own-pokemon-1785061831
Feito em RPG Maker XP.

Achei interessante compartilhar a notícia por aqui.
É legal a gente lembrar de como alguns projetos levam tempo. Geralmente se um projeto amador não dá resultado em um ou dois anos, facilmente já marcamos ele como morto ou abandonado.... sendo que na verdade costumam levar muito mais do que isso, se não forem coisa pequena.

Mas queria também aproveitar para debater a questão de fangame.

Conhecendo a Nintendo, o site oficial desse jogo vai receber notificação de DCMA em instantes (se já não recebeu). O download do jogo vai continuar existindo aí pela internet, mas mesmo assim...

Poxa, dedicar nove anos para um jogo... para quê fazer fangame ao invés de algo original e próprio?
Bem, não sou eu que vou julgar, deu certo para eles no sentindo de que ao menos conseguiram finalizar o projeto.

O site atualmente está fora do ar (aparentemente por excesso de acessos), mas tem um link de download alternativo do jogo aqui: https://drive.google.com/file/d/0B4HusEKrIZiQbUlvd0kySHZKSXM/view

Não cheguei a pegar ainda para olhar, farei isso em casa depois.

o único motivo pelo qual teve muitos acessos é porque é de pokemon, e nada mais, é de péssima qualidade pelo que vi nos videos, muito mal feito, o único efeito que dá um toque legal em tudo é o zoom.
Eles fizeram fan game porque como eu, outros fans gostariam de um game pokemon mais desafiador, mais difícil, mais focado em uma aventura heroica ao invés de simplesmente 8 ginásios e uma liga que na verdade é enfrentar 4 pessoas com menos pokemon que você e que são programados retardados usando golpes só por usar mesmo sem avaliar as condições da batalha.
To baixando pra ver se é legal, mas a primeira impressão é essa ai

Ludovic comentou:
Eles fizeram fan game porque como eu, outros fans gostariam de um game pokemon mais desafiador, mais difícil, mais focado em uma aventura heroica ao invés de simplesmente 8 ginásios e uma liga que na verdade é enfrentar 4 pessoas com menos pokemon que você e que são programados retardados usando golpes só por usar mesmo sem avaliar as condições da batalha.
Mas hmm...

Eu penso por exemplo no caso do Stardew Valley. É muito obviamente um fangame de Harvest Moon. É algo feito por um fã de Harvest Moon, para fãs de Harvest Moon, preenchendo algumas lacunas da série (como, por exemplo, o fato de não existir um HM feito para PC).

Ele poderia ter feito o jogo com nome de, sei lá, "Harvest Moon: Stardew Valley".

Mas, ao invés disso, deu um nome próprio ao jogo. Os fãs de HM encontraram o jogo mesmo assim, e agora ele não está preso a um nome que não tem direito de uso.

Claro, isso não daria muito certo se o jogo não fosse algo de qualidade.

Mas o que quero dizer é: sem dúvida nenhuma ainda existe mercado para jogos do tipo "capturar e evoluir monstros"; Pokemon nunca foi o único jogo do gênero (Dragon Warrior Monsters e Jade Cocoon são dois contemporâneos, por exemplo). Se fosse dedicar tanto tempo em um jogo, eu pessoalmente preferiria fazer algo que fosse obviamente totalmente inspirado por Pokemon mas sem usar o nome e outras propriedades intelectuais da série.

Nada contra fangame, mas infelizmente os próprios donos das IPs costumam ter muito contra, e acho triste que tanto trabalho depois resulta em um DMCA mandando fecharem o site e dificultando a continuidade do projeto.

O caso dos fãs-games é algo interessante e até já escrevi um artigo sobre eles no portal antigo (pera, acho que foi parar em alguma edição da revista, hahaha), que como você tem que levar em conta tanto material original vs. fidelidade ao material original, e quais as motivações por trás de um, e por aí vai.

Bem entendo a motivação de fazer algo, mesmo que seja da propriedade intelectual "de terceiros", assim como fanfics, doujinshis, universos extendidos, e o escambau. A necessidade dele de se expressar é genuína, e acho que se ele não está ganhando dinheiro com isso, não veria problema para a Nintendo correr atrás de parar o cidadão, já que ele está fazendo é propaganda gratuita para eles.

E, como o Lu bem falou, as vezes as séries podem ter outras mídias, nichos e subnichos que pode suportar, jogadores com outras preferências, etc, que nunca vão ter como ser atendidos pelo produto oficial. Por isso sou totalmente a favor do game modding (e achei aquele mario Maker da Nintendo genial! Eles precisam levar isso para outras franquias ). Algumas produtoras já tem até ciência disso e apoiam a prática, a Nintendo é uma das poucas que ainda são "quadradas" nesse aspecto, mas estão se abrindo aos poucos.

No caso desse jogo o impressionante foi ver que foram 9 longos anos, olha já vi muitas joias do mundo indie que foram feitos em 2 ou 3 anos, uma fração disso. Não vou julgar por que não faço ideia do que o cara fez nem os porquês, mas isso é tempo demais.

Realmente ele poderia ter considerado fazer algo próprio, mas a não ser que ele mudasse razoavelmente os sistemas e os gráficos etc., acho que comparações seriam inevitáveis de todo jeito, ele talvez tivesse bem menos visibilidade e a motivação também seria mais baixa.Agora que o jogo tá, hmm, "pronto" e causando alvoroço num site grande como o Kotaku (é pedir pra aparecer, né), vamos ver quanto tempo vai levar pra Nintendo barrar mais esse aí.

Enquanto isso vou jogar aqui meu Pokémon Island que o FL fez, baixei ele ontem por curiosidade, hahaha.

e achei aquele mario Maker da Nintendo genial!
No contexto de fangames, acho que vale a pena então mencionar esse aqui que existia já há bastante tempo antes do Super Mario Maker:

http://www.supermariobrosx.org/

Discordo do Ludo, não acho que o jogo está mal feito. Ela está muito bem feito.
Sério, quantos jogos de RM possuem este nível? E eles modificaram totalmente o dabatase que vem padrão dos pokemãos ai.
Os caras se esforçaram e conseguiram algo grandioso, que infelizmente vai servir de nada... vão dar block no jogo.
Acho um grande desperdício, mas não é como se não tivesse solução.
Vocês citaram o Stardew Valley, que é bem parecido com Harvest Moon, mas você já viu o 20XX? É praticamente um megaman com outro rosto KKKKK Ok, a jogabilidade é um pouco diferente, mas o conceito, personagens, gráficos e até os golpes do personagem são parecidos. Mas é ai que tá. Parecido não é igual.
Eles poderiam muito bem modificar todos os gráficos, mudar alguns nomes e diferenciar alguns sistemas e já poderia dizer que é um "jogo novo". Ok, seria melhor ter pensado nisso desde o começo, mas beleza.

Pessoas que fazem isso ai tem potencial pra games. Espero que depois desses 9 anos produzindo eles iniciem um projeto original.

Ps: Sinceramente né, DCMA não deveria nem sacanear um jogo que não possui lucro algum.

Mesmo não possuindo lucro, tiram parte do lucro da empresa dona dos direitos por ser uma alternativa pra quem não quer ou nao pode comprar.
Melhorando o que eu disse sobre o "mal feito", continuo achando isso (mas ainda não joguei, só to julgando o trailer), supondo que trailer mostre o melhor do jogo. Então se fosse feito em 5 meses, era uma coisa, mas 9 anos? 9 anos pra sair isso, sendo que a quase 4 anos já temos um material de qualidade de pokemon para se fazer um fan game, tem umas HUDs ali que não passa de um degradê verde escuro com um contorno preto fino, não é nem detalhado nem minimalista, só é gritante, animações, mapas, tá tudo meio a boca. Mas claro, esse "9 anos" logicamente não foram "9 anos" de trabalho e sim, um projeto com meses de intervalo sem fazer nada.
Vou jogar ainda para formar uma opinião melhor.

O game que vou fazer é Pokemon todo kkkk, mas vou usar outro nome por causa dos direitos autorais

RyanKamos comentou:
Discordo do Ludo, não acho que o jogo está mal feito. Ela está muito bem feito.
Sério, quantos jogos de RM possuem este nível? E eles modificaram totalmente o dabatase que vem padrão dos pokemãos ai.
Os caras se esforçaram e conseguiram algo grandioso, que infelizmente vai servir de nada... vão dar block no jogo.
Acho um grande desperdício, mas não é como se não tivesse solução.

Sim, joguei um pouco ontem do jogo, e é de longe um dos melhores jogos de RPG Maker que já joguei.

Heck, eu demoraria para notar que é um jogo de RPG Maker se não tivesse reparado nos arquivos de RGSS.dll na pasta do jogo. Isso é uma das melhores coisa que posso dizer sobre jogos de RM.

Also, eles entendem muito bem o que faz os jogos de Pokemon serem profundos. A lista de movesets, os stats dos pokemons e etc são bem pensados até onde vi. Foi algo bem estudado e planejado, não saíram simplesmente fazendo aleatoriamente.

Ludovic comentou:
Melhorando o que eu disse sobre o "mal feito", continuo achando isso (mas ainda não joguei, só to julgando o trailer), supondo que trailer mostre o melhor do jogo. Então se fosse feito em 5 meses, era uma coisa, mas 9 anos? 9 anos pra sair isso, sendo que a quase 4 anos já temos um material de qualidade de pokemon para se fazer um fan game, tem umas HUDs ali que não passa de um degradê verde escuro com um contorno preto fino, não é nem detalhado nem minimalista, só é gritante, animações, mapas, tá tudo meio a boca. Mas claro, esse "9 anos" logicamente não foram "9 anos" de trabalho e sim, um projeto com meses de intervalo sem fazer nada.
Querer julgar isso baseando em trailers é meio inapropriado para o estilo de jogo, acho.
Esse tipo de jogo é muito mais focado em game design do que em gráficos ou qualquer outra coisa que seja mostrada facilmente em trailer.
Maior parte do tempo para fazer um jogo desse seria passada em frente a planilhas de excel ou outro tipo de documento para ir planejando tudo.

o cálculo completo e simplificado da lógica do jogo está disponível no maior site de informações pokemon do mundo, o Bubapédia e todos os dados dos pokemons já prontos. Isso os Starter Kits já tem prontinho e não levou nem meses pra ser completo, eu acho que isso foi feito sobre um starter kit, pra quem conhece tá na cara, só deram um esquema de zoom na batalha mesmo. Digo nada se tivessem que desenhar coisa por coisa, mas já usaram graficos prontos de pokemon, de mapas do DS e quase 100% da HUD é copiada da antiga Pokemon Showdown que tb foi copiado pelas versões mais recentes do starter kit. Por isso falei que me baseei só no trailer, mas hoje eu jogo e trago uma opinião mais concreta, quem sabe nao mudo de idéia. Creio que eu já tenha jogado tudo de hack Rom e fan games de pokemon, nada prestou até hoje, o que prestou um pouco foi descontinuado.

Ludovic comentou:
o cálculo completo e simplificado da lógica do jogo está disponível no maior site de informações pokemon do mundo, o Bubapédia e todos os dados dos pokemons já prontos. Isso os Starter Kits já tem prontinho e não levou nem meses pra ser completo, eu acho que isso foi feito sobre um starter kit, pra quem conhece tá na cara, só deram um esquema de zoom na batalha mesmo. Digo nada se tivessem que desenhar coisa por coisa, mas já usaram graficos prontos de pokemon, de mapas do DS e quase 100% da HUD é copiada da antiga Pokemon Showdown que tb foi copiado pelas versões mais recentes do starter kit. Por isso falei que me baseei só no trailer, mas hoje eu jogo e trago uma opinião mais concreta, quem sabe nao mudo de idéia. Creio que eu já tenha jogado tudo de hack Rom e fan games de pokemon, nada prestou até hoje, o que prestou um pouco foi descontinuado.
Acho feio esse desmerecimento de trabalho alheio.
Ainda mais com nós sendo uma comunidade especifica de desenvolvedores amadores, ainda mais tendo um foco na mesma engine de RPG Maker.

Uma coisa são criticas, mas criticas necessitam de ao menos alguma base para serem construtivas.

Eu acho que você ainda tá ignorando o trabalho principal de um jogo desse, que é o design dos monstros. Não design visual, no sentido de gameplay mesmo. A lista de moveset que eles aprendem nativamente, os que podem aprender via TM, os IVs e stats base, traits...

Essa parte não é só jogar qualquer coisa no achômetro. Essa é a parte mais importante do jogo, e produzir isso direito leva tempo de planejamento. Óbvio que nove anos não é um tempo normal de desenvolvimento, mas simplesmente olhar pra cara do jogo e falar "dava pra fazer em cinco meses" é meio desnecessário também, visto que tem muita coisa do trabalho que é impossível medir só de olhar assim, e mesmo jogando vai demorar pra ter uma noção de quão bem feito ou não foi o trabalho em vários aspectos.

Ludovic comentou:
Mesmo não possuindo lucro, tiram parte do lucro da empresa dona dos direitos por ser uma alternativa pra quem não quer ou nao pode comprar.
[...]
Cara, odeio relativizar, mas aí é muuuuito relativo. Primeiro por que alternativas já existem para poder jogar os jogos que não dão nem um centavo para os produtores já existem, e eles com certeza ganham em cima disso:

1. Emulação, óbvio. Não aprovo nem condeno, mas muita gente conheceu os jogos assim e conheço gente que depois veio a comprar os originais pois jogar num portátil é mais conveniente. (Eu incluso, possuo um 2DS, apesar de que antes de ter comprado meus antigos GBC e GBA eu já tinha testado os jogos primeiro antes de adquirir)
2. Piratear: Flash cards são algo fácil e relativamente baratos de conseguir, o problema é só a barreira técnica da configuração/jailbreak, coisa que alguns usuários estão dispostos a quebrar.
3. Comprar usado/Pegar emprestado: Sim, por que usado ou emprestado não rende mais nenhum centavo de volta pra Nintendo ou pra Game Freak e costuma ser bem mais em conta o preço.

De todos esses meios alternativos o cara pode jogar o EXATO mesmo jogo sem pagar nenhum tostão. Agora para o caso dos alternativos, alí até onde vejo se tratam de outros jogos (não estamos falando de remakes que é raro alguém fazer, a própria produtora já trata de fazê-los), então são experiências de jogo diferentes, pois são jogos diferentes.

Dizer que isso está tomando o lugar dos oficiais é o mesmo que dizer que os mapas e campanhas customizadas de Doom 1/2 tomaram o lugar da campanha oficial como alternativas.  Mas o fato é de que permitir qualquer um editar os mapas que é o motivo pela qual o jogo ficou mundialmente famoso.

Vá por mim, ter mindshare e ser famoso é 10X mais importante e valioso do que ganhar um lucrinho imediato de uns poucos dólares de um jogador indeciso ou sem grana. Não fosse assim, a Microsoft já teria abatido todas as cópias piratas do Windows (que poder para isso eles tem de sobra e faz tempo), mas o fato deles não fazer nada extensivo para acabar pirataria só prova o quanto eles ganham com todo mundo usando Windows enquanto o Linux/ MacOS, etc. nunca tiverem uma chance.

----------

Ludovic comentou:
o cálculo completo e simplificado da lógica do jogo está disponível no maior site de informações pokemon do mundo, o Bubapédia e todos os dados dos pokemons já prontos. Isso os Starter Kits já tem prontinho e não levou nem meses pra ser completo, eu acho que isso foi feito sobre um starter kit, pra quem conhece tá na cara, só deram um esquema de zoom na batalha mesmo. Digo nada se tivessem que desenhar coisa por coisa, mas já usaram graficos prontos de pokemon, de mapas do DS e quase 100% da HUD é copiada da antiga Pokemon Showdown que tb foi copiado pelas versões mais recentes do starter kit. [...]
Nisso eu tenho que concordar. É, os dados estão aí, são amplamente disponíveis. Mesmo se o cara fosse refazer ou rebalancear o sistema não justifica tanto a demora.

O jogo do FL, por exemplo, eles fez diversos rebalanceamentos e até onde onde sei ele não passou 9 anos mexendo, hahaha.

Bom, ainda cho que podem ter outros motivos pra tanta demora. Mas usando tanta informação disponível é um tanto mais fácil e salva muito tempo de produção.

Rafael_Sol_MAKER comentou:
Nisso eu tenho que concordar. É, os dados estão aí, são amplamente disponíveis. Mesmo se o cara fosse refazer ou rebalancear o sistema não justifica tanto a demora.
Ern.. as formulas em geral? Sim, usam as formulas de Pokemon, é um jogo de Pokemon afinal. As formulas se mantiveram as mesmas de Gold/Silver basicamente, faz sentido usarem.

Agora os monstros em especifico, movesets, e etc? Não, não é só copiar.

Vários desses: http://pokemon-uranium.wikia.com/wiki/Tandor_Pokedex

São pokemons específicos desse jogo. Eles não existiam previamente, não era simplesmente copiar, eles foram criados.

E mesmo os que vieram de outros jogos foram adaptados para o balanceamento do jogo especifico, como acontece em toda geração de jogos de Pokemon.

EU posso estar meio preciptado, mas não tava desmerecendo o trabalho, pelo contrário, você mesmo tratou esse game como algo maravilhoso superior aos outros games de starter kit que temos aos montes, desmerecendo-os. O starter kit já tem os movesets configurados, mas tb é muito fácil remanejar isso, e os TMS cara, fazer um item que ensina uma habilidade, que dificuldade ha nisso? Deve ter dado um trabalhão, como todo game, mas não é mais que um outro game de starter kit pra mim. Já to indo jogar aqui. Espero que me surpreenda

Ludovic comentou:
EU posso estar meio preciptado, mas não tava desmerecendo o trabalho, pelo contrário, você mesmo tratou esse game como algo maravilhoso superior aos outros games de starter kit que temos aos montes, desmerecendo-os. O starter kit já tem os movesets configurados, mas tb é muito fácil remanejar isso, e os TMS cara, fazer um item que ensina uma habilidade, que dificuldade ha nisso? Deve ter dado um trabalhão, como todo game, mas não é mais que um outro game de starter kit pra mim. Já to indo jogar aqui. Espero que me surpreenda
A questão não é fazer. A questão é planejar, escolher. Fazer qualquer criatura faz, realmente. Fazer algo com consistencia, bem planejado, balanceado, interessante - isso é game design, isso não dá pra julgar sem jogar.

Mas meh, deixa pra lá. Vamos continuar aqui, em uma comunidade de RPG Maker, rebaixando o trabalho de hobbyistas que completaram um projeto - coisa que a maioria nunca faz - e que tão tendo seu momento de sucesso.

Eu nem sei se o jogo é muito bom ou não ainda. Não tô endeusando ele em lugar nenhum. Joguei bem pouco até agora, guardo pra criticas depois de jogar o suficiente, ao invés de antes de encostar.

Eu joguei aqui até pegar lv 10, ainda não é o suficiente pra dizer se o jogo é bom, porque simplesmente pode ficar bom no decorrer como vc diz, mas acabou sendo o mesmo que pensei, até pior pelo fato de que eu achei que aqueles efeitos bem suaves do trailer seria o diferencial, mas não, é quase o padrão do starter kit (pokemon essentials), mesma coisa dos outros jogos de pokemon feitos com starter kit. Usaram algumas coisas daquele pokemon essentials que rodava o game com duas telas no rpg maker pra simular o DS, então ficou com alguns dos graficos pela metade. Quando eu falo de Starter kit, talvez vc não conheça ou não tenha usado, tem tudo pronto cara, tudo, toda a lógica, animações, ataques, TMs, itens, vc só precisa montar os eventos de história, só isso, ou no caso adicionar novos pokemon apenas definindo os dados deles no editor.
A batalha tem um esquema de zoom legal tipo o Pokemon Black e White mas dá lag, pelo menos no meu pc fica com pulo de frames no momento do zoom e alguns momentos no mapa. Nas batalhas os golpes não chegam até o personagem inimigo, a nao ser aqueles que aparecem magicamente já em cima. Muita falta de noção alguns ataques tem graficos pixelizados redimencionados no estilo retrô que só aparecem e somem e ao mesmo tempo gráficos de ataques do RPG Maker VX bem suaves e com vários frames, wat?. Eu curto pokemon e curto fan-games do tipo pokémon mas esse aqui é um quase genérico (a menos que após 1 hora de jogo as coisas mudem completamente). Um desse tipo que ficou mesmo legal foi o Pokemon Light Platinum, mas foi descontinuado

[member=394]Ellye[/member]
Não estou julgando a qualidade, sei que um bom jogo pode demorar tranquilamente 5 ou 6 longos anos. Eu mesmo planejo um há mais de 4, e estou há 10 anos esperando o agora  FFXV. (Ao menos Duke Nukem Forever saiu, uma porqueira, mas saiu)

Eu nem sei se o jogo é bom, pode ser de fato que nas entranhas seja algo bem feito. O processo de design de fato pode demorar muito ainda mais se for bem feito, mas o que quero dizer que rebalancear não deve demorar tanto assim. São 9 anos, minha gente, 9 anos. Com um tempo desses você já arruma filho pra jogar no seu lugar.

----

É muita dedicação, isso tenho que admitir. Eu sinceramente espero o melhor pra quem criou, que o jogo de fato consiga sobreviver e não seja mais um projeto tristemente cancelado por causa da perseguição irracional da Nintendo. Jogos não são nada sem os fãs, e ainda acho que um fã-game uma das formas mais elaboradas de carinho que você pode ter por uma franquia.

[member=394]Ellye[/member]
Não estou julgando a qualidade, sei que um bom jogo pode demorar tranquilamente 5 ou 6 longos anos. Eu mesmo planejo um há mais de 4, e estou há 10 anos esperando o agora  FFXV. (Ao menos Duke Nukem Forever saiu, uma porqueira, mas saiu)

Eu nem sei se o jogo é bom, pode ser de fato que nas entranhas seja algo bem feito. O processo de design de fato pode demorar muito ainda mais se for bem feito, mas o que quero dizer que rebalancear não deve demorar tanto assim. São 9 anos, minha gente, 9 anos. Com um tempo desses você já arruma filho pra jogar no seu lugar.

----

É muita dedicação, isso tenho que admitir. Eu sinceramente espero o melhor pra quem criou, que o jogo de fato consiga sobreviver e não seja mais um projeto tristemente cancelado por causa da perseguição irracional da Nintendo. Jogos não são nada sem os fãs, e ainda acho que um fã-game uma das formas mais elaboradas de carinho que você pode ter por uma franquia.

Não há rebalanceamento, há isso http://pokemonessentials.wikia.com/wiki/Pok%C3%A9mon_Essentials_Wiki
Tá tudo aí, batalha e tudo, stats, moves, moveset, itens, e tudo mais, vc pode fazer um game pokemon em uma semana se quiser. No arquivo "Read Me" eles informam que usaram esse pacote aí.

Esse jogo é feito pelo JV, uma brasileiro. Ele era MUITO famoso na comunidade Reino RPG entre 2007-2009, chegando a ter uma seção própria como projeto satélite. Inclusive eu joguei a demo em 2009. Há scripts meus no jogo.

Ellye comentou:
Conhecendo a Nintendo, o site oficial desse jogo vai receber notificação de DCMA em instantes (se já não recebeu). O download do jogo vai continuar existindo aí pela internet, mas mesmo assim...
Conhecendo a Nintendo, ele dificilmente vai receber um C&D de verdade. A maioria dos C&D são bots, que eu já vi mandarem até para programas criadores de Trainer Card. Fora que eu só soube até hoje de UM caso de um jogo pokémon não-MMO que a Nintendo se manifestou. Inclusive o Pokémon Zeta/Omicron está a mais tempo, tem mais fama e não foi derrubado. Enfim, já avisei o JV dessa possibilidade.

Ellye comentou:
Poxa, dedicar nove anos para um jogo... para quê fazer fangame ao invés de algo original e próprio?
Bem, não sou eu que vou julgar, deu certo para eles no sentindo de que ao menos conseguiram finalizar o projeto.
Não vejo problema nenhum, espero conseguir ter tempo para fazer a mesma coisa no futuro.

Ellye comentou:
Ludovic comentou:
Mas hmm...

Eu penso por exemplo no caso do Stardew Valley. É muito obviamente um fangame de Harvest Moon. É algo feito por um fã de Harvest Moon, para fãs de Harvest Moon, preenchendo algumas lacunas da série (como, por exemplo, o fato de não existir um HM feito para PC).

Ele poderia ter feito o jogo com nome de, sei lá, "Harvest Moon: Stardew Valley".

Mas, ao invés disso, deu um nome próprio ao jogo. Os fãs de HM encontraram o jogo mesmo assim, e agora ele não está preso a um nome que não tem direito de uso.

Claro, isso não daria muito certo se o jogo não fosse algo de qualidade.

Mas o que quero dizer é: sem dúvida nenhuma ainda existe mercado para jogos do tipo "capturar e evoluir monstros"; Pokemon nunca foi o único jogo do gênero (Dragon Warrior Monsters e Jade Cocoon são dois contemporâneos, por exemplo). Se fosse dedicar tanto tempo em um jogo, eu pessoalmente preferiria fazer algo que fosse obviamente totalmente inspirado por Pokemon mas sem usar o nome e outras propriedades intelectuais da série.

Nada contra fangame, mas infelizmente os próprios donos das IPs costumam ter muito contra, e acho triste que tanto trabalho depois resulta em um DMCA mandando fecharem o site e dificultando a continuidade do projeto.
Eu acho que é um caso um pouco diferente. Séries como Harvert Moon, Final Fantasy, dentre outras é MUITO fácil criar um "sucessor espiritual" já que há bem poucos elementos que une os jogos da franquia (como Chocobos, Summons, Behemoths, Black Mage, sendo que quase todos esses elementos foram implementados em jogos posteriores).

Já a graça de Pokémon é utilizar um sistema de batalha BEM específico, com monstrinhos específicos, golpes específicos, tipos específicos e assim por diante, ao invés de apenas criar um clone.

Bem entendo a motivação de fazer algo, mesmo que seja da propriedade intelectual "de terceiros", assim como fanfics, doujinshis, universos extendidos, e o escambau. A necessidade dele de se expressar é genuína, e acho que se ele não está ganhando dinheiro com isso, não veria problema para a Nintendo correr atrás de parar o cidadão, já que ele está fazendo é propaganda gratuita para eles.

E, como o Lu bem falou, as vezes as séries podem ter outras mídias, nichos e subnichos que pode suportar, jogadores com outras preferências, etc, que nunca vão ter como ser atendidos pelo produto oficial. Por isso sou totalmente a favor do game modding (e achei aquele mario Maker da Nintendo genial! Eles precisam levar isso para outras franquias ). Algumas produtoras já tem até ciência disso e apoiam a prática, a Nintendo é uma das poucas que ainda são "quadradas" nesse aspecto, mas estão se abrindo aos poucos.
De fato, isso acontece consideravelmente assim. Praticamente todos os jogos da Valve nasceram como mods, Megaman vs Street Fighter era apenas um fangame até a Capcom entrar em contato, https://www.youtube.com/watch?v=voB0i9iq0sMe o atual Mangaká do Dragon Ball Super era o responsável pela versão mais popular do Dragon Ball AF.

Ah! E eu achei o Mario Maker MUITO abusivo. A nintendo insiste em vender ao mesmo preço que jogos como Mario Kart 8, mesmo o Mario Maker sendo um negócio SUPER limitado (em termos tecnológicos) que poderia ter sido feito, excluíndo a parte dos amiibos, dez anos antes. A Engine que a Ellye citou é MUITO superior.

Ludovic comentou:
Na verdade, esse sistema de Zoom é um plugin de outra pessoas visando imitar o estilo de batalha da geração V de pokémon. Mas não foi só copiar e colar, foi necessário fazer VÁRIAS adaptações. O criador desse plugin, JV, eu, o desenvolvedor do Essentials e mais alguns outros desenvolvedores frequentemente conversamos sobre melhorias gerais.

E daí que foi feito em cima de um Starter Kit? Da mesma forma que algumas pessoas têm preconceito contra quem usa isso, outras podem reclamar de quem utiliza uma Engine fechada (RPG Maker ou até Unity).

O DotA (ignorem o DOTA 2) é um mapa do Warcraft III, se contar a versão 6.78, teve cerca do mesmo tempo de desenvolvimento de Uranium e o jogo é ótimo. A diferença é que o desenvolvedor tinha BEM mais tempo livre e havia um número enorme de gente ajudando ele.

Pra mim o importante é o jogo divertir bastante gente, independente do tempo de desenvolvimento e a facilidade para ser desenvolvido.

O jogo do FL, por exemplo, eles fez diversos rebalanceamentos e até onde onde sei ele não passou 9 anos mexendo, hahaha.
Na verdade, eu não tive taaanto trabalho assim nessa parte. Por outro lado, no meu jogo anterior, eu passei mais de QUINZE horas lutando contra o mesmo chefe, só pra força dele ficar "no ponto". Fazer o movepool e status fakemos não é difícil, pois podemos utilizar muitos dos monstrinhos existentes como template. O que dificulta é a quantia gigantesca de Fakemons presentes no jogo dele.

Porque o jogo demorou 9 anos:

Eu acompanhei boa parte do desenvolvimento desse jogo e posso dizer o motivo da demora:

• Há MUITOS gráficos originais, os tilesets e charsets foram criados no estilo da geração IV dos jogos, mas acredito que a maioria dos gráficos sejam originais
  • Há mais de 100 Fakemos MUITO bem feitos. Na minha opinião, é o terceiro melhor conjunto de fakemos já feitos. Para cada um deles é necessário definir os golpes aprendidos por level, breed e TM, gráficos de frente, costa, ícone, etc...
  • Provavelmente, esse é o maior fator de atraso: Até 2009/2010 o jogo todo seguia o padrão gráfico da geração III dos jogos oficiais, daí ele resolveu refazer praticamente toda a parte gráfica para o padrão gráfico da geração IV. Se comparar a primeira demo com o jogo final, isso fica nítido.
  • O jogo conta com um servidor de trocas que o próprio JV codificou.
  • Até o final de 2011, o Starter Kit que ele e eu utilizamos, o Pokémon Essentials, tinha DEZENAS de bugs e coisas faltando. Nós perdíamos um bom tempo corrigindo esses problemas. Daí, depois o kit foi corrigido e atualizado, podíamos migrar para a versão melhoradas. No entanto, migrar de versão é bem complicado quando se tem vários scripts customizados. Os desenvolvedores tem duas escolhas: A primeira (e recomendada) é anotar todas as modificações e refazer na versão mais nova e a segunda é pegar as features que lhe interessam da versão mais atual e implementar você mesmo no seu jogo. Em ambas, frequentemente é necessário realizar adaptações por incompatibilidade. Inicialmente eu ia fazer a primeira (fiz anotação nas centenas de modificações que eu fiz), mas resolvi optar pela segunda. JV escolheu pela primeira.
  • O cara também tem vida! Enquanto o JV estava no período da faculdade, o desenvolvimento ficou mais devagar.

Ludovic comentou:
Não há rebalanceamento, há isso http://pokemonessentials.wikia.com/wiki/Pok%C3%A9mon_Essentials_Wiki
Tá tudo aí, batalha e tudo, stats, moves, moveset, itens, e tudo mais, vc pode fazer um game pokemon em uma semana se quiser. No arquivo "Read Me" eles informam que usaram esse pacote aí.
Me assusta o fato de você estar desenvolvendo um jogo mais ou menos no estilo Pokemon e não dar valor nenhum ao trabalho de actually escolher quais moves cada monstro pode aprender, qual o valor de cada stat de cada monstro, etc.

Essa é a parte mais importante de um jogo assim. Em qualquer projeto grande e sério de desenvolvimento, as partes mais importantes se passam longe das ferramentas de código e de desenho - se passam no "papel" (ou nas planilhas ou em qualquer outra ferramenta de planejamento).

Devs behind Pokemon Uranium fan game remove download links after takedown notices

http://gonintendo.com/stories/263219-devs-behind-pokemon-uranium-fan-game-remove-download-links-after

2rRCh5T.jpg

Voltar
Topo Inferior