🤔 Para Refletir :
"Chamar o var é coisa do passado. Agora a gente chama o const e o let."
- Dr.XGB

Devo ou não investir meu tempo com parallax/overlay?

kleber

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
23 de Setembro de 2017
Postagens
105
Bravecoins
10
Boa noite! Podem me ajudar com essa dúvida?

Bom, um mapa bem feito requer tempo para se completar mesmo com RTP, e as coisas não são diferentes com overlay mapping. Eu já tive uma tentativa de Overlay (vide anexo) com um resultado aceitável, mas demorei tanto que ficou inviável fazer algo assim no meu projeto, sem contar que tem todo aquele problema de separar o que fica por baixo e por cima do personagem, configurar as camadas no Maker e etc.

Estou criando meu projeto sozinho e tenho pouca habilidade com overlay, quero fazer um jogo visualmente mais bonito que o RPT sozinho e que seja simples e mais rápido de se fazer.

Há como fazer algo nessas características ou é melhor ficar só no RTP? Usar apenas iluminação ou mudar apenas o chão, quem sabe?

Anexos

• received_1378171125544175.jpeg
    received_1378171125544175.jpeg
    228,9 KB · Visualizações: 46
Simples, depende da história e do que você quer fazer...

Se você tem uma história simples, com conteúdo raso e sem muita criatividade = o mapeamento padrão do motor é a melhor escolha... você não perde tempo e faz algo que faça jus ao que você escreveu... padrão, raso e simples.

Se você vê potencial na sua história e quer um capricho maior nos mapas para condizer com sua história = veja aulas básicas sobre parallax, você não fará mapas dignos de se destacar, mas ainda sim, serão superiores aos feitos no motor (claro, se você aprender direito como se faz)

Se você tem uma boa história, bem elabora e revisada, rica em detalhes, características e originalidade e pensa em fazer dela um grande projeto jogável e quer que seus mapas consigam traduzir todo a riqueza que sua história tem = aconselho você estudar profundamente sobre parallax mapping, aplicação e mesclagem de texturas, ambientação e balanceamento de cores, afinal, você dedicou muito tempo fazendo sua história, logo, você deve mostrá-la de uma maneira digna, com ótimos gráficos.

Se você tá fazendo just for fun = veja se você tem tempo e saco para realmente querer se aprofundar assim.

Espero que lhe ajude, Até!

Você disse tudo que eu precisava saber. Minha intenção é de fazer uma história original e cheia de detalhes, vou seguir seu conselho e tentar absover o máximo de informações sobre parallax para transmitir a profundidade da história. Meu único problema é o tempo disponível, mas do um jeito.

Muito obrigado!

mas demorei tanto que ficou inviável fazer algo assim no meu projeto

Apenas lembre que agilidade é fruto da repetição. Como aprender a tocar um instrumento musical, o senhor começa devagar e preciso, aumentando a velocidade com o tempo, gradativamente. Quando vê, já está solando virtuosamente como o Chimbinha.

Eu particularmente não gosto da aparência do parallax mapping. Acredito que o resultado final não fica fiel ao que procuro nos RPGs 2D. Acabo por utilizar o Tiled, que me dá uma maior liberdade para trabalhar do que o RPG Maker e utilizo alguns scripts para manter as camadas dos mapas organizados.

Se o parallax mapping não lhe agrada, sugiro que busque algumas alternativas que se adequem ao seu trabalho. Não existe apenas o editor do RPG Maker, parallax mapping ou o Tiled para organizar os seus mapas. :)

Kyo Panda comentou:
Se o parallax mapping não lhe agrada, sugiro que busque algumas alternativas que se adequem ao seu trabalho. Não existe apenas o editor do RPG Maker, parallax mapping ou o Tiled para organizar os seus mapas. :)
Pode não ser o que eu queria, mas é o que preciso kkkkkkk Obrigado pela dica, vou dar uma olhada e pensar na melhor solução pro meu projeto.

Voltar
Topo Inferior